TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Naturais e Energéticos

Por:   •  30/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Tópicos Avançados em Engenharia de Produção II

Recursos Naturais e Energéticos

Grupo: Caio Henrique de Souza Melo

Luis Guilherme Silva Ribeiro

Matheus Nunes Moreira

Vinícius Lara Costa

Victor Eduardo Costa Prado

1. INTRODUÇÃO

A sociedade atual é extremamente dependente dos recursos naturais, onde dividimos esses em renováveis e não - renováveis.

Os recursos naturais renováveis são aqueles em que o processo natural tende a renová-los, e em tese, tomada as devidas proporções, eles seriam inesgotáveis.

Já os recursos naturais não - renováveis são aqueles que quando usados até o fim simplesmente não os encontramos mais em nosso planeta, como exemplo o petróleo e o carvão mineral.

2. DESENVOLVIMENTO

Podem ser considerados recursos naturais, todos os materiais que são disponibilizados pela natureza, e utilizados pela ação humana.

Basicamente eles se encaixam em 3 tipos principais, que são os Renováveis, os Potencialmente Renováveis, e os Não Renováveis.

Renováveis são aqueles que independente da forma com que forem utilizados, independentemente da ação humana, ele estará sempre disponível, como por exemplo a energia solar, e também a água e o ar, que embora possam passar a ser nocivos para a vida humana, continuariam existindo.

Os potencialmente renováveis são aqueles que se usados comedidamente, tomando desde sempre as medidas para preservação, eles poderiam ser utilizados sem a preocupação de seu fim, caso haja um equilíbrio entre o uso e a reposição.

O terceiro tipo são os ditos como não renováveis, que são aqueles que possuímos em quantidade limitada, e que não temos, em um tempo viável, formas de repor. Dentro destes materiais estão elementos como o petróleo, e o carvão natural.

Apesar de os dois primeiros tipos de elementos serem descritos como renováveis, é importante frisar que, de um ponto de vista mais pessimista, todos os recursos podem ser esgotados, ou se tornarem impróprios para as necessidades humanas.

Em geral, os recursos são consumidos para serem transformados, ou utilizados como recursos transformadores na atividade humana. De todas as formas de consumo, o uso dos recursos como combustível é aquele que tem acontecido de forma mais acelerada, arriscando nosso limitado suprimento de alguns elementos.

Na natureza, os combustíveis fósseis, que são recursos que utilizamos como base para os nossos sistemas de transporte, e geração de energia, são encontrados em três formas principais, o petróleo, o carvão natural,  e o gás.

O petróleo, base da nossa fonte de energia para todas as atividades, em destaque para transporte desde a década de 1960, mas que também é utilizado na obtenção de plásticos e borrachas, e também em aquecedores domésticos, dos três é o que temos a menor disponibilidade, sendo encontrado apenas em alguns pontos específicos do globo terrestre.

A matriz energética mundial mostra dados preocupantes sobre o uso de elementos não renováveis como a maior fonte de energia, em detrimento de fontes renováveis, e potencialmente renováveis.

[pic 1]

Matriz energética mundial 2015

Embora seja uma tendência a busca por fontes alternativas, e a mudança do perfil de uso dos combustíveis, e a representatividade de outras fontes na matriz de cada país, esse é a forma com que a nossa sociedade como um todo utiliza dos recursos naturais.

Como pode ser visto no infográfico acima, as principais fontes renováveis de obtenção de energia limpa, e renovável, são citadas dentro de uma categoria que representa 1,5% do consumo. Dentro dessas fontes, as principais são as de energia eólica, geotérmica, e solar.

No Brasil, o cenário é bastante diferente do que é visto no cenário mundial, já que temos uma representatividade muito maior da energia hidrelétrica, e também de biomassa, além de as energias solar, geotérmica e eólica terem, também, uma maior representatividade.

[pic 2]

Matriz energética brasileira 2016

O Brasil também é referência no desenvolvimento, geração e uso de energia através da biomassa. Essa fonte consiste em utilizar materiais orgânicos naturais, para servir de base para a queima, ou geração de combustíveis. Dentre eles, podemos citar o Álcool combustível a base da cana de açúcar, no qual o país é pioneiro na difusão para o público em geral. Outro exemplo é o biodiesel, que é obtido através de mamona, soja, girassol, e outras fontes totalmente limpas, e potencialmente renováveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (456.2 Kb)   docx (677.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com