TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Filme "Guerra do Fogo"

Por:   •  28/1/2016  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  2.554 Visualizações

Página 1 de 3

UFF - INEST

Estudos Estratégicos I - Professor Dr. Vitelio Brustolin

Relatório do Filme "Guerra do Fogo" – João Marcelo Macedo de Oliveira        

        O período pré-histórico em que o filme “Quest for Fire” se passa, nos remete ao conceito do Estado de Natureza, descrito por Hobbes e outros autores, onde há o prevalecimento do instinto humano, sem uma instituição para ditar as normas dos grupos. Os relacionamentos ocorriam através de gestos e grunhidos, entre as pequenas tribos de hominídeos. O enredo do filme se passa em torno do fogo e da sua importância quase que vital para estes pequenos grupos, sempre como ferramenta usada para prevalecer. Era possível se defender dos animais, proteger-se do frio, iluminar, cozinhar o alimento, etc. graças a essa ferramenta.

        Logo no primeiro ato, duas dessas tribos primitivas batalham, utilizando de táticas primitivas de batalha, basicamente com o uso da força. Entretanto, algumas táticas diferenciadas são postas a prova, a tribo que realiza o ataque usufrui do terreno mais alto para o arremesso de pedras e rolamento de troncos, enquanto a que está na defensiva, que detinha de uma fonte natural de fogo, possui um armamento semelhante um arpão de madeira. A estratégia da tribo que ataca é obter a fogueira para si, enquanto a que defende possui a estratégia de mantê-la. O fim do combate ocorre quando esta fonte natural de fogo se esvai e nenhum dos grupos sucede em seu objetivo, levando ambos os grupos a fuga e o começo da “Quest for Fire”.

        O grupo passa por adversidades enfrentando outras tribos, animais e mudanças climáticas. Cabe o destaque a hominídea que se junta ao grupo após escapar de um grupo canibal, esta pertence a uma tribo mais avançada que já possuía uma forma de se comunicar primitiva. A importância desta comunicação se mostra quando o grupo consegue escapar de um animal ao subir em uma árvore e esperar a sua debandada. A bravura deste grupo também se mostra como uma tática de suma importância, como por exemplo, no momento em que nossos 4 protagonistas fogem do ataque de uma tribo mais numerosa correndo para uma manada de mamute, que amedronta os atacantes.

        

        O contato entre diferentes agrupamentos permitiu um intercâmbio de técnicas e soluções para problemas comuns. Essa cooperação resultou num primeiro contato de um dos personagens com utensílios mais complexos para guardar alimentos ou armas mais elaboradas para a defesa contra predadores. Essa superioridade na questão dos armamentos se torna clara no confronto final do filme. Dispostos à distância, os oponentes não conseguiam atingi-los arremessando lanças e madeiras com força bruta. Os personagens principais, entretanto, auxiliados pelo lançador de dardos de madeira que haviam adquirido em contato com a tribo mais avançada, conseguiram acertar os oponentes, ultrapassando-os e vencendo o combate. A superioridade técnica permitiu que um número menor de combatentes vencesse um grupo maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com