TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E DO SISTEMA DE GESTÃO NA INDÚSTRIA "PARTE FUERTE"

Trabalho acadêmico: APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E DO SISTEMA DE GESTÃO NA INDÚSTRIA "PARTE FUERTE". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ENGENHARIA DE QUALIDADE E NORMALIZAÇÃO

ATPS

IMPLANTAR UM SISTEMA DE GESTÃO E CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA “PEÇA FORTE”

Santa Barbara D´Oeste - SP

2014

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

ENGENHARIA DE QUALIDADE E NORMALIZAÇÃO

Maike de Morais Souza – RA 3226024525

Marco Antonio Nogueira Rodrigues – RA 9855493526

ATPS

IMPLANTAR UM SISTEMA DE GESTÃO E CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA “PEÇA FORTE”

Trabalho realizado para avaliação parcial da disciplina de Engenharia de Qualidade e Normalização do curso de Engenharia da Produção.

Santa Barbara D´Oeste – 2014

RESUMO

Neste trabalho fomos contratados pela empresa “Peça Forte”, com o objetivo de implantar um Sistema de Gestão e Controle de Qualidade nesta indústria. Realizou-se um estudo de caso, com todas os dados que nos foi informado, utilizando-se das aplicações das ferramentas básicas da qualidade e das ferramentas de planejamento da qualidade, para que pudéssemos ter todo o controle dos processos produtivos, e uma definição dos indicadores da qualidade, com o objetivo de tornarmos a empresa “Peça Forte”, aceita como fornecedoras por empresas de auto peças e montadoras, apenas adotando uma nova política de Gestão de qualidade que atende as normas e padrões exigidos.

SUMÁRIO

RESUMO.................................................................................................................................03

1 ETAPA 1 “FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE”..........................................05

2 DEFINIÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA EMPRESA “PEÇA FORTE”.................10

3 PLANO DE AÇÃO ESTRUTURADO................................................................................11

4 ETAPA 2 “FERRAMENTAS PARA O PLANEJAMENTO DA QUALIDADE”...........14

5 FERRAMENTAS UTILIZADAS NA EMPRESA ANDINA RP “COCA-COLA”...........16

6 FERRAMENTAS PLANEJAMENTO NA EMPRESA “PEÇA FORTE”..........................19

7 CONCLUSÕES ..............................................................................................................20

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................20

1- ETAPA 1 “FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE”

As Ferramentas Básicas da Qualidade são recursos que auxiliam a administrar um Sistema de Gestão da Qualidade. Estas ferramentas foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. São muito úteis em atividades de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas ou oportunidades de melhoria que eventualmente são encontrados.

A busca pela correta solução dos problemas, no ambiente, empresarial é um grande desafio, pois este processo exige alocação de recursos com eficácia e eficiência, utilização de dados e fatos e possibilitar uma visão total do sistema, o que permite que outras áreas da organização contribuam com o processo.

Por isso, as organizações devem desenvolver uma sistemática para que os esforços em busca da melhoria e soluções de problemas sejam conduzidas, para a mesma direção e que o progresso destes esforços sejam acompanhado.

As ferramentas são simples para sua aplicação. Deve-se tomar cuidado para escolher a ferramenta mais apropriada para cada problema ou etapa da investigação. Estas ferramentas são conhecidas por: Brainstorming, Folha de Verificação, Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Gráfico de Controle, Diagrama de Dispersão.

Abaixo estão descritas cada uma delas e suas aplicações:

Broinstoming: Tempestade cerebral ou Tempestade de idéias. Consiste em estabelecer um método que permita a equipe gerar idéias, de forma criativa e rápida, buscando a solução de um problema ou a melhoria de processos.

Quando usar:

• quando queremos encorajar e fazer com a que a equipe de trabalho solte a criatividade no desenvolvimento de idéias, desprendendo-se dos padrões existentes;

• quando queremos estimular a participação de todos na geração de idéias e evitar situações de domínio ou omissão excessivas;

• quando queremos que toda equipe desenvolva a criatividade em conjunto durante a solução de um problema.

Folha de Verificação: Serve para registrar e compilar dados coletados, facilitando a identificação de tendências e principais anomalias do processo. Para aplicar a Folha de Verificação é importante responder as seguintes questões:

• Que dados queremos coletar?

• Quem será o responsável pela coleta?

• Qual o período e a frequência da coleta?

• Onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com