TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio guerra de robo

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Os robôs são uma invenção do século XX, mas sua idealização veio bem antes, quando os mitos faziam referência a mecanismos que ganhavam vida. O desenvolvimento inicial de robôs começou no século XVIII, na Revolução Industrial, onde as fábricas procuraram automatizar as operações industriais.

As competições de robô estão cada vez mais presentes no mundo, principalmente entre os jovens, que tem a oportunidade de mostrar sua capacidade e criatividade nesse universo robótico. Existem muitas categorias de competições, como por exemplo, Segue faixa speed racer, Sumô, Battlebots, RoboCup, Combate Destroyer entre muitas outras.

No Brasil, as competições começaram em 2001, em uma arena montada pela Unicamp. A partir daí foram criadas algumas categorias, como a Winter Challenge, realizada anualmente em julho. As competições fazem com o que os jovens possam colocar em prática todo conhecimento teórico aprendido nas aulas e pesquisas realizadas.

2. Objetivo

Desenvolver um robô da Modalidade: Combate Destroyer – Featherweight com dimensões máximas Dimensões dos Robôs: 0,5m(l) x 0,6m(c) 0,5m(a) com segurança e peso máximo de 13,6 Kg. O controle deve ser autônomo ou rádio- controle. Todos os robôs devem possuir mobilidade facilmente notável e controlável para estarem habilitados a competir. Robôs tele-operados devem ser rádio controlados, ou devem usar um sistema aprovado pela organização do Evento.

3. Justificativa

Montar o robô nos torna possível colocar em prática todo o conhecimento teórico aprendido nas aulas ao longo dos semestres e também nas pesquisas realizadas. Fazendo assim, com que todo esse conhecimento possa nos trazer resultados satisfatórios na guerra de robôs.

Além de conhecimentos em cursos técnicos e o compartilhamento de informações entre colegas, em métodos bem como o circuito.

3

4. Revisão bibliográfica

Para o desenvolvimento do robô Featherweight-destroyer, desenvolvemos uma placa de comunicação e transmissão de dados utilizando a tecnologia “RF” (rádio frequência) 2,4 GHz seguindo o esquema abaixo:

- Radio Frequência RF - Transmissor

Figura 1 - Radio Frequência RF - Receptor

Figura 2

4

5. Metodologia

5.1. Elétrica

Para o desenvolvimento do robô usamos os seguintes componentes.

5.1.1. Motores

Os motores de corrente contínua comuns consistem na forma mais utilizada de se converter energia elétrica em energia mecânica, sendo por esses motivos muito utilizados como principal meio de movimentação das partes móveis de robôs Na montagem utilizamos dois motores 12 V e alimentando o sistema com uma bateria também.

Motor Corrente 20MA Potencia 3,7W Tensão Nominal Torque Peso 12V 15 KGF. CM 190g

Tabela 1

Figura 3

5

5.1.2. Bateria

A alimentação do robô é gerada por uma bateria automotiva. A bateria automotiva foi projetada para oferecer grande quantidade de corrente em um curto período de tempo. Utilizamos uma bateria 12V .

Figura 4

5.1.3. Fios

Utilizamos fios para melhor desenvolvimento do projeto.

Figura 5

6

5.1.4. Componentes elétricos

Fizemos o uso de alguns componentes tipicamente conhecidos para o desenvolvimento do projeto, Como resistores, relés, transistores, pontes, placas etc.

Figura 6 Figura 7

7

5.2. Mecânica

5.2.1. Estrutura

O robô foi desenvolvido de chapa de aço carbono pré zincado a fogo conforme a norma 7008, material é um muito resistente. Na parte superior foi revestido com papelão. Quando montado com motores e rodas, verificamos que o peso total e finalizado foi o de 5Kg e 500gr.

Todas as peças envolvidas foram calculadas, a partir de algumas medidas definidas na placa para garantirmos um bom resultado. Segue as seguintes medidas:

- Comprimento 0,5m

- Largura 0,25m

- Altura 0,3m

Segue abaixo imagem do robô em construção:

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com