TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realizando experiências em eletrificação de fricção e eletrificação de contato

Seminário: Realizando experiências em eletrificação de fricção e eletrificação de contato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Seminário  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO:

Realizar experimentos de eletrização por atrito e contato.

INTRODUÇÃO

ELETRIZAÇÃO DOS CORPOS

Carga Eléctrica

Cargas elétricas são partículas que compõem o átomo, podendo ser classificadas como prótons (carga positiva) e elétrons (cargas negativas). Estas cargas proporcionam forças gravitacionais entre corpos, que podem ser de atração ou repulsão, dependendo do tipo de carga presente nos corpos, positivos ou negativos. Corpos com cargas diferentes se atraem, enquanto corpos com a mesma carga se repelem. Um corpo em seu estado normal, não eletrizado, possui um número de prótons igual ao número de elétrons.

Condutores e Isolantes

Em certos sólidos, os elétrons das camadas mais externas não permanecem ligados a seus respectivos átomos, por possuírem uma força de ligação entre si muito pequena. Portanto, adquirem liberdade de se movimentar no interior do sólido. Estes elétrons são denominados elétrons livres, e os sólidos que possuem estes elétrons são condutores de eletricidade, pois permitem que a carga elétrica seja transportada através deles. Como exemplo deste tipo de material podem ser citados os metais (TASQUES, 2010).

Já ao contrário dos condutores, existem sólidos nos quais os elétrons estão firmemente ligados aos respectivos átomos, isto é, estas substâncias não possuem (ou possuem poucos) elétrons livres. Portanto, não será possível o deslocamento de carga elétrica através destes corpos, que são denominados isolantes elétricos ou dielétricos. Por exemplo, a porcelana, a borracha, o vidro e etc (TASQUES, 2010).

TIPOS DE ELETRIZAÇÃO

Eletrização por atrito

Atritando um corpo ao outro, há transferência de elétrons entre eles. Ficando um corpo eletrizado positivamente (o que perde elétrons), e o outro eletrizado negativamente (o que ganha elétrons). Perderá elétrons o átomo que exercer menor força sobre eles. Assim, um mesmo corpo poderá se eletrizar positivamente ou negativamente, dependendo do corpo com o qual for atritado (JOHNSON, 2000).

Por exemplo: a seda, que atritada com vidro adquire carga negativa (porque retira elétrons do vidro), quando atritada com borracha adquire carga positiva (perde elétrons para a borracha). A título de curiosidade, é apresentada abaixo, uma tabela com algumas substâncias, ordenadas de tal modo que qualquer uma delas adquire carga positiva quando atritada com as substâncias que a seguem e adquire carga negativa quando atritada com as que a precedem.

Eletrização por indução

Aproximando um corpo eletrizado positivamente (exemplo), à um condutor não eletrizado, apoiado em um suporte isolante, pode-se observar que os elétrons livres, existentes em grande quantidade no condutor são atraídos pela carga positiva do corpo. A aproximação do corpo carregado provoca no condutor, uma separação de cargas, embora, como um todo, ele continue neutro (sua carga total é nula). Esta separação de cargas em um condutor, provocada pela aproximação de um corpo eletrizado, é denominada indução eletrostática. (JOHNSON, 2000).

Supondo que estabeleça uma ligação entre a parte eletrizada positivamente, à Terra, esta ligação fará com que elétrons livres passem da Terra para o condutor. Estes elétrons neutralizarão a carga positiva induzida localizada nesta extremidade. Se a ligação à terra for desfeita, e em seguida o indutor afastado, a carga negativa induzida se distribuirá pela superfície do condutor. Esta maneira de eletrizar um condutor é denominada eletrização por indução.

Eletrização por condução

Considerando os mesmos corpos do item anterior, um corpo eletrizado positivamente e um condutor não eletrizado; ao encostar o corpo eletrizado à extremidade negativa do condutor, haverá troca das suas cargas, deixando esta extremidade neutra. Ao retirar o bastão, as cargas da extremidade contrária, se espalharão em todo condutor, ficando este eletrizado positivamente. Este processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com