TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Monografias: Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO:

ETAPA 1

Definindo o conceito de Gestão de Pessoas.

Dentro da área de Gestão de Recursos Humanos o tema mais abordado é a gerencia que ocorre em torno das pessoas que compõe uma organização.

Essa gerência comtempla a administração de tudo que se refere a essas pessoas (colaboradores), que se inicia no recrutamento e seleção, processo de admissão, salário, benefícios, apontamento de folhas de pagamento, passa por toda a vida do indivíduo pela empresa, e vai até o processo de desligamento do funcionário (se ocorrer).

Essa gestão deve ser estratégica e detalhista, para determinar com exatidão todos os processos que vão compor a administração da mesma.

A importância da Gestão de Pessoas no setor de RH é indispensável desde o recrutamento e seleção, visando selecionar pessoas com perfil e ideais compatíveis com o da empresa, e nas suas rotinas trabalhistas, uma vez que o papel principal da mesma é conciliar os interesses da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores. Essa gestão tem o papel sutil e interminável de visar uma troca justa e de mútuos benefícios entre empresa e colaborador. Desta forma, visa para a empresa a mão de obra qualificada dos colaboradores, e se torna eficaz e eficiente quando alcança o espírito de colaboração no qual o funcionário se sente parte da empresa e tem orgulho de fazer parte da mesma. Isso ocorre juntamente com a troca mútua onde a empresa reconhece, valoriza, e proporciona crescimento profissional para este colaborador. Esse fato é possibilitado pela administração de recursos com ferramentas tais como: gestão de talentos, plano de carreiras, avaliação de desempenho, remunerações e bonificações, entre outras.

De acordo com Fisher e Fleury (1998), a definição de Gestão de Pessoas é o “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

Os objetivos da Gestão de Pessoas a longo prazo é:

• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.

• Proporcionar competitividade à organização.

• Proporcionar à organização funcionários bem treinados, preparados e motivados para desempenhar suas funções.

• Aumentar a auto atualização e satisfação dos colaboradores no seu trabalho.

(Fonte:https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00ZTdjLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en)

ETAPA 2

Pesquisa empresarial através de Questionário.

Formulário de Pesquisa Empresarial.

Empresa: TIVIT

CNPJ:

Localização: Rodovia Presidente Dutra, km , São José dos Campos

Segmento de Atuação: Terceirização de Processos de Negócios - BPO

Porte / Tamanho da empresa: Grande/ Multinacional.

Missão: Alavancar o sucesso dos nossos clientes, gerando valor aos acionistas e desenvolvimento aos nossos colaboradores.

Visão: Ser a empresa que oferece as melhores soluções integradas de Tecnologia da Informação e Processos de Negócios para operações críticas.

Valores: Flexibilidade; Ética; Responsabilidade Social; Agilidade; Comprometimento.

Público Alvo: Atendimento ao cliente (call center).

Quantidade de Funcionários: 3100

Dados do Gestor entrevistado:

Nome Completo: KARINA RAMOS DE CARVALHO FUJIMOTO

Cargo ocupado: COORDENADOR OPERACIONAL

Entrevista:

1. Ao se deparar com uma vaga em aberto, quais o requisitos que a empresa determina como essenciais para desenhar o perfil da vaga?

Traçamos o perfil de acordo com as competências exigidas para desempenhar as funções necessárias ao ocupante da vaga. Se uma vaga exige que seu ocupante desempenhe a função de líder, por exemplo, é indispensável que os candidatos tenham experiência com gestão de equipes e suas atividades relativas. As vagas são ocupadas pelos candidatos que apresentam os requisitos de escolaridade, melhor preparo e experiência na área de atuação em questão.

2. Quais as estratégias de Recrutamento e Seleção que a empresa utiliza em seus processos de recrutamento?

O primeiro passo para recrutamento é efetuado de maneira interna na empresa. Divulgamos na INTRANET, murais informativos e jornal informativo interno as vagas em aberto para informe dos interessados. Caso algum colaborador da empresa tenha interesse em ocupar a vaga e faça sua devida inscrição no Recrutamento Interno, são realizadas as entrevistas e os testes. Caso não haja nenhum inscrito no Recrutamento Interno, ou nenhum inscrito atenda ao perfil desejado pela vaga, será aberto o processo de Recrutamento Externo para preencher a vaga com o perfil desejado.

3. Quais os critérios avaliados nas entrevistas de seleção para preencher as vagas da empresa?

Analisamos principalmente os critérios indispensáveis, tais como: Idade mínima, grau de escolaridade, conhecimento de informática. Após analisar esses fatores, estudamos o desempenho dos candidatos em dinâmicas de grupo e testes psicológicos.

4. A empresa utiliza de testes psicológicos no processo de seleção dos candidatos? Quais?

Sim. Utilizamos os testes: Palográfico; Atenção Concentrada; QUATI; Grafológico; e Testes de Conhecimentos Específicos.

5. Qual é o Modelo Comportamental que a empresa adota e como é feita a análise de comportamento dos candidatos que participam do processo seletivo?

A empresa adota um modelo comportamental baseado na ética empresarial, bom convívio e trabalho em equipe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com