TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio quimica experimental

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE BRASILEIRA – MULTIVIX

DISCIPLINA: QUIMICA GERAL

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

PROFESSORA: LORENA SANTOS BERTRANDA

RELATÓRIO DE AULA PRATICA – LIGAÇÕES QUÍMICAS

 

Ana Carolina Feitosa Duarte/ECI03NA

Barbara Estela Ragassi/ECI03NA

Carlos Armando Endringer/ECI03NA

Edgard de Freitas Pereira/ECI03NA

Gilberto Barros/ECI03NA

Melina Loureiro/ ECI03NA

VITÓRIA

ABRIL, 2016

INTRODUÇÃO

Substâncias iônicas são aquelas formadas por íons (cátions e ânions) ligados entre si por forças de natureza elétrica. Substâncias moleculares ou covalentes são formadas a partir do compartilhamento de elétrons entre os átomos dos elementos que estão se ligando. Apesar de não possuírem íons em sua constituição, as moléculas podem apresentar pólos elétricos, devido à diferença de eletro negatividade dos elementos; neste caso, são denominadas moléculas polares. Quando não há diferença de eletronegatividade ou quando a resultante dessas diferenças é nula, a molécula é denominada apolar. As substâncias moleculares têm suas moléculas atraídas entre si por forças denominadas de intermoleculares. No caso de substâncias cujas moléculas sejam apolares a força de atração que justifica sua existência nos estados sólido e líquido é denominada de dipolo induzido – dipolo induzido; no caso de substâncias cujas moléculas sejam polares a força intermolecular é denominada dipolo permanente – dipolo permanente ou simplesmente dipolo – dipolo. Há um tipo de dipolo – dipolo, muito forte, que ocorre entre moléculas onde o hidrogênio esteja ligado a oxigênio, nitrogênio ou flúor. Esta força recebe o nome particular de ponte de hidrogênio (ou ligação de hidrogênio).

Nas substâncias moleculares, de um modo geral, dois fatores influem nos PF e PE:

a) TIPO DE FORÇA INTERMOLECULAR.

Quanto mais intensas as atrações intermoleculares, maiores os seus PF e PE.

b) TAMANHO DAS MOLÉCULAS

Quanto maior for o tamanho de uma molécula, maior será a sua superfície, o que propicia um maior número de interações com as moléculas vizinhas, acarretando PF e PE maiores para comparar os pontos de fusão e ebulição de diferentes substâncias, devemos considerar esses dois fatores.

A solubilidade de uma substância (denominado soluto) em outra (denominada solvente), está relacionada à semelhança das forças atuantes nas mesmas (iônicas ou intermoleculares). Em consequência disso, substâncias iônicas e substâncias moleculares polares tendem a se solubilizar em solventes também polares, enquanto que substâncias apolares tendem a se solubilizar em solventes apolares. O envolvimento as partículas do soluto pelas moléculas do solvente é denominado de solvatação e, no caso do solvente usado ser a água é comum substituir-se o termo por hidratação. O fenômeno da dissolução é fundamentalmente um processo físico-químico, dependendo, em grande extensão, das forças de coesão que ligam:

  • As moléculas do solvente;
  • As partículas do soluto;
  • As moléculas do solvente e as partículas do soluto.

Embora não seja possível prever com precisão absoluta quando uma substância é solúvel em outra, podemos estabelecer genericamente que:

“A dissolução ocorre com facilidade, quando as forças de ligação entre as moléculas do solvente, de um lado, e entre as partículas do soluto de outro, são do mesmo tipo e magnitude”.

Ou seja, uma substancia é solúvel em outra que lhe e semelhante, interpretando esta semelhança do ponto de vista estrutural, de polaridade e caráter das forças intermoleculares. Assim, um composto polar é solúvel em solvente polar, e um composto apolar é solúvel em solvente apolar.

OBJETIVOS

Constatar, na prática, diferenças entre o comportamento de substancias iônicas e moleculares. E Verificar a solubilidade de alguns compostos, já que a natureza iônica e uma substancia influi na solubilidade em determinados solventes.

MATERIAIS E REAGENTES

Pipeta 1ml; Suporte Universal; Garras; Bico de Bunsen; Tubos de Ensaio; Estante para tubos; Pinça de Madeira.

NaCl; ZnCl2; Naftaleno sólido; Iodo sólido; Sacarose; Alcool Etílico; Óleo comestível; Tetracloreto de Carbono ou Querosene.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Experimento 01. Substancias Iônicas e Moleculares frente ao aquecimento:

  • Orientado pelo professor, adicionar pequena quantidade de iodo em um tubo de ensaio.
  • Em três tubos de ensaio adicionar respectivamente sacarose (C12H22O11), cloreto de zinco (ZnCl2) e cloreto de sódio (NaCl) (todos no estado sólido).
  • Aquecer, com auxilio de uma pinça de madeira, cada um dos tubos ate observar a mudança no seu estado físico.

Obs: Utilizar, nos ensaios abaixo, quantidades equivalentes e pequenas de sacarose, cloreto de zinco e cloreto de sódio. E comparar o tempo necessário para que sejam observadas mudanças nas substancias usadas. Anote todas as suas observações.

Experimento 02. Polaridade e Solubilidade:

  • Em três tubos de ensaio adicionar, utilizando pipetas volumétricas, respectivamente, 1,0 ml de água, 1,0ml de álcool etílico e 1,0 ml de querosene.
  • A cada um dos tubos adicionar 2 gotas de óleo comestível, agitar intensamente e observar os resultados.
  • Repetir o procedimento anterior, substituindo o óleo comestível por quantidades pequenas e equivalentes de cloreto de sódio, naftaleno e iodo.
  • Criar uma tabela comparando a solubilidade de todos.

Obs: Por se tratar de um ensaio comparativo, é necessário utilizar-se quantidades equivalentes de reagentes nos tubos de ensaio.

ANALISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Experimento 01. Substancias Iônicas e Moleculares frente ao aquecimento:

Mudança no estado Físico:

Iodo – É uma substancia molecular e apolar, pois geralmente substancias moleculares no estado sólidos, possuem pontos de fusão e ebulição mais baixos comparados a substancias iônicas, e o iodo, além disso, ao ser aquecido sublima, passa do estado solido para o gasoso devido sua força intermolecular dipolo-induzido.

Sacarose- É uma substancia molecular polar e dipolo-dipolo, visto através do experimento que possui baixos pontos de fusão e ebulição, pois evaporou mudando de coloração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com