TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rational Software Corporation

Tese: Rational Software Corporation. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE – BH1

CURSO : TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESEN. DE SISTEMAS

Proj. Interdisc. Ap a Tec. Em Análise e Desenvolvimento de

Sistemas.

ALUNO: JÚLIO CÉSAR GONÇALVES RODRIGUES

R.A: 7093575736

SÉRIE: 1°

Prof : Virgil Almeida

INTRODUÇÃO

RESENHA

R.U.P

R.U.P

Criado pela Rational Software Corporation e adquirido em fevereiro de 2003 pela IBM, o R.U. P (Rational Unified Process) tem como objetivo principal é atender às necessidades dos usuários garantindo uma produção de software de alta qualidade que cumpra um cronograma e um orçamento previsível.

Foi criado para apoiar o desenvolvimento orientado por objetos fornecendo uma forma sistemática para obter vantagens no uso da U.M. L - Unified Modeling Language - linguagem unificada de modelagem, que é uma linguagem padrão para a modelagem orientada a objetos.

Derivado da U.M.L e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software, ele traz elementos de todos os modelos genéricos de processo, apoia a iteração e ilustra boas práticas de especificação e projeto (Sommervillie 2007, pág. 54).

Ele captura seis das melhores práticas no desenvolvimento de software de forma satisfatória para uma grande faixa de projetos e organizações (Krutchten 2003, pág. 14).

As melhores práticas abordadas são as seguintes (Sommerville 2007, pág. 56):

1. Desenvolver o software iterativamente: planejar os incrementos de software com base nas prioridades do cliente e desenvolver e entregar o mais cedo possível às características de sistema de maior prioridade no processo de desenvolvimento.

2. Gerenciar Requisitos: documentar explicitamente os requisitos do cliente e manter acompanhamento das mudanças desses requisitos. Analisar o impacto das mudanças no sistema antes de aceitá-las.

3. Usar arquiteturas baseadas em componentes: Estruturar a arquitetura do sistema com componentes, reduzindo a quantidade de software a ser desenvolvido e, consequentemente, reduzir custos e riscos.

4. Modelar software visualmente: usar modelos gráficos de UML para apresentar as visões estática e dinâmica do software.

5. Verificar a qualidade do software: garantir que o software atenda aos padrões de qualidade da organização.

6. Controlar as mudanças do software: gerenciar as mudanças do software, usando um sistema de gerenciamento de mudanças, procedimentos e ferramentas de gerenciamento de configuração.

O RUP é um modelo constituído por quatro fases do processo de software, relacionadas mais estritamente aos negócios do que a assuntos técnicos (Sommerville 2007, pág. 54). As quatro fases do RUP são descritas abaixo:

1. Concepção: o objetivo desta fase é estabelecer um business case ou seja um caso de negócio para o sistema. Devem ser identificadas todas as entidades externas (pessoas e sistemas) que irão interagir com o sistema em desenvolvimento e definir essas interações. Essas informações são utilizadas para avaliar a contribuição do novo sistema para o negócio.

2. Elaboração: os objetivos desta fase são desenvolver um entendimento do domínio do problema, estabelecer um framework de arquitetura para o sistema, desenvolver o plano de projeto e identificar seus principais riscos. Ao final desta fase deve-se ter um modelo de requisitos para o sistema (os casos de uso da UML são especificados), uma descrição de arquitetura e um plano de desenvolvimento do software.

3. Construção: está fase está essencialmente relacionada ao projeto, programação e teste do sistema. As partes do sistema são desenvolvidas paralelamente e integradas durante esta fase. Ao final deve-se ter um sistema de software em funcionamento e a documentação associada pronta para ser liberada para os usuários.

4. Transição: nesta fase, faz-se a transferência do sistema da comunidade de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com