TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio

Artigo: Relatório De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Durante o estagio tive a oportunidade de observar o cotidiano da construção civil, também foi possível entender melhor as atribuições de um técnico em edificações dentro de uma obra, como, por exemplo, organizar o canteiro de obras, requisitar materiais, distribuir tarefas entre os funcionários, fiscalizar os serviços, ler o projeto e garantir a qualidade e o bom andamento dos trabalhos realizados.

Acredito que a experiência que obtive no estágio trará grande valorização para minha vida profissional, não somente por ter contribuído com meu primeiro passo na área, mas também pelo crescimento pessoal e psicológico que tive a oportunidade de adquirir durante este período.

2-PERÍODO E ATIVIDADES EXERCIDAS

As atividades foram exercidas no período de 16 de Setembro de 2013 a 08 de Novembro de 2013. Tais como: Acompanhamento técnico da obra, fiscalização dos trabalhos, leitura de projeto e distribuição de tarefas. De segunda à sexta feira das 09 horas às 16 horas contendo um intervalo de 1 hora para almoço, com um total de 30 horas semanais, em 8 semanas, concluindo a carga horária de 240 horas.

3-OBJETIVOS DO ESTÁGIO

O estagio teve o objetivo de permitir ao estagiário ter a chance de aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala, na pratica dentro de uma obra, verificar a aceitação desses conceitos pelos outros funcionários da construção civil e até que ponto esses conceitos podem ser aplicados. O estagio também teve a função de auxiliar o estagiário na familiarização com o cotidiano da obra e desenvolver habilidades, como por exemplo, a resolução de problemas cotidianos e a administração de tempo e funcionários na construção. Além disso, também pode ajudar a desenvolver o relacionamento com pessoas que fazem parte da construção civil e a aprender a administrar divergências entre funcionários.

4- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o estagio desenvolvi o acompanhamento técnico da obra e a leitura do projeto, além disso, também requisitei materiais para compra, auxiliei na organização do canteiro de obras, distribui tarefas e fiz o controle do uso das ferramentas e instrumentos, sempre fiscalizando o bom uso das ferramentas e a boa execução dos trabalhos.

4.1 – 16 a 20 de Setembro de 2013.

INÍCIO DO ESTAGIO: Para inicio do estagio foi apresentada a obra de um salão comercial com 130 m² de área a ser construída, localizado na Rodovia José Bueno De Miranda, KM 11, centro, Pedra Bela – SP em frente ao portal da cidade. Após a apresentação da obra se deu inicio ao estagio e nas primeiras atividades eu acompanhei as aberturas de valas para vigas e blocos de fundação (foto 1). As valas das vigas de fundação foram todas abertas com a dimensão de 20X40 cm e os blocos de coroamento das estacas foram feitos na dimensão 40X60X40 cm. Não foram utilizadas formas para essas vigas e blocos. No total foram abertos 61 metros lineares de vigas e foram feitos 10 blocos de coroamento das estacas. Também participei da requisição e entrega dos materiais e a entrega das ferramentas e instrumentos a serem utilizados pelos funcionários. Visto que se trata de uma empreiteira de pequeno porte e não detém de equipamento especifico (mini escavadeira) para esta atividade, o trabalho foi todo manual e foi feito durante toda à primeira semana, também pude notar durante a semana a utilidade especifica de cada ferramenta ou instrumento utilizado por pedreiro e/ou ajudante como, por exemplo, a picareta, pá, enxada, vanga e outros.

Foto nº1-Funcionário terminando de realizar a abertura das valas das vigas de fundação.

Fonte: Josias Eduardo Leme

4.2 – 23 a 27 de setembro de 2013

No decorrer desta semana eu observei a realização das escavações das estacas manualmente (foto 2). Através do projeto foi decidido que as estacas iriam ter diâmetro de 25 cm, profundidade de 4 metros e também a localização de cada estaca. Após a escavação das estacas foi feito o apiloamento de um lastro de brita no fundo das valas das vigas e blocos de fundação. Após esse processo foram colocadas as armações de aço de vigas, blocos de fundação e dos pilares (foto 3), visto que as ferragens já estavam armadas antes do inicio do estagio. Para a armação das ferragens foram utilizadas barras de aço CA 50 de 12,5 mm de diâmetro e para os estribos foram utilizadas barras de 6,3 mm de diâmetro. No final da semana foram realizados os serviços de concretagem de toda a fundação, para esse serviço foi requisitado 6m³ de concreto usinado com FCK de 25 mpa, como a quantidade pedida de concreto usinado não atendeu a toda a necessidade da fundação foi preparado cerca de 0.50m³ de concreto na betoneira (foto 4) para o termino da concretagem da fundação (foto 5).

Foto nº2-Funcionário realizando a perfuração das estacas manualmente.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº3-Ferragens da viga de fundação e do pilar e lastro de brita apiloado no fundo da vala.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº4-Betoneira utilizada na obra para preparação de argamassa e concreto.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº5-Termino da concretagem de toda a fundação.

Fonte: Josias Eduardo Leme

4.3 – 30 de Setembro a 04 de Outubro de 2013

Nesta semana foram iniciados os serviços de assentamento de blocos, para esta atividade foram utilizados blocos de concreto com dimensões 19x19x39 (foto 6). Para a argamassa de assentamento ficou decidido à troca da cal hidratada pelo vedalit na sua composição por proporcionar mais economia sem causar perda na qualidade da argamassa, portanto a argamassa de assentamento foi composta de cimento, vedalit, e areia. Ao iniciar-se o assentamento dos blocos foi adicionado um produto impermeabilizante na argamassa de assentamento (vedacit) para as 3 primeiras fiadas de blocos para evitar a “ascensão capilar” na alvenaria. Após o assentamento da 4ª fiada de blocos em uma das paredes (foto 7), conferi se os blocos estavam no nível e prumo corretos. Os serviços Continuaram normalmente até a conclusão da 5ª fiada de blocos, na 6ª fiada foi feita a contra-verga (foto 8), na contra-verga foi colocada uma treliça no interior da canaleta para proporcionar mais sustentação a mesma.

Foto nº6-Blocos de concreto usados na alvenaria.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº7-Alvenaria executada em bloco de concreto.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº8-Concretagem da contra-verga.

Fonte: Josias Eduardo Leme

4.4 – 07 a 11 de Outubro de 2013

Durante esta semana, prosseguiu o assentamento dos blocos da alvenaria normalmente, mas agora deixando em aberto o vão para o assentamento das janelas e utilizando-se de cavaletes para atingir a altura necessária para poder assentar os blocos (foto 9). Continuei conferindo o prumo e nível dos blocos. Após a alvenaria atingir 2,20 metros de altura foi feita a verga com canaletas e treliças. Em uma parede que ficaria em contato direto com um montante de terra (foto 10) podendo ocasionar umidade na alvenaria foi adicionado um produto impermeabilizante (vedacit) na argamassa de assentamento. A alvenaria foi concluída após atingir 2,80 metros de altura. Após o termino do levantamento de toda a alvenaria foram colocadas às formas dos pilares (foto 11), para as formas foram utilizadas tabuas de pinus na dimensão 2,5X30 cm. Toda a alvenaria foi executada sempre deixando uma junta ou espaçamento entre os blocos de no mínimo 1 cm, e sempre aplicando o conceito da “amarração” entre os blocos de concreto.

Foto nº9-Utilização de cavaletes para auxiliar no assentamento dos blocos.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº10-Montante de terra que ficara em contato com a alvenaria podendo ocasionar umidade.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº11-Alvenaria acabada e forma do pilar pronta.

Fonte: Josias Eduardo Leme

4.5 – 14 a 18 de Outubro de 2013

Durante o inicio desta semana, tive a oportunidade de acompanhar os serviços de concretagem dos pilares (foto 12), para esse serviço foi utilizado de concreto preparado na betoneira na própria obra com cimento portland CP-II 32, Brita, Areia e água. Durante a concretagem de cada pilar o pedreiro ou ajudante batia na forma com um martelo para se certificar de que o concreto estava passando pela ferragem sem deixar “bicheiras” no meio do pilar. No total foram utilizados cerca de 2,50 m³ de concreto nos pilares. Após a concretagem dos pilares as armaduras das vigas aéreas foram postas em seus devidos lugares (foto 13) e iniciou-se a preparação das formas das vigas, para essas formas utilizou-se de tabuas de pinus na dimensão 2,5X30 cm e 2,5X20 cm, nesse serviço pude observar a importância de uma forma bem feita, evitando o risco de ela abrir durante a concretagem das vigas causando perda de material e mão de obra. Para armação dos pilares e vigas aéreas foram utilizadas barras de ferro CA 50 com 12,5mm de diâmetro e para os estribos foram utilizadas barras de 6,3mm de diâmetro. As vigas aéreas têm dimensão 20X40 cm e 20X50 cm e os pilares tem dimensão 20X20 cm, sendo um total de 12 pilares.

Foto nº12-Pilar após a sua concretagem.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº13-Ferragens das vigas aéreas.

Fonte: Josias Eduardo Leme

4.6 – 21 a 25 de Outubro de 2013

Durante toda essa semana, foram feitos os serviços de montagem e escoramento da laje (fotos 14, 15, 16). Por se tratar de uma laje pré-moldada H16+4, foi necessária uma atenção especial durante o escoramento desta laje. O escoramento foi feito com os pontaletes de madeira bem próximos para não haver riscos durante a concretagem. Os pontaletes ficaram a uma distancia de 80 cm um do outro e tinham uma altura de 3 metros. Para o escoramento da laje também foram usadas tabuas de pinus, postas na direção contraria a laje para proporcionar o escoramento correto. Durante essa semana tive a oportunidade de notar que também é muito importante o escoramento bem feito, para evitar riscos de perda da qualidade da estrutura da laje.

Foto nº14-Montagem da laje.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº15-Escoramento da laje.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº16-Montagem da laje.

Fonte: Josias Eduardo Leme

4.7 – 28 de Outubro a 01 de Novembro de 2013

No inicio dessa semana, foram finalizados os serviços de montagem e escoramento da laje (foto 17) e após a colocação das lajotas e da malha sobre a mesma (foto 18), foram executadas as passagens de elétrica na laje e nas paredes através dos conduites (foto 19). Após a laje estar completamente montada, foram iniciados os serviços de concretagem da laje e das vigas aéreas, para esta tarefa foi requisitado 18 m³ de concreto usinado com FCK de 25 mpa. Ao termino da concretagem sobraram cerca de 0.50 m³ de concreto que foram descartados ao lado da obra onde após o termino da mesma será uma calçada. A obra prosseguiu, mas sempre mantendo a laje úmida/molhada (foto 20), processo que ira durar por cerca de 8 dias após a concretagem. Após estes serviços foi iniciada a passagem da tubulação de fornecimento de água ao salão.

Foto nº17- Termino do escoramento da laje.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº18-Colocação das lajotas e da malha sobre a laje.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº19-Passagem dos conduites.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº20-Laje após a concretagem sendo molhada.

Fonte: Josias Eduardo Leme

4.8 – 04 a 08 de Novembro de 2013

No decorrer dessa semana, pude acompanhar os serviços de passagem da tubulação de fornecimento de água (foto 21), e a passagem da tubulação que irá dar vazão ao esgoto do salão. Para as tubulações de água e esgoto foram utilizados canos de PVC soldados a frio com cola especifica. Nos banheiros foram instalados dois registros de gaveta para facilitar uma futura manutenção nas instalações hidráulicas. Nas tubulações de esgoto sempre que foi necessária uma curva de 90° na direção do esgoto, teve-se de fazer uma caixa de inspeção no local com dimensão 50X50 cm, para evitar problemas no encanamento e para uma possível manutenção no esgoto. Após o termino dos serviços hidráulicos foram assentadas as janelas do salão no prumo e nível corretos (foto 22) e também foram “chumbadas” as caixas de iluminação 4X4 e 4X2 na alvenaria. No final da semana foram iniciados os serviços de revestimento da alvenaria externa, para preparar a alvenaria para receber o revestimento final a parede foi chapiscada com uma argamassa de cimento, areia e água no traço 1:3. No salão foram usadas janelas de dimensão 1,50X1,00 e nos banheiros foram utilizadas janelas de 0,60X0,80. Sendo todas as esquadrias de aço.

Foto nº21-Passagem de tubulação para fornecimento de água.

Fonte: Josias Eduardo Leme

Foto nº22-Janela assentada.

Fonte: Josias Eduardo Leme

V - Término do Estágio

Após o término do estágio, prosseguiu a construção do salão comercial na rodovia José Bueno de Miranda, KM 11, Centro, Pedra Bela – SP. As obras irão prosseguir até o termino do salão e após a conclusão da obra, será executada uma estrutura metálica sobre o salão e este será coberto por telhas de zinco galvanizado evitando a chuva, além da aplicação de um impermeabilizante para garantir que não ocorra nenhum problema nesse salão devido à umidade. Após todos os serviços estarem acabados o salão deve ser utilizado para a instalação de algum comercio local, e a laje devera ser utilizada como estacionamento.

VI – CONCLUSÃO

O estágio permitiu verificar como é complicado aplicar muitos conceitos teóricos aprendidos em aula na pratica dentro de uma obra. A mão de obra muitas vezes se torna resistente a muitos conceitos apresentados a ela, pelo motivo de desconfiança, preguiça e medo de que uma forma diferente de executar um serviço ou tarefa possa lhe causar mais trabalho que o normal. Percebi que é responsabilidade de nos técnicos lhes mostrar que com a nossa ajuda eles podem ganhar em economia, tempo, qualidade e causar menos desperdício dentro de uma construção.

Mas por outro lado embora à mão de obra necessite ainda de aperfeiçoamento, pude perceber que muitas pessoas desvalorizam o trabalho de um bom pedreiro, pintor, eletricista entre outros, por cultivarem a ideia de que estes profissionais estão nesta área por falta de opção ou condição social melhor. Ideia que na maioria das vezes é errada, pois para realizar diversos serviços durante uma obra necessita-se de muita técnica, inteligência, dinamismo, capacitação e principalmente experiência.

Também pude notar a importância de um Projeto correto e bem executado e a importância da organização dentro de uma obra como, por exemplo, na compra dos materiais e na entrega dos mesmos, sempre evitando a falta de materiais, mas também pensando que principalmente numa obra de pequeno porte se os materiais pedidos forem entregues muito antes da sua utilização isso pode causar congestionamento na obra e atrapalhar o bom prosseguimento dos serviços. E para que tudo isso ocorra de forma correta é muito importante à presença de um técnico em edificações durante uma obra.

...

Baixar como  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »