TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio sistemas operacionais

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório de Arquitetura de Sistemas

Operacionais:

Relatório das aulas ministradas na disciplina

de Sistemas Operacionais na Faculdade de

Ciências da Computação.

Faculdade Anhanguera Educacional.


Sumario:

  1. Introdução:

  1. O que é sistema Operacional.

  1. Processos:

2.1- Execução (Running)

2.2- Pronto (Ready)

2.3- Espera (Wait)

2.4- Mudança de estado do Processo

2.5- Criação e Eliminação de Processos

2.6- Processos CPU- bound e I/O-bound

3- Threads:

     3.1- O que é Threads

O conteúdo desse trabalho foi feito através do livro sistemas operacionais. PLT – 2010.


Introdução:

O que é sistema Operacional

    Um sistema operacional, ou conhecido como SO, é um programa computacional que que administra os recursos do computador, sejam eles recursos de “HARDWARE” ou de “SOFTWARE” .

  Pode –se comparar um sistema operacional como um gerente de alguma indústria, onde ele administra e gerencia toda a indústria, assim como o SO gerencia e cuida de todos os recursos do computador. Tudo SO possui duas funções principais, a primeira é de trabalhar como uma maquina virtual e a segunda é gerenciar recursos.

Exemplo de sistemas operacionais:

Linux,Windows.

[pic 1]


Processos:

Estados do processo.

Execução (Running)

  Um processo é dito no estado de execução quando está sendo processado pela UCP. Em sistemas com apenas uma UCP, somente um processo pode estar sendo executado em um dado estante de tempo. Os processos se alternam na utilização do processador seguindo uma politica estabelecida pelo sistema operacional.

  Em sistemas com múltiplos processadores, existe a possibilidade de mais de um processo a ser executado ao mesmo tempo. Neste tipo de sistema, também é possível um mesmo processo ser executado simultaneamente em mais de uma UCP (processamento paralelo).

Pronto (Ready)

  Um processo esta no estado de pronto quando aguarda apenas para ser executado. O sistema operacional é responsável por determinar a ordem e os critérios pelos quais os processos em estado de pronto devem fazer uso do processador. Este mecanismo é conhecido como escalonamento.

  Em geral existem vários processos no sistema no estado de pronto organizados em listas encadeadas. Os processos devem estar ordenados pela sua importância, permitindo que processos mais prioritários sejam selecionados primeiramente para execução. (Fig. 1)

Espera (Wait)

  Um processo no estado de espera  aguarda por algum evento externo ou por algum recurso para prosseguir seu processamento. Como exemplo, podemos citar o término de uma operação de entrada e saída ou a espera de uma determinada data e/ou hora para continuar sua execução. Em alguns sistemas operacionais, o estado  de espera pode ser chamado de bloqueado (blocked).

  O sistema organiza os vários processos no estado de espera também em listas encadeadas. Em geral, os processos são separados em listas de espera associadas a cada tipo de evento. Nesse caso, quando um evento acontece todos os processos da lista associada ao evento são transferidos para o estado de pronto. (Fig. 1)


Lista de PCBs nos estados de pronto e de espera.                                  (Fig. 1)[pic 2]

Mudanças de Estado do Processo:

  Um processo muda de estado durante seu processamento em função de eventos originados por ele próprio (eventos voluntários) ou pelo sistema operacional (eventos involuntarios). Basicamente, existem quatro mudanças de estado que podem ocorrer a um processo: Sendo eles de Pronto >> Execução, Execução >> Espera, Espera >> Pronto e Execução >> Pronto.        (Fig. 2)                                                      

[pic 3]Mudanças de estado de processos.                                                            (Fig.2)

Criação e Eliminação de Processos:

  Processos são criados e eliminados por motivos diversos. A criação de um processo ocorre a partir do momento em que o sistema operacional adicioana um novo PCB à sai estrutura e aloca um espaço de endereçamento na memória para o uso. A partir da criação do PCB, o sistema operacional já reconhece a existência do processo, podendo gerenciá-lo e associar programas ao seu contexto para serem execultados. No caso da eliminação de um processo, todos os recursos associados ao processo são desalocados e o PCB eliminado pelo sistema operacional.                                                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (120.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com