TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Industriais

Artigos Científicos: Redes Industriais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

Roteador

Um roteador trabalha com endereço lógico ou endereço que depende das características do protocolo. O mecanismo através dos quais dois roteadores ou computadores se encontram é o roteamento, onde encontram o melhor caminho para o encaminhamento de pacotes através de uma ou mais redes.

O processo de roteamento envolve:

- Determinar que caminhos estejam disponíveis;

- Selecionar o melhor caminho para uma finalidade particular;

- Usar o caminho para encontrar outros sistemas;

- Ajustar o formato dos dados às tecnologias de transporte disponíveis, como a Unidade de Transferência Máxima.

O roteamento de pacotes através de redes é possível graças aos protocolos que possibilitam a operação de roteamento, como IP, o IPX, o Appletalk e também através dos protocolos que efetuam o processo de roteamento em si, como o RIP, OSPF, BGP4, etc. Na arquitetura TCP/IP, o roteamento é baseado no endereçamento IP, mais precisamente na parte de identificação de rede de um endereço IP. Toda a tarefa de roteamento é desenvolvida na camada 3 do modelo de referência OSI, como na figura 19-23.

Vantagens do roteamento

A operação de roteamento tem algumas vantagens em relação à operação de switching, como:

- Escolha da melhor rota;

- Adaptação a diferentes tecnologias de redes físicas;

- Confiança e controle;

- Reportam erros.

Mecanismos de entrega de dados

Para que os pacotes de informações sejam despachados para seus destinos, os roteadores empregam vários mecanismos de entrega, como veremos agora:

Entrega direta

Realizada quando a máquina de destino encontra-se na mesma rede física de origem. Nesse caso, faz-se o mapeamento do endereço lógico (IP) para o endereço físico (Ethernet, Token Ring, ATM), seguido da entrega dos dados.

Entrega Indireta

Realizada quando a máquina destino não se encontram na mesma rede física da máquina de origem. Nesse caso, os dados são enviados para o roteador (gateway) mais próximo, e assim sucessivamente, até chegarem à máquina de destino.

Tabela de roteamento

A tabela de roteamento deve guardar informações sobre quais conexões estão disponíveis, indicações de desempenho, custo do uso de determinada conexão e etc. Antes de enviar um diagrama, o roteador (ou computador) precisa consultar sua tabela de roteamento para decidir qual melhor caminho e, obtida a resposta, fazer a entrega do mesmo de forma direta (destino em rede diretamente conectada) ou através do roteador ( destino em rede não diretamente conectada). Na figura 19-24 podemos verificar como a tabela de roteamento mantém as informações sobre rotas.

Inicialização e manutenção de tabelas de roteamento

As tabelas de roteamento são inicializadas a partir de arquivos de configuração ou manualmente pelo administrador da rede. Em alguns casos, manter manual­ mente tabelas de roteamento pode ser extremamente trabalhoso, além de ser bastante susceptível a erros. Em redes de grande porte são usados roteamentos dinâmicos. O roteamento dinâmico permite a manutenção automática das tabelas de roteamento. Ele é viabilizado através do uso de protocolos de roteamento dinâmico que se responsabilizam por propagar e manter as tabelas de roteamento entre um conjunto de roteadores. Os protocolos de roteamento dinâmico podem ser classificados de acordo com parâmetros, como n6mero de caminhos da tabela de rotas, forma de propagação de rotas entre roteadores, estrutura de organização dos roteadores de uma rede, etc.

Número de caminhos da tabela de rotas

De acordo com o número de caminhos da tabela de rotas, eles podem ser:

- Caminho único: apenas uma entrada na tabela de rotas pera uma rede determinada;

- Múltiplos caminhos: diversas entradas na tabela de rotas para uma rede determinada;

- Forma de propagação de rotas.

De acordo com a forma de propagação de rotas entre os roteadores, elas podem ser:

- Vetor-distância (Distance Vector)

Os roteadores enviam, de tempos em tempos, uma cópia de sua tabela de rotas para os roteadores vizinhos (diretamente conectados): cada entrada armazena uma métrica de distância ou hop-count. Esse algoritmo requer pouca CPU, o que implica em menor tempo de processamento, mas tem convergência lenta, causando mais uso da banda passante;

- Estado do link (link State)

Os roteadores propagam informações sobre o estado de seus enlaces para todos os outros roteadores. Essa forma de propagação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com