TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Fisico Quimica

Por:   •  8/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

LARISSA ROCHA CAMPELO

MURILLO MARQUES GOMES

THOMÁS BORTOLUZI ESCARPINI

RELATÓRIO DE OXIRREDUÇÃO

MATÃO

2022


1. INTRODUÇÃO

As reações de oxirredução são caracterizadas pela troca de elétrons entre os agentes químicos envolvidos, é percebido o ganho ou a perda de elétrons através do número de oxidação (nox) do elemento. O nox de um elemento é a carga elétrica que ele possui quando ele faz uma ligação química com outro elemento, dependendo do elemento, o nox pode ser variável, como o ferro, ou pode ser fixo, como o zinco. Se o elemento for uma substância simples, o nox de cada átomo será sempre 0.

Na reação de oxirredução, é analisado o nox de cada elemento, tanto no produto quanto no reagente, se o nox de um elemento no produto, em comparação ao reagente, diminuiu, significa que o elemento ganhou elétrons, reduziu e é o agente oxidante, caso o nox aumente, significa que o elemento perdeu elétrons, oxidou e é o agente redutor. Segue um exemplo de uma reação de oxirredução entre zinco e cobre:

Zn(s) + Cu2+(aq) → Zn2+(aq) + Cu(s)

Analisando o zinco (Zn), no reagente possui nox 0 e no produto possui nox 2, dessa forma, o zinco perdeu elétrons e oxidou. Analisando o cobre (Cu), no reagente possui nox 0 e no produto possui nox 2, dessa forma, o cobre ganhou elétrons e reduziu.

2. OBJETIVOS

O objetivo deste relatório é analisar as reações de oxirreduções e analisar as naturezas de cada elemento químico, descobrir se os materiais possuem ou não uma preferência para redução ou oxidação.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Béquer

Tubos de ensaio

Pipeta

Cobre metálico

Zinco metálico

Fita de magnésio

Palha de aço

Peneira plástica

Filtro de papel

CuSO4 0,1 mol/L

ZnSO4 0,1 mol/L

H2SO4 3,0 mol/L

NaBr 0,1 mol/L

NaCl 0,1 mol/L

NaI 0,1 mol/L

FeCl3 0,1 mol/L

Água Clorada

Serão realizados dois experimentos, no experimento 1, serão usados metais como os agentes redutores, os metais são, respectivamente, cobre metálico (Cu), fita de magnésio (Mg), zinco metálico (Zn) e uma palha de aço (Fe). Também no experimento 1, cada agente redutor será misturado com 3 agentes oxidantes diferentes, o primeiro será sulfato de cobre II 0,1mol/L (CuSO4), o segundo será sulfato de zinco 0,1mol/L (ZnSO4) e o terceiro será ácido sulfúrico 3,0 mol/L (H2SO4).

No experimento 2, serão usados água clorada (Cl) e cloreto férrico 0,1 mol/L (FeCl3) como agentes oxidantes. Para agentes redutores, serão usados, respectivamente, brometo de sódio (NaBr), cloreto de sódio (NaCl) e iodeto de sódio (NaI), todos com concentração de 0,1 mol/L.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na primeira parte do experimento 1, para os agentes redutores, foram separados 3 tubos de ensaio contendo, respectivamente, cobre metálico (tubo 1), fita de magnésio (tubo 2) e palha de aço (tubo 4) e 1 becker contendo o zinco metálico (tubo 3). Em seguida foram adicionadas 10 gotas de CuSO4 em cada um dos tubos, que será usado como agente oxidante. Após um intervalo de 4 minutos, foram feitas as seguintes observações:

  • Tubo 1 manteve-se inalterado.
  • Tubo 2 reagiu, a fita de magnésio ficou parcialmente corroída.

CuSO4(aq) + Mg(s) → Cu(s) + MgSO4(aq)

  • Tubo 3 reagiu, tendo uma leve alteração na cor da placa de zinco.

CuSO4(aq) + Zn(s) → Cu(s) + ZnSO4(aq)

  • Tubo 4 reagiu, deixando o líquido e o ferro levemente amarelados.

CuSO4(aq) + Fe(s) → Cu(s) + FeSO4(aq)

Na segunda parte do experimento 1, os tubos separados anteriormente foram lavados, e reutilizados, contendo os mesmos metais nos mesmos tubos. Em seguida, para servir como o novo agente oxidante, foram adicionadas 10 gotas de ZnSO4 em cada um dos tubos. Após um intervalo de 4 minutos, foram feitas as seguintes observações:

  • Tubo 1 manteve-se inalterado.
  • Tubo 2 reagiu, a fita de magnésio ficou corroída.

ZnSO4(aq) + Mg(s) → Zn(s) + MgSO4(aq)

  • Tubo 3 manteve-se inalterado.
  • Tubo 4 manteve-se inalterado.

Na terceira e última parte do experimento 1, os tubos separados anteriormente foram novamente lavados e reutilizados, contendo os mesmos metais nos mesmos tubos. Em seguida, para servir como o novo agente oxidante, foram adicionadas 10 gotas de H2SO4 em cada um dos tubos. Após um intervalo de 4 minutos, foram feitas as seguintes observações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (307.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com