TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

= O que são serviços ambientais e como podemos caracterizar suas quatro categorias?

Serviços ambientais são os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza. São divididos em quatro categorias: 1. Serviços de abastecimento - são serviços referentes à produção material ou energética de ecossistemas. Incluem alimentos, água e outros recursos; 2. Serviços de regulação - são os serviços que os ecossistemas fornecem ao agirem como reguladores, por exemplo, regulando a qualidade do ar e do solo ou fornecendo controle de enchentes e doenças; 3. Serviços de apoio ou habitat, que sustentam quase todos os demais serviços. Os ecossistemas fornecem espaços para plantas e animais viverem, conservando uma diversidade de diferentes espécies; 4. Serviços culturais, que são os benefícios materiais que as pessoas obtêm a partir do contato com os ecossistemas. Podem ser estéticos, espirituais e psicológicos

TEMA 02

1= As mudanças climáticas podem ser consideradas:

a) Alteração de temperatura de acordo com as estações do ano.

b) Diferenças nas características do clima de cada região, de acordo com seus atributos biogeofísicos.

c) Alterações da temperatura do planeta ao longo do dia.

D) Mudanças significativas no sistema climático do planeta.

e) Mudança de temperatura que ocorre de acordo com a variação dos níveis de precipitação (chuva) de uma localidade.

2= (Adaptado de IBMEC) Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais:

I. A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países desenvolvidos, pois é uma consequência direta da produção industrial e do acúmulo de riqueza.

II. Há uma série de propostas para a superação dos problemas ambientais, principalmente relacionadas à modificação da matriz energética global e da eliminação do uso de combustíveis fósseis como o petróleo.

III. O aquecimento global, resultante do chamado efeito estufa, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, pois gera impactos globais diversos.

Assinale a alternativa que indica a resposta correta:

a) I.

b) II.

C) III.

d) I e III.

e) II e III

3= O aquecimento global gera as mudanças climáticas. Dentre os impactos gerados pelas mudanças climáticas pode-se citar:

a) Melhoria da qualidade dos serviços ambientais.

b) Redução do nível do mar.

C) Derretimento de geleiras.

d) Tremores de terras.

e) Recuperação florestal.

4= O que é o efeito estufa e qual é a sua relação com o aquecimento global?

O efeito estufa é um fenômeno natural através do qual alguns gases atmosféricos (gases de efeito estufa) deixam passar a luz solar, mas aprisionam o calor – como se fosse uma estufa – e com isso garantem o aquecimento e a consequente manutenção da temperatura na Terra. O aumento da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera intensifica o efeito estufa, ou seja, a retenção de calor na atmosfera, o que gera o aquecimento global.

5= O Protocolo de Quioto pode ser considerado uma iniciativa internacional para tentar reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Explique como esse instrumento funciona e quais as metas e mecanismos que o envolve.

O Protocolo de Quioto é um instrumento internacional, criado em 1997, que estabeleceu metas de redução de emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 5% para o período de 2008 a 2012, tomando como base os valores das emissões registradas em 1990, com metas diferenciadas para cada país “desenvolvido”, enquanto os países em desenvolvimento, apesar de se comprometerem em reduzir as emissões, não possuem metas de redução formais. Em 2012 foi aprovado o segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto, que vai de 2013 a 2020, cujas metas de redução correspondem a 18% de emissões dos países desenvolvidos em relação às taxas de 1990. Ele propõe mecanismos para auxiliar os países a cumprir suas metas ambientais, dos quais se destaca o Mercado de Créditos de Carbono ou Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

TEMA 03 O Caminho da Sustentabilidade

1= Observa-se, em uma perspectiva global, uma crescente preocupação com os danos causados pelas atividades humanas sobre o meio ambiente. Nota-se, também, a indicação da sustentabilidade como base para ações e propostas que visam à construção de um modelo de sociedade ambientalmente adequado, economicamente sustentado e socialmente justo. A sustentabilidade, como proposta, visa:

a) Apenas manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com