TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Artigos Científicos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

Estamos vivenciando um período no qual a autonomia do funcionário é valorizada, cada vez mais os executivos estão delegando funções, e os funcionários, por sua vez, passam a ter maior responsabilidade sobre seu trabalho e sobre suas decisões. (accioly p.49)

Os primeiros estudos voltados para diminuir os esforços e melhorar a capacidade produtiva foram desenvolvidos por Frederick Taylor no final do século XIX.

Há muitos anos empresas multinacionais se espalharam pelo mundo (fusões e aquisições, criação de unidades em outros países) com processos de reforma e tecnologia aprimorada, sistema de gestão eficaz, acesso a recurso financeiro, competência, rede de fornecedores e distribuição.

Essas empresas trazem inovação e progresso. A imagem das empresas multinacionais está relacionada, sobretudo ao seu grande porte, contam em geral, com diversas instalações em seus países de origem e em vários outros países do mundo.

Atualmente algumas dessas multinacionais exemplos: Ibm,Totvs, Promon,Atet,BtglobalService,Cisco,DELL,Dupont,Ernest&Young,HP,IBM,Marry,Linch,Merck,Natura,Nortel,Polycom,Semco,Serpro,Shell,SonicWall,Symantec, Telejob,Ticket(G.Accor). Tem adotado para os seus trabalhadores a flexibilidade de horário, é através de mecanismos digitais (softwares), eletrônicos (computadores) e de comunicação (telefone, fax, até Skype) que o empregado apresenta o seu trabalho e a sua produtividade, para eles isso é investir em inovação é dar liberdade para o funcionário controlar o seu horário traz benefícios, maior produtividade, traz equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Na verdade todos se beneficiam a empresa, o funcionário, a família, a comunidade e o meio ambiente.

As empresas acreditam que isso traz um equilíbrio saudável entre vida particular e trabalho, deixando o funcionário mais motivado. ‘’Estamos na época da globalização, competitividade, avanços tecnológicos, inovação, qualidade, capital intelectual, trabalho colaborativo, lucratividade’’ e etc. (koetz p.77).

A globalização leva á maior competição, tanto entre as empresas como entre as nações, e isso facilita o combate á inflação.

Trabalhar em uma empresa com flexibilidade de horário é ter suas necessidades de estima atendida relacionadas com o amor-próprio: autoconfiança, realização, competência, conhecimento e independência. Relacionadas com a própria reputação: status, reconhecimento, aprovação e respeito.

A flexibilidade de horário traz satisfação para o funcionário e influencia na qualidade/produtividade/serviço. A tendência de um funcionário satisfeito é trazer mais lucro a empresa, mesmo que a empresa gaste indiretamente um pouco mais com ele.

Cada vez que entramos em uma empresa temos sonhos de autoestima e autorrealização Realização do próprio potencial, autodesenvolvimento contínuo.

Para as empresas essa flexibilidade trouxe. Responsabilidade, identificação de si mesmo, limitações e potencialidade ajudam a criar metas e melhora suas escolhas na vida. Através de resultados positivos o profissional com essa flexibilidade é mais autônomo, tem metas e processos bem definidos.

Como beneficio temos:

• Qualidade e confiabilidade nas entregas aumentando o grau de satisfação do cliente.

• Surgimento de lideres fazendo com que a empresa possa assumir novos projetos.

• Flexibilidade para lidar com imprevistos.

• Capacidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para estar disposto a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques para as ações realizadas no trabalho.

• Iniciativa para tornar reais as boas ideias e agir com inovação.

• Aumento da participação no mercado e da lucratividade da empresa.

O ambiente externo (mercado) exerce domínio por meio da pressão da concorrência e da vontade dos clientes em termo de produtos e serviços.

Para uma empresa trabalhar com essa flexibilidade tem que haver: planejamento, organização, direção, controle essa opção tem que ser acompanhada pela supervisão de bons lideres independente do cargo (alta qualificação), pois o funcionário tem que ter responsabilidade, disciplina, honestidade, caráter. Pra poder apresentar resultados positivos mesmo no ambiente externo.

• Planejamento

Grau de risco que pode ou não ser assumido.

Horizonte temporal do planejamento (orientação para curto ou longo prazo).

• Organização nível de autonomia dos trabalhadores.

Grau de interação interdepartamental.

Grau de rigidez das estruturas organizacionais.

• Direção

Estilos de liderança apropriados.

Estímulo ao conflito construtivo ou procura de consensos.

Grau de preocupação com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com