TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Monografias: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 10

1. Resumo

Este estudo apresenta a Educação Corporativa em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” porém este trabalho tem como objetivo analisar o conceito de educação corporativa, sua aplicabilidade, importância para estimular o desenvolvimento dos empregados e a elaboração de um projeto de implementação.

Um modelo de educação profissional pautado pelo mercado e tendo como principal finalidade a disseminação da cultura organizacional e o atendimento do plano estratégico da empresa, não atende à necessidade social de um projeto de formação humana comprometido com a construção de justiça social e a igualdade, sendo assim a Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).

A participação dos gestores e líderes é de fundamental importância para a implantação e sucesso da Universidade Corporativa nas empresas.

2. O desafio da Educação corporativa

As organizações estão conscientes de que sem as pessoas não há inovação, pois são elas que pensam e agem para desenvolver sistemas, tecnologias e conceitos. Houve uma época em que era preciso buscar, adquirir e desenvolver tecnologias tangíveis para concorrer no mercado, hoje em dia o diferencial passou a ser o recurso humano, intelectual, que ao contrário das máquinas não são fabricados em série e sã passíveis de um tratamento diferenciado. As empresas que implantaram esse tipo de projeto precisaram mudar a mentalidade em relação a sua estrutura e cultura organizacional, ter comprometimento com o sistema e visão em longo prazo. Suas ações são pautadas na estratégia do negócio.

A Educação Corporativa se justifica, segundo a literatura, pela 'incapacidade' do Estado em fornecer para o mercado mão-de-obra adequada. Desta forma, as organizações chamam para si essa responsabilidade, defendendo o deslocamento do papel do Estado para o empresariado na direção de projetos educacionais – Teoria do Capital Intelectual. “As empresas [...] ao invés de esperarem que as escolas tornem seus currículos mais relevantes para a realidade empresarial, resolveram percorrer o caminho inverso e trouxeram a escola para dentro da empresa”, a Educação Corporativa é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”

O conceito de educação corporativa vem de 1955, uma estratégia das organizações para preparar seus recursos humanos visando uma vantagem competitiva. O conceito é antigo, porém, a cada ano, parece estar mais em voga como uma das práticas mais adequadas para assegurar o desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho. Assim, a Educação Corporativa é um processo no qual os funcionários se envolvem em um constante aprendizado que visa melhorar o desempenho e aumentar sua produção nos negócios.

A ferramenta é um mapa de várias áreas consideradas críticas pela organização para que obtivesse um desempenho superior de forma sustentável ao longo dos anos. Alguns de seus indicadores têm foco no processo, outros no desenvolvimento e o mais importante, no ser humano.

Em essência, a Educação Corporativa é uma estratégia das organizações para preparar seus recursos humanos de forma que possam se constituir em uma vantagem competitiva. O desafio é mantê-los sistematicamente atualizados em suas competências primárias, que dizem respeito a seus cargos, e a algumas competências básicas para os negócios, sendo:

 Aprendendo a aprender

 Comunicação/colaboração

 Raciocínio criativo/resolução de problemas

 Conhecimento tecnológico

 Conhecimento de negócios globais

 Liderança

 Autogerenciamento da carreira

Nesse cenário, as empresas dão a seus funcionários não a estabilidade de décadas atrás, o emprego para toda vida, mas sim a possibilidade de se manter profissionalmente competitivo em sua carreira, aprendendo a cada dia e aumentando seus conhecimentos. A única exigência é comprometimento e produtividade – fatores que por si só são determinantes para qualquer trabalho atualmente. Com as qualificações adquiridas, a capacidade de conseguir emprego nas mais diversas organizações, a empregabilidade, fica praticamente garantida.

Enfim, como um programa de Educação Corporativa tem por objetivo iniciar a cultura da aprendizagem contínua de acordo com a estratégia da organização, tão importante como acompanhar o desenvolvimento é avaliar o que se aprende ou o que foi aprendido pelos funcionários.

3. Empresa

Para a realização da pesquisa, se fazia necessário encontrar uma empresa com expressão em Educação Corporativa, com histórico de educação continuada em sua estrutura, com boa imagem corporativa e que prezasse o bom relacionamento com seus colaboradores. Assim, a escolha da empresa Oliveira Material de construção para a realização desse estudo deve-se a vários fatores compatíveis com o exposto, por se tratar de uma organização com todos os requisitos para o desenvolvimento do nosso desafio, onde o contato foi feito por um dos acadêmicos.

Neste relatório vamos abordar três conceitos básicos de Educação corporativa, onde abrange os estudos desenvolvidos em:

1) Fundamentos da Educação Corporativa

2) EAD como ferramenta para a Educação Corporativa

3) Processos de Implantação

Identificação da Empresa;

Nome: Oliveira Material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com