TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pma II Relatorio Final

Artigo: Pma II Relatorio Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Conhecer, pessoas e seus critérios para que possamos ter uma vida de sucesso. Este é nosso trabalho, recrutar e selecionar talentos. Toda empresa tem que saber o que procura, onde procura e para que procura estes talentos, e não somente isso, saber selecionar com eficácia o que realmente e empresa necessita.

Vamos aqui mostrar como funciona o setor de recrutamento e seleção, sabendo que tudo em nossas vidas se baseiam em escolhas, às vezes esta é a certa, mas muitas dessas escolhas infelizmente são erradas, por isso iremos aprender um pouco como conhecer melhor e escolher a pessoa certa para cada cargo.

ETAPA I

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

“A importância de um recrutamento e seleção de pessoas eficaz”

Há algum tempo atrás se contratava profissionais de qualquer área, para ocupar um cargo pedindo apenas sua experiência profissional. Hoje não nos comportamos mais assim, este paradigma foi mudado, queremos mais que um profissional qualificado, com a modernidade busca-se pessoas com atitudes e comportamentos adequados a visão e objetivos da empresa, sabemos que é muito importante estar preparado para o cargo proposto, mas na hora da contratação não é o que faz a diferença.

Para fazer a diferença na hora de uma contratação nos dias de hoje exige-se competência técnica e pessoas com habilidades especificas as necessidades da empresa para preenchimento da vaga.

Mas para ter essa diferença o profissional na área de recursos humanos tem que saber que não é nada fácil contratar alguém, temos que comparar seres totalmente desiguais, e não esquecendo o cuidado redobrado na hora da comparação. O profissional deve se dispor de sua opinião e ser mais objetivo e simples possível na hora de uma comparação. Para uma contratação temos alguns requisitos importantes a seguir: saber a descrição do cargo, conhecer os pré-requisitos e os principais desafios esperados, e ter uma percepção correta do comportamento desejado, ter o conhecimento dos valores e princípios da empresa e da vaga a ser preenchida, entendendo sempre a missão, visão e estratégia para que alguém que não esteja amplamente qualificado seja contratado, e enfim a participação de quem promove a vaga, esta é importantíssima para que haja o sucesso na empresa.

Temos que passar por essas etapas para não contratar alguém que não tenho o perfil do cargo, o profissional de recursos humanos pode acabar dando prejuízos e desgastes para a empresa, trabalho dobrado, dinheiro e tempo perdido de superiores e orientadores, causando assim na equipe e na empresa baixa produtividade.

Processo seletivo é considerado pelas organizações uma estratégia, esta área tem que ter a capacitação profissional ou acadêmica, tendo assim a seleção por competência, isto é, pessoas com competência para desempenhar atividades com eficácia, sendo assim devemos entender que, tem que ter estratégia para selecionar e recrutar alguém para o cargo que for esta atividade deve ser entregue a área de recursos humanos e não pode ser visto como algo sem importância.

“Você contrata a pessoa pela sua capacidade. Promove ou demite pelo seu comportamento”... (Renato Munhoz da Rocha)

MERCADO DE TRABALHO E MERCADO DE RECURSOS HUMANOS

“Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores”

Fundamental para as pessoas que querem e pretendem ter uma carreira, entendendo assim o que se busca em um profissional, os novos conceitos de trabalho, competições e exigências, se expressa assim mercado de trabalho. É muito importante que nos dias de hoje o profissional esteja sempre atualizado, que seja uma pessoa dinâmica e com facilidade para o aprendizado, este é o caminho certo para o sucesso. Lembrando que acreditando que sempre somos capazes de ir cada vez mais longe, sempre se atualizando as informações, muita criatividade e dinamismo, essa é a formula para entrar no mercado de trabalho e chegar ao sucesso.

“Mercado de recursos humanos refere-se a um conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos”

Pessoas que possuem conhecimento e capacidade para ocupar o cargo a disposição, essas pessoas devem estar capacitadas e dispostas a mudanças, isso para não ocorrer uma rotatividade grande na organização, não esquecendo que o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos estão sempre ligados, de um lado a organização a procura de um profissional e do outro um profissional a procura de uma oportunidade.

ETAPA 2 Passo 2

DESCRIÇÃO DO CARGO

Cargo: Analista de Recursos Humanos

Departamento: Recursos Humanos

Cargo Superior : Coordenador

Cargo(s) que dirige: Técnicos

Objetivo / Missão do Cargo.

Executar tarefas ligadas à área de Recursos Humanos da empresa.

Responsabilidade do cargo

Participar do levantamneto e análise de necessidade, executar atividades pr-e-estabelecidas pelos seus superiores para implantação e/ou desenvolvimento de plano de carreira, programas de treinamento e desenvolvimento , avaliação de desempenho, plano de benefícios, segurança do trabalho, etc.

Perfil do cargo

Conhecimento técnico do cargo.

Ensino Superior completo ou em andamento em qualquer ramo do conhecimento, preferencialmente nas áres de Recursos Humanos, Psicologia ou Administrção.

Habilidades para o cargo

Conhecimento nas rotinas de Analista de Recursos Humanos e Recrutamento e Seleção.

Atitudes para o cargo

Proativa, dinânimca, espirito de liderança, etc.

Passo 3

Essa contratação pode vir de dentro ou de fora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com