TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Casos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

trabalhos

ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO

Curso Pedagogia Período Letivo 2011/1

Semestre 3º Sem Disciplina Projeto Multidisciplinar I

Nome Tutor Presencial MARIA APARECIDA PATTA DOMINGUES

Nome Professor EAD Glauce Soares Casimiro

Nome Aluno(a) NILSON ARRUDA DE MEIRA

RA 216334

Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Projeto Multidisciplinar I

Questões Dissertativas

1. Explique a noção de globalização no currículo escolar.

Resposta: Quando se fala de globalização, percebe se que há pontos de vista e de perspectivas diferentes, mas o eixo comum é a busca de relações entre as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo, o fator discrepante é o caráter e o valor dado a essa busca de relações e o papel que deva ocupar no currículo escolar.

No currículo escolar uma noção muito empregada como processo de ensino e aprendizagem é a globalização no sentido de interdisciplinaridade, uma busca de relações entre as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo.

2. Faça uma contraposição entre a Teoria Construtivista e a Teoria Social Crítica no contexto escolar.

Resposta: A Teoria Construtivista constata que o aluno é sujeito de sua própria aprendizagem, isto equivale a dizer que ele atua de modo inteligente em busca de compreensão do mundo que o rodeia.

Conhecendo o aluno em cada etapa de seu desenvolvimento, o mestre, tido como elemento mediador da aprendizagem, vai propor-lhe atividades desafiadoras sob a forma de situações-problema, que estimulem a reflexão e a descoberta por parte do educando, auxiliando na ampliação de seus esquemas mentais de pensamento.

Os métodos ativos são os usados no ensino aprendizagem, para ativar os esquemas mentais e estimular o pensamento, ampliando as estruturas cognitivas.

Os métodos ativos são os que dão valor à solução de problemas, à pesquisa, à experimentação, às atividades de manipulação e construção e ao trabalho em grupo permitindo que o conhecimento não seja apenas transmitido, mas reinventado ou construído pelo aluno.

Segundo a teoria Crítico-Social, a educação é um processo mediador da prática social global, dentro de uma sociedade concreta e historicamente situada. A função da escola é proporcionar a divulgação e a aquisição dos conhecimentos e sua reelaboração crítica decorrentes do intercâmbio que se estabelece na interação do aluno com meio (natural, social, cultural) com a medição do professor.

Na teoria Crítico-Social há uma grande preocupação com os conteúdos tidos como realidades exteriores aos alunos, e que devem ser assimilados, mas estão ligados às realidades sociais.

Os métodos de ensino devem partir da relação direta entre a experiência do aluno e o saber trazido de fora.

O trabalho docente relaciona a prática vivida pelo aluno com os conteúdos propostos pelo professor. Há, portanto, um elo entre a experiência do aluno e a explicação dada pelo professor.

Para isso o mestre deve estar comprometido e ter uma atitude crítica diante de seu trabalho.

3. Demonstre um argumento a favor e outro contra o currículo integrado de caráter transdisciplinar.

Resposta: O currículo integrado de caráter transdisciplinar aperfeiçoa o ensino e a aprendizagem e contribui para a melhoria da escolaridade porque organiza bem o tempo escolar e não causa interrupções que trazem consigo os reduzidos períodos de ensino atuais, e ao unir dois ou mais períodos, pode seguir uma sequência completa de aprendizagem numa sessão, o que eleva o rendimento do aluno.

O currículo integrado de caráter transdisciplinar é prejudicial porque ao serem integradas as várias matérias escolares numa só lição, há uma redução dos conteúdos do currículo das áreas originais que devem ser abordadas no programa de curso.

4. Comente a estratégia de “rede” em que se baseia a organização do currículo integrado.

Resposta: A estratégia de “rede” em que se baseia a organização do currículo integrado ( Efland A 1997) é centrada na exploração “de idéias-chave” que vão alem de uma disciplina (identidade, vida,símbolo) e que se definem a partir do próprio conhecimento especializado das disciplinas, e que implica responder a uma série de perguntas.

Essas idéias-chave se concretizam numa série de temas-problemas e a partir de que interpretação se irá desenvolvendo currículo na ação.

Ao se explorar cada projeto de trabalho ou tema de pesquisa, o professor o transcreve para ordenar o que os alunos aprenderam, vinculá-lo ao currículo da Escola e dialogar com os critérios do currículo básico do país.

A partir daí, surgem as atividades de busca, seleção, ordenação, interpretação da informação que vão ilustrando as diferentes perguntas que aparecem na pesquisa. Esses processos são os que exigem o conhecimento sobre o que e como que tanto preocupa os especialistas da área. Nele os professores participam não só a partir de seus conhecimentos disciplinares, mas desde o seguimento e a intervenção reclamados pelos diferentes momentos do problema objeto de estudo. Também, facilita a busca de informação, o contraste de pontos de vista, exige uma intervenção pontual que esclareça um tema ou uma questão, permite que os alunos “antecipem” para conhecimentos “novos”.

Assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com