TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

. INTRODUÇÃO

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

Diferentemente da moral, a ética está, mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justas e harmoniosas.

A teoria da ética filosófica objetiva estabelecer o bem tanto ao individuo quanto à sociedade num todo.Então, o comportamento ético é o que se considera prudente.Porém uma questão central que a moral e a ética tratam, e que é muito difícil de responder, é “como devo agir para com os outros?”. A visão sob a ética na filosofia grega clássica se faz mais empírica, claramente exposta nas obras de Aristóteles.

“...os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de liras tangendo seus instrumentos.Da mesma forma,tornamo-nos justos praticando atos justos.”(ARISTÓTELES).

Em sua obra principal, Aristóteles, o pensador esclarece que a finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida é a felicidade, que não está correlatada com os prazeres, nem implícita nas honrarias recebidas pelo ente agraciado, mas numa vida repleta de posturas e comportamentos virtuosos.

Partindo agora para a ética no meio empresarial, as instituições públicas ou privadas perceberam como a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão para com o público alvo de seus negócios e a sociedade, tratando com maior ênfase a responsabilidade social e ambiental das organizações, afim de afirmar uma imagem de comprometimento com o futuro da coletividade e do bem comum para o desenvolvimento e sustentabilidade tanto da instituição quanto de sua relação com o meio inserido. Mas antes de discorrer com o assunto ética empresarial veja a breve estória abaixo, que hoje muito se enquadra nas instituições públicas e privadas.

O que fazer com a ética?

O pesquisador queria saber onde estava a Ética.

Foi ao céu.

“Claro que ela está aqui”!

Lá estava a Ética, deslumbrante e transparente, inspirando amor, coragem, realização e felicidade.

Satisfeito, mas por mera formalidade, resolve ir ao inferno,

“Claro que ela está aqui!, diz o demo.

La estava a “ética”, insinuante, nebulosa, astuta e dissimulada, sugerindo ambição, poder, corrupção e competição predatória

Já em retirada, o pesquisador, confuso, sentiu que era puxado e viu uma figura diminuta, estranha, nem bonita nem feia, nem simpática, nem antipática, mas que exibia vasta popularidade.

Ficou perplexo, quando ela se revelou:

“Sou a meia-ética”.

Após a conclusão do teste “Ética no Trabalho”, disponível em http://www.eticaempresarial.com.br , notamos que algumas empresas a estória acima relatada se enquadrou na situação “Sou meio –ética”,e isso nos dá sinal de alerta.

As distorções conceituais, criadas para que a ética se ajuste a circunstâncias e interesses egoísticos. A ética e a verdade são a essência da consciência humana. Ninguém lhes pode ser indiferente. Nos dias de hoje é correto ligar o sucesso ou fracasso de uma organização ao seu comportamento.Ser ético,hoje, mais do que antes não é opção, para as pessoas e organizações ,é questão de sobrevivência.

Trabalhar a cultura das organizações é fundamental para que as pessoas possam se converter autenticamente, a empresa deve deixar transparente sua cultura e ética para que seus funcionários adquiram a mesma cultura e postura naturalmente, sem imposição.

Outro ponto importante é deixar claro também que a falta de ética gera grandes prejuízos, as conseqüências ao se negligenciar a gestão de valores nas organizações é o prejuízo, que pode ser fatal; é só uma questão de tempo.

Em uma cultura não ética, ou seja, indiferente às questões morais, tudo acaba sendo permitido. A corrupção é um traço de degenerescência cultural, indicador de uma sociedade doente. Nesse sentido,a educação é fator fundamental.

Cada, cultura, região, país, pessoas, empresas tem a sua ética conforme lhes foi passado, porém para que realmente vivamos com ética, temos que respeitar aos valores culturais ,morais,cívicos e humanos,onde não cresça o oportunismo,em detrimento da integridade.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS

Esse filme nos leva a uma reflexão além da ética e sua origem relatada na introdução deste trabalho. Hoje vivemos numa sociedade onde o mundo tecnológico amplia-se de modo espetacular e contínuo, excesso de informação e aumento da incomunicabilidade e da solidão, esbarramos no novo, somos atropelados pela informação, consumimos e somos consumidos pelo tempo e com tudo isso vamos contaminando os valores éticos.

Em Amor Sem Escalas, o personagem central fica trezentos dias fora de casa, não tem contato algum com a família, não tem interesse numa vida em conjunto com ninguém, tem um projeto de juntar dez mil milhas, vive para seu trabalho, e ministra palestras incentivando esse estilo de vida. Mas até esse ponto não vimos nada antiético é apenas a escolha de vida de uma pessoa que até então não agride a ética, porém pode contaminar alguns valores e acabará atingindo a ética se for aplicado um conceito egoísta, apenas pensando em seu bem estar.

Em contraponto ao lermos o texto Alguém já viveu um amor sem escalas? Autor Fernando Adas, lança outra idéia de como algumas empresas lanças suas campanhas de fidelização ao cliente prometendo e impreguinando nas mentes de seus clientes alguns itens que são oferecidos para a sua fidelização a empresa é de extrema importância na sua vida. E que muitas vezes não são necessários porém acaba gerando uma dependência de que aquilo é importante,mas afinal onde esta a ética ou melhor é a falta de ética de algumas empresas que estimulam e estimulam a fidelização com alguns souvenires que não são necessários, as empresas buscam tanto o lucro, que o lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com