TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aterramento

Por:   •  30/8/2017  •  Ensaio  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Laboratório de Instalações Elétricas

Experimento 1 – Relatório

João Victor Espindola Couto – 12/0014475

Turma C

        A primeira parte do experimento realizado no laboratório de instalações elétricas consistiu na apresentação do laboratório e dos equipamentos que serão utilizados durante o semestre. Esse procedimento é de fundamental importância para a segurança dos alunos que utilizarão estes equipamentos e também para um bom manuseio dos mesmos. O professor apresentou brevemente cada um dos equipamentos falando um pouco do funcionamento e manuseio deles. Nessa primeira parte foram apresentados desde os componentes utilizados na bancada e equipamentos de segurança até o quadro geral de distribuição do prédio SG-11, onde se localiza o laboratório.

        A segunda parte do experimento foi a realização da medição da resistência do sistema de aterramento do SG-11. No início desta parte o professor explicou a prática de aterramento de forma sucinta e falou um pouco sobre o aterramento do prédio SG-11. Aterrar um equipamento elétrico consiste em liga-lo eletricamente à terra com o objetivo principal de proteção. Essa ligação funciona como um caminho alternativo de menor impedância para correntes de fuga que podem ocasionalmente ocorrer durante o manuseio de equipamentos elétricos ou até mesmo durante uma descarga atmosférica. Além do aterramento de proteção existe também o aterramento de serviço, que tem por objetivo a melhoria dos serviços elétricos.

Sabendo disso, com o auxílio do professor, montamos o equipamento de medição de resistividade do solo (Earth Tester) na parte externa do SG-11. Após a montagem foi realizada a medição. Infelizmente não conseguimos alcançar o resultado esperado, que era para ser um valor menor que 5 ohms, que por sinal é um ótimo valor. Um palpite para esse erro na medição seria o estado que se encontrava  o eletrodo de aterramento ou até mesmo algum problema na montagem do equipamento. No meu ponto de vista, o procedimento de medição foi o ponto alto da aula, pois, conciliou os fundamentos teóricos apresentados pelo professor com a prática durante a montagem e manuseio do equipamento de medição.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com