TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Exames: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL; GESTÃO POR COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE; PLANEJAMSUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE RH

Cada organização possui o modelo de gestão que melhor adapta-se à sua realidade. No entanto, seja qual for o segmento de atuação ou porto em comum: alcançar e até mesmo superar metas que são estabelecidas previamente para se manterem em um mercado atualmente competitivo. Diante dessa realidade, as empresas precisam contar com equipes eficazes e, consequentemente, com profissionais com competências comportamentais e técnicas que atendam às expectativas do negocio.

Contudo, isso só se torna possível quando o colaborador sabe aquilo que a empresa espera dele. É nesse momento que entra em “cena” a avaliação de desempenho – uma ferramenta utilizada não para realizar uma “caça às bruxas”, mas sim capaz de identificar quais os pontos fortes do funcionário e aqueles que precisam ser trabalhados, afim de que obtenha uma melhor performance no dia a dia das suas atividades laborais.

O que é a avaliação de desempenho?

Avaliar é apreciar, estimar, fazer idéia de, ajuizar, criticar ou julgar.

Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real.

A análise do gap ou da distância entre o comportamento ideal e o real é o foco essencial da avaliação de desempenho. Os valores da crítica à defasagem existente entre o comportamento real e o ideal incluem:

a) Aprendizagem a partir da experiência;

b) Identificação de problemas;

c) Definição de causas e alternativas de correção por meio de soluções acordadas ou, melhor ainda, estabelecidas por consenso entre o avaliador e o avaliado;

d) Estímulo ao empenho do avaliado e à capacidade do avaliador em dar feedback.

Assim, Assim, o gerente age como avaliador, mentor, educador, conselheiro e consultor dos colaboradores e de sua equipe, e não como um juiz, que julga os bons e os maus comportamentos do réu e prolata a sentença.

A ação do gerente na avaliação de desempenho tem por objetivo dar conseqüência a uma estratégia planejada de intervenção no comportamento manifesto do avaliado, visando a melhorar o seu desempenho, reduzindo a defasagem existente entre as expectativas desejadas e os resultados reais.

O processo de avaliação de desempenho inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais.

a) Apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo;

b) Identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados;

c) Entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com