TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Casos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Você já passou nervoso diante dos recrutadores numa entrevista de emprego? Já imaginou estar do outro lado?

Realizar o recrutamento e seleção para as empresas é uma das tarefas dos profissionais de Gestão de Recursos Humanos. Esta é a graduação tecnológica mais procurada pelos estudantes paulistas. A carreira que exige conhecimentos burocráticos e domínio da linguagem dos negócios abre portas para diversos perfis e o mercado é promissor.

Confira na entrevista com o coordenador de gestão de RH da Universidade Cruzeiro do Sul, Prof. José Ferreira de Souza, as disciplinas do curso, os caminhos da profissão e os conselhos para quem pretende ingressar na área.

Ligado na Facul - Como está estruturada a graduação tecnológica em gestão de Recursos Humanos?

José Ferreira de Souza - É um curso de 1.600 horas, divido em quatro semestres. A prática é fundamental. Na Universidade Cruzeiro do Sul, especificamente, criou-se uma dinâmica com realização de atividades práticas dentro da sala de aula. Os alunos desenvolvem, por exemplo, um recrutamento e seleção desde a divulgação em sites e banners, até a contratação. Eles também desenvolvem um projeto baseado em pesquisas de vivência, uma vez que a grande maioria já possui vida profissional.

LNF - Qual o perfil profissional desta área?

JS - O curso é procurado por diversos perfis e não existe um requisito primordial para o interessado. De maneira geral, para atuar nesta área é preciso gostar de experimentação e prática, ter capacidade de cultivar uma visão pessoal, reflexiva e crítica da sua realidade, além da constante atualização.

LNF – Como o senhor avalia o mercado para o profissional de gestão de RH e quais são as principais tendências?

JS - É um mercado bastante promissor que cresceu muito, principalmente a partir da década de 90. Recrutamento e seleção, certificações profissionais e treinamento e desenvolvimento são as três áreas que mais geram propostas. Segurança do trabalho também oferece boas oportunidades.

LNF - Já existiu ou ainda existe resistência por parte das empresas na hora da contratação de profissionais desta área?

JS - Não, absolutamente. O mercado está facilitado. As empresas já perceberam e estão trabalhando em prol do desenvolvimento em gestão de pessoas, conhecimento e retenção de talentos. As companhias que ainda não fazem estão por fazer. Muitos alunos contam que levaram projetos desenvolvidos em sala para as pequenas e médias empresas em que trabalham, e eles foram aproveitados. Este é um reflexo da necessidade de investimento em capital humano.

LNF - Quais são as áreas de atuação profissional?

JS - O curso está dividido em seis subsistemas em que o profissional pode atuar: admissão e demissão; cargos e salários; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; higiene, segurança e medicina do trabalho; e relações trabalhistas. É possível trabalhar no antigo departamento de pessoal, na área de cargos e salários e remuneração estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com