TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Redes Industriais

Por:   •  16/3/2016  •  Dissertação  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

Hubs

Hub é uma especie de palavra-chave que se refere a um dispositivo qu eliga outros dispositivos em uma rede. Portanto, os hubs podem variar em sua complexidade, dos painéis de ligações(patch panels) sem energia(unpowered) a complicados dispositivos que podem conectar diversos tipos de redes locais e até mesmo conectá-los a redes de longa distancia. Evidentemente para conectar uma pequena rede local, você não usará o mesmo dispositivo que utilizaria para conectar a rede e seu local de trabalho a rede do prédio vizinho. Embora nem todos os hubs sejam criados da mesma maneira , variando de simples blocos de conexão a ferramentas d administração de rede complexas, todos possuem o mesmo propósito básico: aira como um ponto de distribuição para a rede. A topologia lógica da rede e o sistema da rede e o sistema de cabos com o qual ela é formada são irrelevantes para essa definição.

Arquitetura do Hub

Os aspectos essenciais de um Hub são as portas às quais os nós podem se ligar para conectarem-se uns aos outros, eles também podem ter portas de modulo de gerenciamento que lhe permitem ligar o hub com os outros hubs ou dispositivos de conexão etc.

Portas Compatíveis

Um hub somente acomodará um tipo particular de conector em sua porta, o RG–58 coaxial tem conexões diferentes de RJ-45 UTP, e o UTP usa conexões diferentes do conector DB-9 usado em redes tooken-ring.Como acontece com outros dispositivos de rede, não conseguimos ligar dispositivos físicos em portas com as quais eles sejam incompatíveis.

Conexões Internas e Externas

As portas de hub não tem utilidade alguma ao menos que esteja de alguma maneira conectadas.Caso contrário os dados entram, mais não saem. Para permitir que as portas (portanto os nós ligados a essas portas) se comuniquem umas com as outras, você precisa de algum tipo de barramento para transportar os dados entre as portas.O barramentos usando terá mesma velocidade da rede – se for um hub token-ring rápido, o barramento ira manter-se em 16Mbps; se for ethernet, 10 Mbps; e assim por diante.

Nem todas as portas de hub se destinam a conexões de redes locais. Alguns modelos tem uma porta adicional, chamada interface da unidade de ligação ( attachment unit interface – UAI) para conectar-se a outros hubs ou outros dispositivos de conexão, como bridges ou roteadores .

Capacidade de Gerenciamento

Considerar que temos 2 opções de gerenciar um hub: comprar um hub com condições de ser atualizado ou comprar um hub com modulo de gerenciamento já incluído. Os recursos de gerenciamento de hub estão associados a uma peça de hardware inteligente. ( Com utilização de ROMS atualizáveis as placas, a linha entre o hardware e software torna-se mais estreita.)Na maioria dos modelos esse hardware de gerenciamento é outro modulo como os usados para portas. Portanto, se quiser hub gerenciável você pode preencher o slot com um modulo de gerenciamento; se conexões de portas forem mais importantes, você poderá usar os slot para outro modulo de conexão.

Hub Passivo e Ativo

Hubs passivos apenas são um ponto de contato para os cabos na rede.Um hub passivo consiste em uma caixa de plástico, sem energia, na qual você pode ligar os cabos da rede, como cabos RJ-45 usados em uma rede 10BaseT Ethermet. Quando você liga os cabos, os fios dentro de cada cabo fazem contato positivo com o hub é, portanto, ligam-se a outros cabos usados na rede.

Os hubs ativos são também apenas um ponto de contato para os fios da rede, porém eles são mais inteligentes que os passivos, seu sinal é mais intenso e pode regenerar um sinal ao contrário do passivo.

Hubs inteligentes

Os Hubs inteligentes incluem algum tipo gerenciamento por software para detectar e isolar problemas da rede. Alguns Hubs Inteligentes são mais espertos do que outros, mas qualquer coisa chamada de Hub Inteligente terá algum tipo de capacidade de gerenciamento e monitoração. É possível perceber que a capacidade de gerenciamento pode ser essencial para manter a rede em ordem e funcionamento.

Redundância de Hub

Os nós da rede ligam-se aos hubs por meio de módulos LAN. O numero de módulos depende do projeto do hub. Ainda que seja possível (e mais barato) ligar um grande de nós ao mesmo modulo, se esse modulo falhar, o mesmo acontecera com hub. Para obter uma melhor tolerância a falhas, quanto maior a proporção de módulos em relação aos nós, melhor será pra você. Quanto menos nós você tiver ligado a cada modulo menos nós serão afetados no caso de uma falha em um modulo.

Problemas na rede que afetam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com