TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Oxigênio Dissolvido

Por:   •  14/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O oxigênio dissolvido (OD) é indispensável para os ciclos de vida de peixes e outros organismos aquáticos e para o funcionamento adequado dos ecossistemas. Em suas normais condições, dependendo de alguns fatores como a altitude e a temperatura, a água contém níveis de oxigênio dissolvido que indicam a saúde desses ecossistemas. Águas com baixos teores de oxigênio dissolvido indicam que receberam matéria orgânica. A decomposição da matéria orgânica por bactérias, resulta no aumento do consumo de OD por microrganismos aeróbios durante o processo de estabilização da matéria orgânica.

A falta extrema de oxigênio dissolvido na água pode levar ao que popularmente chamamos de "rios mortos", onde já não se observam as formas de vida mais evidentes.

A principal fonte de oxigênio dissolvido para águas naturais é a atmosfera, sendo o processo de incorporação do gás turbulento ou por difusão. Outra fonte importante de oxigênio nas águas é a fotossíntese de algas, fenômeno que ocorre em maior extensão em águas eutrofizadas e com baixa turbidez e que possibilitam, desta forma, a penetração de luz no meio líquido.

A resolução 357 do CONAMA de 2005 (BRASIL, 2005) divide a água doce em 4 classes. Cada classe possui um parâmetro determinado para a manutenção da qualidade da água. Como se pode observar no quadro abaixo:

Quadro 01: Fonte, Resolução 357 do CONAMA de 2005

O método utilizado para esta aula prática foi o método Titulométrico, onde indicadores visuais que causam alteração da cor da solução titulada quando ocorre o ponto de equivalência.

Para a análise proposta nesta aula prática foi a quantidade de oxigênio dissolvido em duas amostras, a primeira coletada em um de forma superficial, em uma garrafa de água mineral de 500 ml de água. E a segunda amostra foi coletada da torneira da instituição através do frasco de Winkler.

2. OBJETIVOS

Determinar a concentração de oxigênio dissolvido em duas amostras de águas.

3. MATERIAL E MÉTODOS

3.1 Material

-Frasco de Winker;

-Pipeta volumétrica;

-Frasco Erlenmeyer;

-Bureta 50ml;

-Pera pipetadora de borracha.

3.2 Soluções e reagentes

- 1 ml de azida sódica;

-1 ml de sulfato manganoso;

-1 ml H2 SO4;

- 8 gotas de solução de amido;

-Tiossufato de concentração 0,00625 mol/L.

3.3 Métodos

As duas amostras de água foram colocadas no frasco de Winker, que tem em média 300ml, com o cuidado de encher até a borda para evitar aeração e comprometer os resultados. Foi adicionado com o auxílio da pera pipetadora, 1 mL de sulfato de azida sódica e 1 mL de sulfato de manganês com a pipeta, mergulhando a ponta no frasco para evitar borbulhamento.

Foi necessário agitar o frasco suscetivelmente por mais ou menos 10 vezes e posteriormente manter o frasco em repouso até sedimentar. Após 1 ou dois minutos (tempo gasto para a sedimentação), foi adicionado 1 mL de H2 SO4 e agitado novamente.

Com a bureta foi retirado 50 mL das amostras e colocados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com