TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Naturais Renováveis e Não Renováveis

Por:   •  16/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.231 Palavras (21 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 21

Recursos Naturais Renováveis e Não Renováveis

Os recursos naturais renováveis são aqueles que não se esgotam, eles podem se renovar após serem utilizados pelo homem. Dentre esses recursos estão os ventos (energia eólica), o sol (energia solar), a água (hidroelétricas), os materiais orgânicos como esterco, resíduos agrícolas, restos de alimentos (biomassa) e

Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que não re renovam, ou seja, são finitos ou levam milhões de anos para se formar.     Os combustíveis fósseis são exemplos desse tipo de recurso. Podemos citar o petróleo, o gás natural e o carvão natural.  Ainda existem os combustíveis nucleares que também não se renovam como o urânio, por exemplo, e o calor da terra (energia geotérmica).

Petróleo

A história da exploração: O petróleo começou a ser utilizado há 4.000 anos antes de Cristo. Sacerdotes hebreus usavam o petróleo para acender fogueiras, embalsamar corpos, construir embarcações e incendiar lanças de guerra.

Em 1850 James Young descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e do xisto betuminoso e então criou processos de refinação. O primeiro poço moderno foi perfurado no Azerbaijão em 1846. O país foi o maior produtor de petróleo no século XIX. Na América, o primeiro poço de petróleo foi encontrado na Pensilvânia (Estados Unidos) em 1859 a uma profundidade de 21 metros. Ele foi perfurado por Edwin Drake que foi o primeiro produtor de petróleo a conseguir criar uma técnica para retirá-lo do subsolo. Para isso, utilizou bombas de extração de água subterrânea. No início do século XX o mercado petrolífero começou a crescer. Surgiram as primeiras perfurações no mar e foi descoberto petróleo em grande quantidade nas arábias. Nos anos 20, a produção de petróleo aumentou bastante com a descoberta de poços na Califórnia, Oklahoma, Texas, Venezuela e México.

No Brasil foi instalada em 1932 a primeira refinaria de petróleo em Uruguaiana, a Refinaria Rio-Grandense de Petróleo, que utilizava petróleo importado do Chile e outros países. Mas foi apenas em 1939 que o óleo foi encontrado pela primeira vez no Brasil. Foi em Lobato, Recôncavo Baiano.

A Petrobras foi criada, em 1953, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. Em 1976 a empresa perfura o primeiro poço em alto-mar, na Bacia de Campos.

Como é explorado: O processo de extração de petróleo varia de acordo com a profundidade em que o óleo está e com a quantidade de gás na jazida. Se a quantidade de gás for grande o suficiente, o óleo é expulso devido à pressão, então basta uma tubulação que comunique o poço com o exterior. Se a pressão for fraca, será preciso ajuda de bombas de extração.

A perfuração começa com a instalação de um conjunto de válvulas para controlar a pressão da perfuração e impedir que o óleo vaze.  Quando a perfuração termina, esse conjunto de válvulas é trocado por uma estrutura parecida com uma árvore de natal, que controla a extração. Quando se alcança o óleo, um minicanhão é usado para gerar uma explosão entre as rochas. Depois disso, gases ou líquidos são injetados para abrir as fissuras formadas. É por essas fissuras que o petróleo e o gás natural chegam ao poço.

O petróleo bruto que sai poço não tem aplicação direta. Para ser utilizado é preciso fracioná-lo em seus diversos componentes, processo que é chamado de refino ou destilação fracionada. Para isso, os diferentes pontos de ebulição das substâncias que compõem o óleo são aproveitados para fracioná-lo, separando os componentes para que sejam convertidos em produtos finais.

Onde é encontrado ainda: O petróleo pode ser encontrado em dois lugares. Na camada do pré-sal, onde a Petrobras encontrou grandes reservas de petróleo e em jazidas abaixo do solo. Os cinco maiores produtores de petróleo no mundo são, respectivamente, Rússia, Arábia Saudita, Estados Unidos, Irã e China (fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/maiores_produtores.htm)

Para o que serve: Aproximadamente, 90% do petróleo é utilizado para fins energéticos, seja em termoelétricas ou como combustíveis. O restante serve de matéria-prima para indústrias de tintas, vernizes, pneus, filmes fotográficos, borrachas, entre outros.

Qual o impacto da exploração: Os impactos mais visíveis são os vazamentos de óleo que alteram a qualidade a água. Quando ocorre no oceano compromete os ecossistemas litorâneos, provocando grande quantidade de mortes entre peixes e outros animais marítimos. O óleo cobre as penas e o pelo, mata o plâncton, pequenos crustáceos, algas e plantas.

Também existem impactos sobre a fauna e a flora, pois são descartados materiais tóxicos como mercúrio, cobre, zinco e cádmio no meio ambiente. Na fase do refino, existe o problema da emissão de gases e vapores tóxicos para a atmosfera, além dos resíduos sólidos, normalmente armazenados em aterros industriais.

Os impactos positivos são o aumento da receita dos municípios e aumento na produção nacional de petróleo.

Pode ser mantido para as futuras gerações? Como o petróleo é um recurso não renovável, provavelmente as futuras gerações não irão conviver com ele. No entanto, não se sabe ao certo quanto tempo esse combustível fóssil vai durar, pois tudo depende da relação entre o total de reservas no mundo e o quanto é produzido. Outro fator é o desenvolvimento da tecnologia que permite tirar petróleo de bacias com mais de sete mil metros de profundidade.

Gás Natural

A história da exploração: Em alguns locais o gás natural emergia da terra para a atmosfera devido a tempestades de relâmpagos ou outros fenômenos e incendiava a superfície, o que intrigava o homem da época que não o conhecia. Por volta de 500 anos antes de Cristo os chineses descobriram uma forma de usar este fogo. Os chineses transportavam o gás até perto do mar através de canas de bambu e o utilizavam para ferver a água do mar, assim o sal era separado da água e a mesma se tornava potável.

Foi no início do século XIX que o gás natural derivado do carvão começou a ser comercializado. Na Grã-Bretanha e em algumas cidades dos Estados Unidos era usado como fonte de energia, principalmente para iluminação pública. Em 1821, na cidade de Fredonia, Nova Iorque, William Hart detectou uma série de bolhas que surgiam de um riacho. William construiu um poço para conseguir trazer Gás Natural em maiores quantidades até a superfície. Então, algum tempo depois, surgiu a Fredonia Gas & Light Company, a primeira empresa americana a comercializar Gás Natural. Já no século XX, depois da década de 20, iniciaram as construções de “pipelines” de distâncias maiores, o que permitiu o transporte de Gás Natural. Depois da II Guerra Mundial, com o desenvolvimento da metalurgia e soldadura, houve o “boom” da construção de “pipelines”. A construção destes meios de transporte de Gás Natural de forma mais segura ligada ao desenvolvimento das técnicas de pesquisa levou a que o gás tivesse uma grande expansão em diversos países do mundo. No Brasil o gás natural começou a ser utilizado na Bahia na década de 50. A produção era praticamente toda destinada às indústrias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (277.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com