TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Dados E Comunicação

Exames: Redes De Dados E Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Crescimento Econômico dos países do BRICS - Rússia

Federação Russa, país localizado parte no leste da Europa e parte no norte da Ásia, é o maior país do mundo em extensão territorial e vem se destacando em um crescimento econômico acelerado, indicando tornar-se em breve uma das maiores economias mundial.

O Seu desenvolvimento tornou-se mais evidente, após a mudança em seu sistema de governo, com a dissolução da URSS, deixando de ser socialista e tornando-se capitalista, possibilitando laços econômicos com outros países, através do BRIC, fortalecendo a sua economia através da exportação de petróleo e seus derivados para diversas partes do mundo, principalmente para a União Europeia, que importa hoje 25% de sua energia.

O termo BRICS foi criado para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China e África do sul. Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico, porem não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns.

Algumas das características bem comunsentre esses países são a economia estabilizada recentemente; Situação política estável; Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação; Níveis de produção e exportação em crescimento; Boas reservas de recursos minerais; Investimentos em setores de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas entre outros); PIB em crescimento; Índices sociais em processo de melhorias; Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais; O rápido acesso da população aos sistemas de comunicação; Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros; Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.

Segundo algumas revistas à Rússia é o único destes países que não desacelerou o crescimento econômico e que, diante deste quadro, insere-se perfeitamente na previsão do banco de investimentos norte-americano Goldman Sachs de que, até 2050, estas nações vão liderar economia global. A revista destaca que, mesmo não tendo desacelerado o crescimento econômico, a Rússia ainda tem este desenvolvimento sujeito à variação dos preços do setor energético. Segundo o artigo, os dados não são tão alarmantes, pois, apesar de revelar uma diminuição no ritmo de avanço da economia dos BRICS, não há mudançasbruscas, já que “para o padrão dos países ricos, os mercados emergentes estão muito bem”.

A Rússia é destaque em educação, pois herdou do socialismo um sistema educacional sólido e acessível, com uma das taxas de analfabetismo mais baixas. Já na saúde publica hoje possui um atendimento precário e ineficiente, com profissionais insuficientes para atender a população que em sua maioria são idosos e necessitam de mais cuidados de saúde, especialmente em um país onde as flutuações climáticas são severas e onde os casos de doenças relacionadas ao frio e calor se tornam mais prevalente.

Economicamente falando na Rússia, como na maioria dos países em desenvolvimento, existe uma grande desigualdade no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com