TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VESTIBULARES = REGIÃO SUL – PR – SC – RS HISTÓRIA GERAL ALTA IDADE MÉDIA

Por:   •  3/8/2016  •  Exam  •  7.575 Palavras (31 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 31

VESTIBULARES = REGIÃO SUL – PR – SC – RS

HISTÓRIA GERAL

ALTA IDADE MÉDIA

  1. (UFSC 2015) Sobre o período conhecido como Idade Média, é CORRETO afirmar que:

01) o romance de cavalaria foi um gênero literário que divulgou ideias de amor cortês.  

02) a peste negra foi uma doença que teve graves consequências para a sociedade medieval, dizimando parte da população europeia.  

04) as universidades criadas no período tiveram importante papel no desenvolvimento da cultura e do ensino no Ocidente.  

08) a formação das corporações de ofício está relacionada à efervescência comercial da Europa no início da Idade Média.  

16) várias dissidências da Igreja surgiram no período, como foi o caso dos cátaros. Devido ao acolhimento à diversidade defendido pela Igreja, as comunidades cátaras puderam ser mantidas.  

32) o cristianismo difundido pela Igreja penetrou de tal maneira em todas as camadas da sociedade medieval que foi capaz de anular as crenças pagãs de origem antiga.  

64) as ordens mendicantes foram criadas por uma parcela do clero medieval que defendia o conceito de usura e estimulava o acúmulo de bens e lucro.  

Resposta: 01 + 02 + 04 = 07.

Estão incorretas as proposições [08], [16], [32] e [64], pois:

[08] a Idade Média foi um período histórico com ausência de comércio;

[16] não houve o surgimento de dissidências da Igreja Católica na Idade Média;

[32] o paganismo esteve presente na Idade Média, por vezes se misturando ao Cristianismo;

[64] as ordens mendicantes foram criadas pelo Baixo Clero, que defendia o voto de pobreza e a caridade.

  1. (UEM-2015) Os romanos chamavam de bárbaros os povos que viviam além das suas fronteiras e cujas culturas estranhavam profundamente. Apesar de a denominação esconder uma grande diversidade de culturas e povos (Vândalos, Ostrogodos, Visigodos, Burgúndios, Anglos, Saxões, Francos e muitos outros povos), eles tinham semelhanças na organização social, política e econômica, sobretudo porque, em sua grande maioria, tinham a mesma origem: a germânica. (ARRUDA, José Jobson; PILETTI, Nelson. Toda a história: História geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática. 12 ed. 1. reimpressão. 2003. p. 97-98).

Sobre as comunidades germânicas na Idade Média, assinale o que for correto 

01) Os povos germânicos transferiram para as terras ocupadas na Europa muitos aspectos do seu sistema econômico, baseados em trocas naturais e na exploração coletiva da terra, por meio de cultivo agrícola e da criação de rebanhos. Praticavam ainda a caça e a pesca. A guerra tinha importância fundamental na obtenção de riquezas.  

02) Os hábitos dos germânicos eram semelhantes aos costumes dos romanos. Vestiam-se com peles de animais e tecidos grosseiros e moravam em cabanas rústicas. No tocante à religião, os germânicos eram cristãos e acreditavam num paraíso, onde virgens guerreiras, as valquírias, entretinham os guerreiros.  

04) A sociedade germânica era patriarcal. Cabia ao chefe do grupo familiar as decisões mais importantes. A organização política tinha por base os grupos familiares, que formavam unidades maiores até chegarem às tribos. Independentes, essas tribos se reuniam apenas para determinadas finalidades, como a guerra. Essa autonomia dificultou a formação de um estado forte e centralizado.  

08) As invasões mantiveram a dinâmica social dos povos germânicos. Os camponeses preservaram a sua independência, convivendo harmonicamente com chefes guerreiros e grupos armados. Com a posse da terra, os camponeses não precisavam trabalhar para a nova elite que se formou. Essa organização seria uma das características principais da economia feudal que se formava.  

16) Entre os germânicos, o chefe deveria se comportar com justiça, e os guerreiros deviam obediência a ele. Em tempo de guerra, formava-se o comitatus, bando armado que se organizava temporariamente e se baseava nas relações de reciprocidade entre o comandante e o comandado. Essa relação de lealdade seria outra contribuição dos povos germânicos à sociedade feudal.  

Resposta: 01 + 04 + 16 = 21.

[02] Incorreta. Os germânicos não eram cristãos e não tinham os mesmos hábitos que os romanos.

[08] Incorreta. Com as invasões bárbaras, a dinâmica social alterou muito. A Igreja católica realizou a síntese entre Romanos e Germânicos.

  1. (PUCPR-2015) O Império Bizantino foi uma civilização na qual a religião tinha um lugar de grande destaque. Temas religiosos eram muito correntes entre a opinião pública em geral. Em diversos setores da vida bizantina havia forte influência religiosa. Em especial, na vida política havia uma conexão importante entre Estado e Igreja, chegando o imperador a ter um papel de destaque na vida religiosa em Bizâncio. Com base no exposto, indique o tipo de regime político que se desenvolveu no Império Bizantino.

a) Califado.  

b) Monarquia absolutista.  

c) Monarquia eletiva.  

d) Cesaropapismo.  

e) Sacro Império Romano.  

Resposta: [D]

Somente a alternativa [D] está correta. A questão remete ao poder político no Império Bizantino. Em 330 da nossa era, o imperador romano Constantino reestruturou a cidade de Bizâncio batizando com o nome de “Constantinopla”, em 395 o imperador romano Teodósio dividiu o Império Romano em duas partes: Ocidental tendo Roma como capital e a Oriental, Constantinopla como capital. Em 476 caiu o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente também conhecido como Império Bizantino sobreviveu até 1453 quando ocorreu o cerco de Constantinopla pelos Turcos Otomanos. Herdeiro de Roma, o Império Bizantino possuía um regime político no qual o imperador tinha muito poder interferindo no âmbito da religião. Este modelo político característico de Constantinopla ganhou o nome de “Cesaropapismo”.

  1. (UFRGS-2015) Considere as seguintes afirmações acerca das relações entre o Oriente e o Ocidente no mundo medieval.

I. Uma das causas da queda do Império Romano do Ocidente foi a expansão do islamismo pelo território da Europa ocidental.

II. A cultura árabe legou para as sociedades europeias estudos sobre autores como Platão e Aristóteles, estabelecendo um elo entre o mundo antigo pagão e o mundo moderno cristão.

III. A Península Ibérica foi profundamente marcada pela presença muçulmana, que se estendeu entre os séculos VIII e XV, produzindo reflexos na cultura lusitana e hispânica.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (405.2 Kb)   docx (196.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com