TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Empuxo

Por:   •  12/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

O EMPUXO E O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

Resumo: A finalidade deste relatório é conceder ao aluno a competência para reconhecer a presença do empuxo em função da aparente diminuição da força peso em um corpo submerso em um líquido, reconhecendo sua dependência em função da densidade e volume do líquido deslocado.

Palavras-chave: Fluido, força, empuxo, volume e densidade.

1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A realização desta prática em laboratório tem como objetivo nos mostrar e testar conceitos sobre a existência do empuxo e sobre o Teorema de Arquimedes.

Quando um corpo está total ou parcialmente submerso em um fluido, uma força de reação permite que o corpo se sustente verticalmente, a esta força chamamos de empuxo.

O Empuxo é uma força resultante, exercida por um fluido em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso (fig.1).

Quando um corpo vai sendo submergido, o líquido começa a atuar em todas as direções deste, logo a pressão vai aumentando, assim a força que atua na parte inferior do corpo sobressai em relação à força que atua na parte superior. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula.

[pic 1]

Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre um empuxo vertical para cima que é igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo. Assim, um corpo imerso na água torna-se mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo aliviando o seu peso.

Assim é definido o empuxo, que é comparado com o peso do corpo. Devemos nos atentar, pois a força empuxo pode variar de acordo com a densidade do fluido.

A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre corpo. De acordo com o principio de Arquimedes o módulo da força de empuxo é dado por:

 =   [pic 2][pic 3]

Onde  é a massa do fluido deslocado pelo corpo. Substituindo  = , temos[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

Onde:
E =Empuxo (N)
ρ =Densidade do fluido (kg/m³)
V =Volume do fluido deslocado (m³)
g = aceleração da gravidade (m/s²)
   

                        


2. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Na realização desta atividade utilizamos os seguintes materiais: 1(um) tripé com bases niveladoras, 1(um) dinamômetro de 2N; 1(um) cilindro de Arquimedes; 1(um) Becker com 250 ml de água, 1(uma) seringa de 20 ml.

Inicialmente, realizamos a montagem do tripé, fixando o dinamômetro em sua parte superior e verificando sua regulagem. Foi retirado o êmbolo de dentro do cilindro de Arquimedes e verificado que o espaço deixado no cilindro é igual ao volume do êmbolo retirado. Realizamos a pesagem do conjunto e acoplados ao dinamômetro (fig.2). Após a pesagem, o embolo foi acoplado à parte inferior do cilindro e realizado a regulagem de altura do conjunto em relação à mesa (fig.3).

                                  [pic 8]

                            

        

O embolo foi mergulhado dentro do Becker, na água, e foi verificado o fenômeno ocorrido com o cilindro (fig.4). Após este passo, retiramos água do Becker com auxilio de uma seringa e enchemos o cilindro, onde observamos outro fenômeno (fig.5 e 6), assim verificamos novamente o resultado do experimento.

              [pic 9]

       

     

3. RESULTADOS OBTIDOS

Primeira parte do experimento:

Foi posicionado na bancada o tripé com bases niveladoras, o dinamômetro foi acoplado ao tripé e ajustado sua escala. Foi retirado o embolo do cilindro de Arquimedes e verificado que o espaço deixado no cilindro corresponde ao volume de embolo retirado. Pesado o conjunto (cilindro+embolo) e verificado valor de 0,61N (já descontado o peso do recipiente auxiliar do cilindro = 0,23N), sendo considerando este, como peso do corpo fora do líquido ().         Após esta medição o conjunto (cilindro+embolo) este foi fixado ao dinamômetro e posicionado (fig.3).  O embolo foi mergulhado na água e verificado novo valor para seu peso de 0,17N e considerado como peso aparente do corpo dentro do líquido .   Podemos perceber, desta forma, que a força empuxo atua em direção contrária a força peso, fazendo desta forma com que o valor do peso aparente do embolo reduzisse. Podemos determinar o módulo da força empuxo, conforme a fig.7.[pic 10][pic 11]

                    [pic 12]         [pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19]

Figura 7

Desta forma, verificamos que o empuxo tem direção vertical e o seu sentido de baixo para cima, ou seja, contrário à força peso.

Quando posicionamos o embolo, submerso apenas em sua metade (fig.8), verificamos que o valor do módulo do empuxo reduz, praticamente, a sua metade (já descontado o peso do recipiente auxiliar do cilindro = 0,23N).

 

                                [pic 20][pic 21]

                       [pic 22][pic 23]

        

Figura 8

        

Assim, temos que um sistema de forças estando em equilíbrio tem sua somatória de forças igual a zero, desta forma e empuxo, no sistema, tende a ser uma força.

Segunda parte do experimento:

Com o embolo submerso, foi retirado com auxílio de uma seringa, água do Becker (fig.9). A água retirada foi utilizada para encher o cilindro (fig.10). Foi observado que a leitura no dinamômetro aumentou para 0,86N. Descontado o peso do recipiente auxiliar do cilindro = 0,23N, temos que o peso (cilindro+embolo) é de 0,63N. Assim, verificamos que o volume de água contida no cilindro é igual ao volume do êmbolo; e o volume de água deslocado pelo embolo dentro do recipiente é igual ao volume de água dentro do cilindro (Princípio da impenetrabilidade da matéria).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (812.4 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com