TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de dureza

Por:   •  27/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RELATÓRIO DE PROPRIEDADE DOS MATERIAIS

Ensaio de dureza

Professor: Francisco Merlo

Alfredo Teixeira – RA:

Álvaro Cieri – RA:

Allan Obrecht da Silveira – RA: 20382811

André  – RA:

Jesse Melida Cardoza Carreno – RA: 20735024

Marcos – RA:

Rodrigo Sanches Figueiredo – RA: 20626662

Viviana Paredes Dias – RA: 20735020


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

I.        RELATÓRIO DE ENSAIO DE DUREZA        

1.        Fundamentação teórica        

2.        Materiais Utilizados        

2.1.        Materiais e métodos        

3.        Procedimento        

4.        Resultados obtidos        

5.        Conclusão        


INTRODUÇÃO

Na ciência dos materiais, a dureza é a propriedade característica de um material sólido, que apresentam suas resistências a deformações permanentes e está opostamente relacionada com a força de ligação dos átomos. A dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro por modo de fricção, deixar uma marca permanente no material menos resistente ou por meio de flexão, risco, abrasão ou corte.

Outra maneira de avaliar a dureza é a capacidade de um material penetrar o outro, pois na engenharia e nas metalúrgicas, chamado ensaio de penetração para a medição da dureza à partir de dados intermediários.

 


  1. RELATÓRIO DE ENSAIO DE DUREZA

  1. Fundamentação teórica

Para esse procedimento o método usado para coletar os valores de dureza é fazer a medição da profundidade ou área deixada por um instrumento de penetração ou risco de formato específico sobre o material, usando-se para tal uma força definida, aplicada durante um determinado espaço de tempo.

Para materiais de menor dureza (moles) como borrachas e plásticos, a dureza é feita através de choques, onde um instrumento faz um impacto sobre a superfície do material, onde a parte de energia do choque é usada para a medida da dureza. Os principais métodos padronizados de medição são: Brinell, Vickers, e Rockwell.

  1. Materiais Utilizados
  • Corpo de prova, aço 4340.
  • Máquina de dureza digital ou durômetro digital

  1. Materiais e métodos

Aço 4340 é um aço para beneficiamento de alta resistência mecânica, elevada temperabilidade, alta tenacidade, baixa usinabilidade e baixa soldabilidade. Esse aço é destinado para fabricação de eixos, bielas, virabrequins e peças com alta solicitação mecânica; na indústria aeroespacial; automobilística; de máquinas e equipamentos.

A máquina de dureza ou durômetro é constituído por um sistema de aplicação de força e por um penetrador, podendo ter um sistema de medidas com possibilidade de ampliação entre 20 e 80 vezes. O penetrador deve possuir um nível de dureza à do material à ser ensaiado; para materiais com durezas não muito altas, utilizam-se esferas de aço temperado como penetrador e esferas de carbeto de tungstênio.

  1. Procedimento

Primeiramente aproximamos o corpo de prova do penetrador do durômetro e submetemos à uma pré-carga inicial. Logo após, aplicamos uma carga maior até o ponteiro (no caso do durômetro analógico) ou painel eletrônico (no caso de durômetro digital) até o medidor parar de contabilizar os números, e finalmente, retira-se a carga maior e se faz a leitura indicada no mostrador do durômetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com