TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Alumar Day

Por:   •  1/3/2020  •  Resenha  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

RELATÓRIO DE PALESTRA: ALUMAR DAY 2019

LEÔNCIO PEREIRA                                                                              CPD: 95720

Agosto - 2019


No dia vinte de agosto do ano de dois mil e dezenove, terça-feira, recebemos no Auditório Alberto Abdala, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA a presença da gerente regional de Recursos Humanos, Sra. Tereza Cavalca, juntamente com o diretor  da refinaria da Alumar, Sr. Giuliano Siqueira, para ministrar a palestra cujo título foi: “Alumar Day 2019: Muno do Mercado de Trabalho e Carreira na Alumar”.

Às 13:05h chegamos para fazer o credenciamento nas oficinas que tínhamos previamente escolhido. Logo após, fomos encaminhados ao auditório onde iria se dar a abertura do evento.

Às 13:34h teve início das palestras, com a participação do diretor da refinaria da Alumar, que a apresentou e explicou alguns pontos referentes a ela. Logo após, às 13:56h, a gerente regional de Recursos Humanos subiu ao palco e nos explicou, de forma clara, simples e direta, sobre o Alumar Day, que é uma iniciativa de parceria entre Alumar e FIEMA e tem como foco apresentar aos alunos universitários e estudantes em geral um pouco do universo e realidade do mercado de trabalho. Nos apresentou também os valores e a visão do consórcio Alumar, que é uma união entre a Alcoa, South 32 e Rio Tinto, as opções de carreira técnica e gerencial disponíveis lá dentro para os universitários, alguns desafios do mercado encontrados hoje bem como as competências procuradas pelas empresas nos seus colaboradores, como proatividade, ética, boa relação interpessoal, colaboração, flexibilidade, entre outras.

A rodada de palestras acabou às 14:41, onde após isso a plateia foi dividida de acordo com os temas das oficinas, que cada um escolheu previamente, e os grupos foram dirigidos para as salas onde cada um ocorreria.

A oficina de engenharia mecânica se iniciou às 14:57h, sendo ministrada por Adriano Tinoco, engenheiro mecânico sênior, e Ayrton Abrantes, estagiário em engenharia mecânica, ambos na Alumar. Inicialmente, foi falado sobre a bauxita e seu processo de obtenção, enfatizando que a linha de produção segue o modelo toyotista. Logo após foi apresentado as funções do engenheiro de manutenção dentro da empresa e sobre o sistema de bombeamento, a classificação das bombas, o funcionamento, os tipos de bombas e suas utilizações. Depois, nos foi apresentado o software AFT Fathom, que é utilizado para o dimensionamento de bombas. Nos foi explicado, de forma resumida, sua utilização, um pouco do seu funcionamento, um exemplo prático e como interpretar seus resultados.

Quando as oficinas acabaram, às 16:28, voltamos ao auditório, onde aconteceria uma mesa redonda com alguns dos estagiários da Alumar, que se iniciou às 16:39h, onde eles puderam compartilhar suas experiências vividas lá dentro e o público ali presente pode tirar algumas de suas dúvidas.

O evento se encerrou pouco depois das 17h, com os aplausos da plateia pela oportunidade de entender o que o mercado de trabalho espera de cada um e conhecer profissionais de diversas áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com