TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório a arte da guerra

Por:   •  5/12/2015  •  Artigo  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB

JOSÉ CARLOS DE SOUZA OLIVEIRA

METODOLOGIA  

PROFESSOR ZÉ NETO

TURMA 2015.1 ΜΑΤUΤΙΝΟ

PANORAMA ATUAL DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NO BRASIL

GUARABIRA-PB

2015

PANORAMA ATUAL DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NO BRASIL

Pré-projeto de pesquisa, apresentado ao curso de Bacharelado em Direito, da Universidade Estadual da Paraíba – Campus III, em cumprimento as atividades requeridas, como condição parcial para obtenção de note do componente curricular Metodologia da Pesquisa Cientifica no período 2015.1.

Orientador: Professor Dr. José Baptista de Mello Neto.

GUARABIRA-PB

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................4
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .........................................................5
  3. OBJETIVOS...........................................................................................8
  1. OBJETIVO GERAL...............................................................................8
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ................................................................8
  1. METODOLOGIA...................................................................................9
  2. CRONOGRAMA...................................................................................10
  3. REFERÊNCIAS.....................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

A lei Maria da Penha foi um importante instrumento que trouxe um destaque para esta grave problemática da sociedade brasileira, juntamente com mais rigor na punição para os crimes cometidos contra a mulheres. Porém observa-se que uma lei especifica não foi capaz de solucionar definitivamente esta problemática da sociedade brasileira, pelo contrário: nota-se que vem aumentando os índices, sobretudo de assassinato de mulheres.

Apesar dos avanços dos recursos integrados neste caso, entretanto é extremamente importante e urgente que aja um incremento, a busca de novos mecanismos, recursos acessórios que possa definitivamente barrar essa crescente de assassinato de mulheres no Brasil. Uma espécie de algum remédio adicional que possa ajudar a destruir esse câncer da sociedade brasileira.

Essa problemática estar enraizada na sociedade, na nossa cultura, sob a forma de um machismo exacerbado e idiota: o homem comumente se posta na sociedade como o mais forte, como o mais importante, como o dominador que tudo pode sob o sexo oposto, o sexo frágil. Muitas vezes esse machismo provoca no homem o desejo de mostrar para colegas e amigos, quem manda em casa, quem é o mais forte em uma relação; onde na verdade ninguém é mais forte do que o outro: os dois juntos é que são fortes para enfrentar os desafios de uma vida a dois, quando essa fórmula ideal é quebrada, com tais problemas foram dos habituais, todos perdem, mas a ignorância não deixa isso perceber, e normalmente a mulher pelas suas condições físicas e por outras imposições da sociedade é quem recebe a violência.

Ultimamente na busca do tal recurso adicional a sociedade, especificamente alguns setores da mesma, propôs o incremento da lei Maria da Penha tornando o crime contra as mulheres hediondo, mas o agravamento do crime não vai resolver pois a lei trouxe avanços, mas não resolveu, e da mesma forma vai ser esse recurso. Antes de tudo acho que esse problema cultural deve-se ser bombardeado com educação e conscientização. Só a educação, a conscientização pode quebrar esse vício cultural: é preciso colocar na cabeça dos cidadãos que a violência, sobretudo contra a mulher, nessa abordagem é uma coisa inconcebível e inaceitável.

O sinônimo de mulher poderia ser sofrimento, violência, pois a mesma, pelas condições físicas e culturais, ao longo da existência humana foi vítima de muitas violências: inaceitáveis pela sua importância e pela contribuição ao sexo oposto, formando um mutualismo essencial e harmônico dos seres humanos. Mas, a mulher não é o sexo frágil no geral, e já venceu muitos tipos de humilhação e sofrimento: vítima de muito violência, o que nos leva a crer que a mulher com o apoio da sociedade e governo vencerá a violência direta contra si.

Fundamentação teórica

Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente: 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal. Esses dados foram revelados no Balanço dos atendimentos realizados em 2014 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Em relação ao momento em que a violência começou dentro do relacionamento, os atendimentos de 2014 revelaram que os episódios de violência acontecem desde o início da relação (23,51%) ou de um até cinco anos (23,28%).

Em 2014, do total de 52.957 denúncias de violência contra a mulher, 27.369 corresponderam a denúncias de violência física (51,68%), 16.846 de violência psicológica (31,81%), 5.126 de violência moral (9,68%), 1.028 de violência patrimonial (1,94%), 1.517 de violência sexual (2,86%), 931 de cárcere privado (1,76%) e 140 envolvendo tráfico (0,26%).

Dos atendimentos registrados em 2014, 80% das vítimas tinham filhos, sendo que 64,35% presenciavam a violência e 18,74% eram vítimas diretas juntamente com as mães. 

Entre 1980 e 2010 foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no Brasil, 43,7 mil somente na última década. Segundo o Mapa da Violência 2012 divulgado pelo Instituto Sangari, o número de mortes nesse período passou de 1.353 para 4.465, que representa um aumento de 230%. Já o Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil revela que, de 2001 a 2011, o índice de homicídios de mulheres aumentou 17,2%, com a morte de mais de 48 mil brasileiras nesse período. Só em 2011 mais de 4,5 mil mulheres foram assassinadas no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (760.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com