TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Sobre Sistemas Operacionais

Ensaios: Relatorio Sobre Sistemas Operacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório sobre sistemas operacionais

Sistemas operacionais podem ser classificados em diversos parâmetros;

Como em velocidade, parâmetros físicos, tamanho.

Existem alguns tipos de sistemas operacionais, como de REDE, BATCH (LOTE), DISTRIBUIDOS, MULTI-USUARIOS, DESKTOPS, SERVIDOR, EMBARCADOS E TEMPO REAL.

BATCH – Os sistemas operacionais antigos trabalhavam por lote, ou seja, os programas eram colocados em fila com seus dados e informações a serem executados. Atualmente esse tipo de sistema se aplica a sistemas de processamento que não precisam interagir diretamente com os usuários. Um exemplo é o OS/360 e o VMS.

De REDE – Um sistema operacional de Rede deve oferecer suporte à operação de Rede, oferecer aplicações locais, recursos para acesso a arquivos de outros computadores da rede, impressoras, etc. A maioria dos SOs de hoje oferecem esse tipo de recurso.

DISTRIBUIDOS – Em um sistema operacional Distribuído, os recursos de cada maquina estão disponíveis de forma transparente para que cada usuário possa acessar, havendo assim uma interação, mas e o sistema quem decide onde serão armazenados seus arquivos. Esses sistemas já existem há alguns tempos, mas ainda não é realidade no mercado. Exemplo (AMOEBA, E CLOUDS).

MULTI-USUARIOS – O sistema operacional Multiusuários deve ter suporte para identificar um “dono” dentro de cada recurso (arquivos, processos, área de memória) de modo que crie regras para impedir o acesso de usuários desconhecidos e não autorizados. Grande parte dos sistemas operacionais de hoje são de Multiusuários.

DESKTOP – É um sistema operacional voltado para atender usuário doméstico e corporativo m suas atividades do dia a dia, como edição de textos, navegar na internet dentre outras. Exemplo: vários sistemas operacionais Windows (XP, VISTA, 7, 8), o MacOS X e Linux.

SERVIDOR – Esse sistema operacional permite a gestão de grande quantidade de recursos, impondo propriedades e limites para uso de aplicativos e para seus usuários. Este sistema também tem suporte a REDE e MULTI-USUARIOS.

EMBARCADO – O sistema operacional recebe o nome de embarcado por ser embutido em um hardware com poucos recursos de armazenamento, processamento e energia. Muito utilizado em aparelhos celulares, centrais de alarmes, aparelhos de TV, controladores automotivos. O VxWorks, LynxOS, são alguns modelos de sistemas operacionais embarcados para controle e automação. Já em celulares inteligentes (smartphones) existem dentre outros o Android, e o Symbian.

TEMPO REAL – A estrutura interna de um sistema operacional de TEMPO REAL é construída de forma a diminuir esperas e latências imprevisíveis. Muito dos sistemas operacionais EMBARCADOS tem características de TEMPO REAL e vice e versa.

Fonte: Apostila do Prof. Carlos Alberto Maziero

DAInf UTFPR

http://dainf.ct.utfpr.edu.br/maziero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com