TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rational Unified Process. RUP

Casos: Rational Unified Process. RUP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

RUP – Rational Unified ProcessRUP – Rational Unified ProcessRUP – Rational Unified ProcessRUP – Rational Unified ProcessRUP – Rational Unified ProcessRUP – Rational Unified ProcessRUP – Rational Unified ProcessRUP – Rational Unified Process

RUP – O RUP (Rational Unified Process) é uma metodologia para desenvolvimento de software criada pela Rational Software, IBM, SofTeam, Unisys, Nihon Unisys, Alcatel e Q-Labs. O RUP pode ser encontrado na forma de um software, fornecido pela Rational Software, e como um conjunto de processos. Neste trabalho iremos cobrir apenas aspectos relativos ao conjunto de processos referentes ao RUP, incluindo:

* conceitos

* best practices (melhores práticas)

* fases de desenvolvimento

2 - RUP - Conceitos

Como citado anteriormente, o RUP é mais do que um softwares para auxiliar no desenvolvimento é uma metodologia de desenvolvimento, com uma estrutura formal e bem definida. Como qualquer metodologia, é composta de conceitos, práticas e regras.

Um dos principais pilares do RUP é o conceito de best practices (melhores práticas), que são regras/práticas que visam reduzir o risco (existente em qualquer projeto de software) e tornar o desenvolvimento mais eficiente. O RUP define seis best practices, sendo elas:

* desenvolver iterativamente

* gerenciar requerimentos

* utilizar arquiteturas baseadas em componentes

* modelar visualmente

* verificação contínua de qualidade

* controle de mudanças

O RUP, ainda, entrelaça o conceito de best practices em quatro definições, sendo elas:

* funções: grupos de atividades executadas.

* disciplinas: áreas de esforço na engenharia de software.

* atividades: definições de como (objetos/artefatos) é construído e avaliado.

* objetos/artefatos: resultado do trabalho, produzido ou modificado durante o processo.

Além destas definições, esta metodologia de desenvolvimento divide o processo de desenvolvimento de software em quatro fases (as quais serão discutidas com mais detalhes posteriormente). São elas:

* concepção: definição do escopo do projeto.

* elaboração: elaboração básica do software.

* construção: desenvolvimento.

* transição:

3 - RUP – Best Practices

O RUP tenta diminuir os riscos do desenvolvimento e efetivamente deixar o desenvolvimento mais eficiente, através de seis práticas básicas (conhecidas por best practices) a serem executadas durante todo o processo de desenvolvimento.

3.1 - Desenvolver Iterativamente

Desenvolver iterativamente significa desenvolver em ciclos. Cada ciclo é contém um objetivo que deve ser alcançado (lançamento de um pre-release ou beta, correção de um bug, etc).

Esta prática acaba dando ao RUP uma série de vantagens, como a possibilidade de identificar/modificar requerimentos com mais facilidade; integração progressiva (quase continua) de elementos ao software, ocasionando uma melhora no descobrimento e endereçamento de riscos; desenvolvimento iterativo provê aos gerentes maneiras de fazer mudanças táticas aos produtos; etc.

3.2 - Gerenciar Requerimentos

Gerenciamento de requerimentos provê uma maneira prática de produzir, organizar, comunicar e organizar os requerimentos de um projeto. Adicionalmente, os casos de uso e cenários descritos nos processo são uma excelente forma de capturar e assegurar requisitos. O gerenciamento de recursos acarreta um melhor controle sobre projetos complexos, além de maior qualidade e redução de custos.

O RUP é uma metodologia dirigida-a-casos-de-uso (use-driven-case), de modo que é possível utilizar os mesmos casos de uso definidos no sistema como base para o resto do processo.

3.3 - Utilizar Arquiteturas Baseadas em Componentes

Foca o desenvolvimento na modularização, através do uso de componentes, de modo a criar um sistema flexível, adaptável, intuitivamente entendível e reutilizável. O RUP entende componentes como módulos não triviais e/ou subsistemas com uma função clara e específica. Entre os benefícios podemos citar a facilidade para identificar, isolar, manipular e desenvolver componentes é maior do que para um sistema inteiro; componentes podem ser desenvolvidos com a reutilização em mente; etc.

3.4 - Modelar Visualmente

A modelagem visual permite melhor entender não só a concepção e a complexidade do sistema, mas também “dimensionar” (no sentido de qual a forma do sistema), além de facilitar a edificação e solução de problemas.

3.5 - Verificação Continua de Qualidade

O RUP não toma a qualidade como responsabilidade de apenas

uma pessoa ou grupo, mas como uma responsabilidade de todos os integrantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com