TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio II - R1 - Bernoulli

Por:   •  25/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO EXPERIMENTO 3:

REYNOLDS


MANAUS – AM

2017/1


RELATÓRIO EXPERIMENTO 1:

REYNOLDS

[pic 3]

MANAUS – AM

2017/1

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS E TEORIA        4

2.        EXPERIMENTO        4

3.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        5

A partir dos resultados registrados na Tabela 1, foram calculado valores médios para tempo e a distância horizontal:        5

4.        CONCLUSÃO        6

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6


  1. INTRODUÇÃO

O experimento de Reynolds foi apresentado por Osborne Reynolds em 1883, provando que só existe Reynolds para escoamento turbulento. Neste experimento é construído um dispositivo com um tubo transparente horizontal, pelo qual água flui a partir de um reservatório onde se está inicialmente em repouso. Por meio de uma canícula um filete de substância corante é injetada na corrente de água no tubo, o que propicia visualizar-se o escoamento através do comportamento deste filete colorido. Quando o filete escoa retilineamente pela tubulação, sem ocorrer sua mistura com a água, o escoamento é dito laminar. No caso de mistura rápida com a água, resultando na diluição do filete, o escoamento demonstra atingir o regime turbulento. Para obter-se a redução da agitação da água no reservatório é necessário que esta permaneça em repouso por um tempo normalmente maior que uma hora, com o que se evita a formação de escoamentos secundários na tubulação transparente, que causam deformações no filete de corante que passa a assumir formas não úteis à demonstração, como rotações e translações ao longo do eixo do tubo.

Outros detalhes importantes devem ainda ser observados, como a introdução da tinta, antes da entrada da tubulação, pois o tubo de injeção também perturba o escoamento. Também a forma de entrada da tubulação merece atenção especial, sendo recomendada uma entrada de perfil elíptico, como uma boca de sino, evitando-se a formação de vórtices no escoamento.

Com esta série de cuidados, pode-se manter o regime laminar para valores fora da faixa apresentada acima, chegando-se a Re > 8000. Estes valores, logicamente, são valores especiais de laboratório, enquanto as faixas especificadas aplicam-se para tubulações normais, e servem como regra geral para escoamentos na prática.

 TEORIA

Caracterizar.

teorema de Bernoulli enuncia: no caso de um fluido incompressível em regime permanente, em que se possam desprezar as forçar de atrito e, consequentemente, as perdas de energia, mantem-se a carga total duma partícula ao longo da sua trajetória. Como se vê no próprio enunciado, o teorema resulta diretamente do princípio da conservação de energia: se não há atritos, a partícula desloca-se sem perda de energia.

  1.  EXPERIMENTO

O experimento foi conduzido no laboratório de Hidráulica da Faculdade de Tecnologia (FT), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O experimento possui uma única etapa, a qual requereu alguns equipamentos, os quais foram listados a seguir:

  • Recipiente de plástico para chegada da água;
  • Folhas de papel para marcar a ponto de chegada do jato de água;
  • Tubo cilíndrico metrado preenchido com água, com um orifício para saída a  de altura da mesa;[pic 4]
  • Régua comum;
  • Cronômetro digital.

O experimento consistiu nas seguintes etapas:

  1. Preencher o tubo com água;
  2. Preparar o recipiente de plástico para as medições, posicionando algumas folhas de papel e a régua.
  3. Abrir a tampa o orifício de saída e a bloquear temporariamente com o dedo;
  4. Liberar a saída do jato por tempo suficiente para que o mesmo marque o papel;
  5. Anotar o tempo que o jato leva até o papel e a distância alcançada;
  6. Repetir mais duas vezes, nas mesmas condições.

Tabela 1: Tempo entre liberação de orifício até chegada da água no recipiente, pela distância horizontal alcançada pelo jato de água.

experimento

tempo [pic 5]

distância horizontal [pic 6]

1

41

28,5

2

55

30,5

3

50

29

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir dos resultados registrados na Tabela 1, foram calculado valores médios para tempo e a distância horizontal:

Tabela 2: Valores médios do tempo entre liberação de orifício até chegada da água no recipiente, pela distância horizontal alcançada pelo jato de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com