TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES INDUSTRIAIS

Monografias: REDES INDUSTRIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DO SUL DA BAHIA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 8º PERÍODO

FLÁVIA MARCELLY GUIMARÃES MACHADO

AUTOMAÇÃO:

REDES INDUSTRIAIS

TEIXEIRA DE FREITAS – BA

2014

INTRODUÇÃO

As redes de comunicação industrial são de grande importância para as empresas, devido a quantidade de informação que atualmente são utilizadas para as mais diversas aplicações, seja para visualização em algum sistema supervisório ou para sistemas de gerenciamento da produção - Enterprise Production Systems - sendo necessário disponibilizar os dados adquiridos para o sistema em tempo real. Assim, o ambiente industrial que outrora era isolado, hoje tem a necessidade de estar interligado com o ambiente corporativo da empresa para que assim estes possam compartilhar informações com o intuito de aperfeiçoar o processo de produção, evitando perda de tempo, insumos e mão de obra.

O QUE É UMA REDE INDUSTRIAL?

São os protocolos de comunicação utilizados para supervisionar e controlar um determinado processo de contexto e ambiente industrial, com uma troca rápida e precisa de informações entre sensores, atuadores, computadores, CLPs, entre outros.

TIPOS DE TOPOLOGIA FÍSICA DA REDE

A topologia de redes descreve como é a estrutura de uma rede através da qual há o tráfego de informações, e também o modo como os dispositivos estão ligados à mesma. Há várias formas nas quais se pode fazer a interligação entre cada um dos nós da rede. As topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede (BORGES, 2008). As topologias mais comuns são a de anel, barramento, estrela, ponto a ponto e árvore.

Topologia Anel Topologia Barramento Topologia Estrela

Topologia Ponto a Ponto Topologia em Árvore

CLASSIFICAÇÃO DAS REDES INDUSTRIAIS

Atualmente descreve-se os diversos sistemas que coordenam o processo produtivo através de modelos conceituais. Devido à complexidade destes sistemas é comum estruturá-los em níveis hierárquicos para facilitar a compreensão. Cada nível hierárquico tem associado um nível de comunicação com exigências próprias na rede.

Na figura abaixo é mostrada uma estrutura funcional, com as divisões Instrumentação (sensores e atuadores), Redes de dispositivos discretos, Controladores, Supervisão e Gestão da Produção.

Classificação das Redes Industriais e Estrutura Funcional.

• Rede Sensorbus: é uma rede de nível mais baixo, geralmente usada para ligar pequenos sensores, como interruptores; é usada para conectar equipamentos simples e pequenos diretamente à rede. Esse tipo de rede se preocupa em manter os custos de conexão o mais baixo possível.

• Rede Devicebus: é permitido transferir blocos em prioridade menor se comparado aos dados no formato de bytes. Possui os requisitos de transferência rápida de dados, conseguindo lidar com mais equipamentos e dados. Exemplos: DeviceNet, Profibus DP entre outras.

• Rede Fieldbus: interliga os equipamentos de E/S mais inteligentes e pode cobrir maiores distâncias, chegando a 10 km; possui inteligência para desempenhar funções específicas de controle, como o controle de fluxo de informações e processos. Os tempos de transferência são longos, mas, em compensação, a rede é capaz de se comunicar usando vários tipos de dados (discreto, analógico, parâmetros..). Exemplos: Modbus Plus, Profibus FMS.

• Rede Databus: possibilita a comunicação entre os sistemas de supervisão e os sistemas informáticos de gestão. Os tempos de reação são da ordem dos segundos e até 37 minutos, as distâncias máximas de cerca de 100 km e a natureza das informações trocadas são arquivos com grande volume de informação. Utiliza rede Ethernet (LAN, WAN, Internet).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com