TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede De Esgoto

Monografias: Rede De Esgoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1. Introdução 03

2. Considerações Iniciais 04

3. População e Vazões de Projeto 04

4. Projeto de Rede Coletora..................................................................................05

4.1 Traçado 05

4.2 Dimensionamento da Rede Coletora 05

5. Relação de Materiais 12

6. Descrição de Serviços Complementares.........................................................14

7 Anexos 19

Introdução

A rede de esgoto é um conjunto de obras que serve para coletar os dejetos das casas, vindos de banheiros, lavatórios, pias e lavanderias, dando um destino final a eles. Esta rede é formada por varias estruturas, que tem início na calçada da residência ou empresa, neste local é colocado à caixa de visita, também conhecida como caixa de calçada e a partir daí que o morador vai fazer sua ligação com a rede.

Os canos maiores que recebem o esgoto da rede coletora são chamados coletores troncos e são responsáveis pelo escoamento do esgoto até a estação de tratamento de esgoto ou locais de lançamento (córregos, rios, mar).

As tubulações são implantadas a profundidades variadas, com certa declividade necessária para o encaminhamento do esgoto por gravidade, como nem sempre é possível o esgoto ir de um ponto a outro da mesma área, existem as estações elevatórias, que bombeiam o esgoto para as áreas mais altas, completando o ciclo.

A rede de esgoto melhora a saúde da comunidade, trazendo soluções sanitárias e ambientais para toda comunidade. A implantação da rede evita a contaminação da água subterrânea pela proximidade com as fossas e sumidouros, evitando doenças como: cólera, hepatite e leptospirose.

Em relação ao esgotamento sanitário, 47,8% dos municípios brasileiros não têm coleta de esgoto, 52,2% dos municípios que têm esgotamento sanitário, 32,0% coletam, mas não tratam e apenas 20,2% coletam e tratam o esgoto segundo o PNAD.

Recentemente no município de Alta Floresta está sendo implantada a rede de captação de esgoto, este será o objeto de estudo, pois está obra de saneamento básico é um marco para a obtenção de uma melhor qualidade de vida da população altaflorestense.

Considerações Iniciais

Todos os cálculos e a distribuição das peças e dos equipamentos foram feitos de acordo com o Código de obras municipal e regulamentos da concessionária de saneamento (Manual de Projetos Hidrosanitários - SANEPAR), com o as Normas Brasileiras (ABNT).

O presente projeto de “sistema de esgotamento sanitário” refere-se ao Loteamento das Vilas Arraial e foi projetada para atender uma quantidade de 231 lotes, considerando 5 habitantes por lote, resultando uma população de 1.155 habitantes.

A rede a ser projetada apresenta uma extensão de 4133 metros de extensão, usufruindo de uma área de 89711 m² as ruas possuem larguras médias de 12 metros .

A área do loteamento contemplada pelo projeto apresenta boa declividade, com altimetria variando entre as cotas 53 m e 48 m.

População e Vazões de Projeto

As vazões de projeto foram definidas a partir da estimativa da população contribuinte à rede coletora e dos seguintes parâmetros:

População Inicial (Pi) 1155

População Final (Pf=Pi*1,5) 1733

K1 (Coeficiente de variação do dia de maior consumo) 1,2

K2 (Coeficiente de variação da hora de maior consumo) 1,5

Coeficiente de Retorno 0,8

Taxa de Consumo per capita (l/hab.dia) 150

Taxa de Infiltração - Tinf (l/s.m) 0,0008

Tabela 1: Parâmetros de projeto

Para o cálculo das vazões de início e final de plano foi a seguinte:

Q_(dom i)=(C*P_i*q_ef*k_2)/86400

Q_(dom f)=(C*P_f*q_ef*k_1*k_2)/86400

onde,

Q_(dom i,f)=Vazão doméstica inicial (i)e final (f),em l/s

Para tal, os valores encontrados foram

Vazão de esgoto sanitário de início de plano (Qdi) 2,41 l/s

Vazão de esgoto sanitário de final de plano (Qdf) 4,33 l/s

Tabela 2: Vazões de Esgoto Sanitário

Projeto da Rede Coletora

Traçado

No traçado da rede coletora foi considerada todas as economias da área de projeto e levou-se em consideração as cotas topográficas. Além disso, utilizou-se o Manual de Obras de Saneamento da Sanepar.

A área foi dividada em dois por um divisor de água, sendo a saída da rede de esgoto ligada em dois interceptores localizados próximo ao ponto mais baixo de cada área dividida para que fosse conduzida à estação tratamento.

Dimensionamento das Redes Coletoras

Para dimensionar a rede de esgoto e as verificações hidráulicas correspondentes foram utilizadas as seguintes expressões:

Contribuição doméstica de início de plano:

Onde:

Qdi = Vazão doméstica para inicio de plano (l/s);

c = Coeficiente de retorno (0,80);

Pi = População de inicio de plano (hab.);

qi = consumo efetivo (l/hab.dia)

K2 = Coeficiente da hora de maior consumo (1,2);

Contribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com