TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reatancia Eletrica

Trabalho Universitário: Reatancia Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Capacitância – é a capacidade de armazenamento de carga elétrica em um capacitor. A unidade de capacitância é o farad (F), onde, o farad é a capacitância que acumula um coulomb de carga no dielétrico quando a tensão aplicada nos terminais do capacitor é de um volt. A capacitância é dada por:

Capacitância

Onde:

C= capacitância (F), Q = quantidade de carga (C) e

V = tensão (V)

Ex. 1 Qual é a capacitância de um capacitor que armazena 4 C de carga com uma tensão de 2 V?

Exemplos

Ex. 2 Qual é a tensão em um capacitor de 0,001 F que armazena 2 C?

Em um circuito constituído apenas por capacitância, pode-se aplicar a lei de Ohm para se calcular a corrente e a tensão substituindo R por XC.

Reatância Capacitiva

Ex. 3 Um capacitor em um circuito de telefonia tem uma capacitância de 3μF, que corrente passa através dele quando se aplicam 15V com 800Hz?

Se a tensão v for aplicada a um circuito puramente capacitivo, a corrente ca resultante que passa pela capacitância, ic, estará adiantada em relação a tensão através da capacitância, vc, em 90°. As tensões v e vc são iguais porque estão em paralelo. Tanto ic quanto, vc são ondas senoidais de mesma frequência. Em circuitos em série, a corrente IC é um fasor horizontal de referência, de modo que a tensão VC está atrasada em relação a IC em 90

No circuito RC em paralelo, a tensão em R e em XC são as mesmas da fonte, visto que todas estão em paralelo. Cada ramo tem sua corrente individual, sendo que a corrente no ramo resistivo IR está em fase com VT. Já a corrente no ramo capacitivo IC está adiantada em relação a VC em 90°. O diagrama fasorial tem uma fonte de tensão VT como fasor de referência, porque esse é o mesmo ao longo de todo o circuito. A corrente IT é igual ao fasor soma IR e IC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com