TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Artigo: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas de Gestão de Pessoas de diferentes organizações de diferentes segmentos e sugerir intervenções.

Devido a grandes transformações ocorridas ao longo dos anos a gestão de Recursos Humanos vem para suprir as necessidades das empresas, no que tange a capacidade de competitividade e longevidade junto ao mercado onde esta inserida, sendo uma ferramenta indispensável, e quando bem composta de fundamentos sólidos atinge o ápice de sua eficácia.

O objetivo deste trabalho é através de análise e comparação de dados coletados junto as empresas Sorriso Metálico e Hospital Unimed, localizar métodos e conceitos das disciplinas aqui expostos e sua efetiva aplicação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 APRESENTAÇÃO EMPRESA I

A empresa Sorriso Metálico LTDA, sediada na cidade de Pirapora-MG, desenvolve suas atividades na área de odontologia, tem a participação de 11 colaboradores, sendo 8 diretos e 3 indiretos.

A empresa terceiriza o processo de recrutamento e seleção da mão de obra, levando em consideração o Know-How da contratada para desenvolver a atividade e obter o resultado esperado.

É fornecida a contratada todas as informações necessárias para o desenvolvimento do processo como, por exemplo, missão, visão, estrutura e hierarquia administrativa, descrição completa dos cargos, requisitos exigidos para desempenho da função condições de trabalho bem como sua remuneração e benefícios para o cargo.

Para controle da empresa efetua-se constantes avaliações dos resultados do processo seletivo para verificar a eficiência da contratada quanto aos processos, se de fato estão de acordo, com o perfil, características pela empresa solicitada, sendo a entrevista final e decisão da aprovação ou não do candidato realizado pela liderança do setor a qual se destina a vaga.

Com a preocupação da competitividade e pretendendo não somente atrair bons profissionais mas retê-los na empresa e considerando também o bem estar social e a promoção da qualidade de vida de seus colaboradores,são fornecidos plano de saúde, ajuda de custo para combustíveis desconto de 50% nos procedimentos odontológicos.

Mesmo não tendo um plano de cargos e salários da empresa oficializados, a política interna é elaborada através de uma avaliação do colaborador, para a verificação de suas aptidões para uma possível promoção e remanejamento para novo cargo.

De maneira informal, são efetuadas consultas ao mercado de trabalho através de empresas do mesmo setor, sindicatos da categoria, com base nos dissídios coletivos anuais equiparações salariais legais e promoções.

A empresa possui descrição de cargos elaborado com base em suas necessidades e que são apresentadas no inicio do processo seletivo uma vez que dá respaldo para identificar as remunerações que devem ser pagas de acordo com a função exercida.

A empresa não possui nenhum tipo de certificação de qualidade dos processos no entanto, se preocupa com a gestão da organização e com os padrões de qualidade do mercado, por isso propicia aos clientes a possibilidade de expor suas sugestões, criticas elogios através de pesquisa eletrônica de satisfação.

Através de controles de avaliação de resultados, de onde pode obter informações quanto ao desempenho nas atividades exercidas por seus colaboradores, a empresa reverte a situação de serviços não conformes que afeta diretamente a satisfação do cliente.

No que tange as questões trabalhistas e previdenciárias como, hora extra, férias,encargos sociais, a empresa cumpre de acordo com a legislação vigente todos os procedimentos exigidos, informando ao colaborador via impressa em comprovante de pagamento salarial “holerite”, bem como em TRCT- Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho as verbas rescisórias percebidas pelo mesmo, conforme os dispositivos legais constantes na CLT -Consolidação das Leis do Trabalho, na CCT- Convenção Coletiva do Trabalho da categoria, esta devidamente registrada no TEM- Ministério do Trabalho e Emprego, a exemplo do art.59º da CLT “A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedentes de 2(duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho”.

Nunca houve na empresa demissão por justa causa.

2.2 APRESENTAÇÃO EMPRESA II

O Hospital UNIMED, sediado na cidade de Pirapora-MG, desenvolve suas atividades na área de saúde e contribuindo com a participação de 40 colaboradores.

O processo de recrutamento e seleção é realizado pelos gestores de cada setor. Estes gestores foram preparados através de cursos para a realização do recrutamento e seleção, com enfoque na missão e cultura da empresa. Com a política de valorização o Hospital Gastroclinica prima por propiciar uma melhor alocação de seus colaboradores, por meio de seleções internas e somente esgotado este recurso, será então aberto edital para seleção externa, processo este realizado através de anúncios em empresas especializadas como exemplo o sine.

O processo seletivo é desenvolvido através de cinco etapas, sendo elas: Análise minuciosa, dos currículos e entrevista para conhecer as habilidades do candidato apresentada no currículo, verificando modo de comunicação do candidato, vocábulo usado, vestimentas, comportamento, experiência profissional, cursos de aprimoramento profissional. Aplicação de testes de conhecimento específicos conhecimentos gerais, prova prática de informática. Entrevista comportamental com o candidato, analisando as atitudes e comportamento apresentado frente as perguntas de nível pessoal

A efetivação da contratação ficará por conta do setor administrativo da empresa, que deve solicitar os documentos necessários para confecção do contrato de experiência que deve ser por um prazo de 90(noventa) dias.

A empresa disponibiliza aos funcionários auxílios como vale alimentação e vale transporte sem ônus para o colaborador. A empresa traz oportunidades de crescimento aos colaboradores valorizando suas competências e aptidões, por esse motivo possui de forma estruturada e organizada seu plano de cargos, carreiras e salários, atingindo suas metas organizacionais para com a retenção e manutenção de pessoal qualificado em seu quadro funcional.

Realiza também uma pesquisa salarial de mercado para buscar uma estabilidade interna e externa nas suas remunerações, sendo esta elaborada anualmente independente do resultado do dissídio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com