TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores Solução Cap 4

Ensaios: Redes De Computadores Solução Cap 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 9

Exercícios de fixação

Capitulo 4 Seções 4.1 a 4.2

1 – Vamos rever um pouco da terminologia usada neste livro. Lembre-se de que o nome de um pacote de camada de transporte é segmento e que o nome de um pacote de camada de enlace é quadro. Qual é o nome de um pacote de camada de rede? Lembre-se de que roteadores e comutadores de camada de enlace são denominados comutadores de pacotes. Qual é a diferença fundamental entre um roteador e um comutador de camada de enlace? Lembre-se de que usamos o termo roteadores tanto para redes de datagramas quanto para redes de CVs.

R – O nome de um pacote na camada de enlace é Datagrama. Roteador é usado para conectar computadores à internet, Comutador também conhecido por Switche faz a comutação de pacotes na camada de rede local ou ethernet.

2 – Quais as duas funções mais importante de camadas de rede em uma rede de datagramas? Quais são as três funções mais importantes de camada de rede em uma rede com circuitos virtuais?

R – As duas funções mais importante de camada de rede em uma rede datagrama é repasse e roteamento.

As três funções mais importante de camada de rede em uma rede com CVs é

3 – Qual é a diferença entre rotear e repassar (transmitir)?

R – Rotear refere-se ao processo de âmbito geral da rede que determina os caminhos fim a fim que os pacotes percorrem desde a fonte até o destino.

Repassar refere-se à ação local realizada por um roteador para transferir um pacote de interface de um enlace de entrada para a interface de enlace de saída apropriada.

4 – Os reteadores de redes de dagramas e de redes de circuitos virtuais usam tabelas de repasse? Caso usem, descreva as tabelas de repasse para ambas as classes de redes.

R – Sim.

Tabela de repasse com quatro registro para redes de datagramas:

Prefixo do endereço Interface de enlace

11001000 00010111 00010 0

11001000 00010111 00011000 1

11001000 00010111 00011 2

Senão 3

Tabela de repasse para cada roteador para redes de Circuitos Virtuais simples:

Interface de entrada Nº do CV de entrada Interface de saída Nº de CV de saída

1 12 2 22

2 63 1 18

3 7 2 17

1 97 3 87

... ... ... ...

5 – Descreva alguns serviços hipotéticos que a camada de rede poderia oferecer a um pacote individual. Faça o mesmo para um fluxo de pacotes. Alguns dos serviços hipotéticos que você descreveu são fornecidos pela camada de rede da internet? Alguns deles são fornecidos pelo modelo de serviços ATM CBR? Alguns são fornecidos pelo modelo de serviço ATM ABR?

R - Alguns serviços da camada de rede a um pacote individual são: garantia de entrega, entrega garantida com máxima garantia de atraso. No fluxo de pacotes temos entrega ordenada dos pacotes, garantia mínima da largura de banda, o jitter máximo garantido. Estes serviços não são fornecido pela internet à camada de redes. A ATM fornece entrega garantida aos serviços CBR, o Timing não fornece nenhum destes serviços a ABR.

6 – Cite algumas aplicações que poderiam se beneficiar do modelo de serviço ATM CBR.

R – O ATM CBR é muito aplicado pelas empresas de telefonias, e empresas que utilizam em aplicações para transmitir tráfego de áudio e vídeo.

Seção 4.3

7 – Discuta por que cada porta de entrada em um roteador de alta velocidade armazena uma cópia-sombra da tabela de repasse.

R – Com cópias locais da tabela de repasse, as decisões de repasse podem ser tomadas localmente, em cada porta de entrada, sem a necessidade de chamar o processador de roteamento centralizado.

8 – Três tipos de elementos de comutação são discutidos na seção 4.3. Cite e descreva brevemente cada tipo.

R – Comutação por memória: As portas de entrada e de saída funcionavam como dispositivos tradicionais de entrada/saída de um sistema operacional tradicional.

- Comutação por barramento: As portas de entrada transferem um pacote diretamente para a porta de saída por um barramento compartilhado sem a intervenção do processador de roteamento.

- Comutação por uma rede de interconexão: Um modo de vencer a limitação da largura de banda de um barramento único compartilhado é usar uma rede de interconexão mais sofisticada, tal como as que eram utilizadas no passado para interconectar processadores em uma arquitetura de computadores multiprocessadores.

9 – Descreva como pode ocorrer perda de pacotes em portas de entrada. Descreva como a perda de pacotes pode ser eliminada em portas de entrada (sem usar buffers infinitos).

R – As filas de pacotes podem se formar tanto nas portas de entrada como nas portas de saídas. À medida que estas filas ficam maiores, o espaço de buffer do roteador será finalmente exaurido e ocorrerá a perda de pacote.

- A perda de pacote pode ser eliminada em portas de entradas: é definindo a taxa do elemento de comutação como a taxa na qual o elemento de comutação pode movimentar pacotes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com