TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estrutura

Por:   •  15/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

EETI – Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação

Alan Pastor

André Felipe

Bruna Saba

Daniell Cavalcante

Matheus Borges

PROJETO ESTRUTURA

Salvador - BA

Outubro, 2017

Alan Pastor

André Felipe

Bruna Saba

Daniell Cavalcante

Matheus Borges

PROJETO ESTRUTURA

Projeto de atividade prática interdisciplinar a ser desenvolvido na disciplina Mecânica dos Sólidos dos cursos de Engenharia da EETI da Universidade Salvador.

Orientador: Prof. Francisco Henrique Lemos.

Salvador-BA

Outubro, 2017

RESUMO

Através da elaboração do projeto Estruturas pretende-se elucidar o conhecimento teórico sobre treliças e analisar cada tipo de estrutura. Além disso, os alunos terão contato com o FTOOL, uma importante ferramenta para a área da engenharia que fornece uma análise detalhada dos esforços sobre a estrutura. Análise essa que permitirá maior compreensão sobre a teoria já vista em sala. O trabalho além de trazer uma vivência da área da construção civil, confere, através de suas etapas, um guia para a efetiva construção da ponte com palitos de picolé.


Palavras-chave: Ponte, Treliça, Ftool, Palito de picolé.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        7

2.1 OBJETIVO GERAL        7

2.2        OBJETIVO ESPECÍFICO        7

2.3 METODOLOGIA        8

2.4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        8

2.5 RESULTADOS        10

3.        CONCLUSÕES        12

4.        ANEXOS        13

5.        REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

A palavra “treliça” provem do latim “Trelix” e é empregada para denominar um dos métodos mais econômicos e eficientes para se vencer pequenos, médios e grandes vãos, sem que haja uma possível deformação.

Treliças ideais são estruturas constituídas por barras com extremidades rotuladas, ou seja, livre rotação relativa nos nós. Estas barras de eixo reto são ligadas por articulações (denominadas nós) que visam formar unidades triangulares, visto que o triangulo é o único polígono que quando articulados em seus vértices é indeformável (isostático), possibilitando uma estrutura com rigidez. Considerando que as cargas são aplicadas apenas nos nós (esforços axiais), as barras resistem à tração e compressão. Comumente encontradas em aço ou madeira, devido ao fato de que estes materiais reagem bem aos esforços normais de que são aplicados nas barras da estrutura.

Dentre os elementos constituintes de uma treliça podemos citar os nós, o banzo superior, banzo inferior, tirantes e as diagonais:

  • Os nós são os pontos de encontro entre as hastes que formam a treliça, existem diversas formas de nós que podem ser encontrados ao redor do mundo, como o Nó Esférico, o Triodetic, o Nodus, Oktaplatte, Unibat, Vestrut, Catrus, e o  Amassado (ou Típico);

  •  O Banzo Superior é basicamente responsável por conferir maior inductilidade para a estrutura, tornando-a menos suscetível a deformações;
  • O Banzo Inferior funciona como o agente que rejeita as tensões de tração provenientes da flexão;
  • Tirantes são os elementos verticais encontrados entre os banzos, tem como função combater os esforços causados por alguma força aplicada na estrutura, junto com as diagonais acabam ligando os dois banzos;
  • Diagonais são, como o nome sugere, elementos diagonais encontrados entre os banzos, conferindo a característica triangular à treliça, também possuem a função de combater os esforços causados por forças aplicadas.

Durante a história os sistemas treliçados foram amplamente utilizados pelo ser humano, sendo notável a sua aplicação no setor da construção civil. Existem registros da utilização de tais estruturas, de forma mais rústica, desde o Século XVIII. Posteriormente foram utilizadas por Alexandre Graham Bell, no ano de 1907, em um modelo de estrutura espacial, no qual todas as suas peças possuíam o mesmo dimensionamento. No ano de 1942, há o registro do primeiro sistema de fabricação industrial de treliças, o sistema que ficou conhecido como MERO era formado por uma esfera de aço que são conectados, por meio de parafusos, a barras de seção tubular e circular. Na atualidade já é muito comum observar a utilização prática das treliças em pontes, viadutos, coberturas, guindastes e torres

 

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 OBJETIVO GERAL

O projeto acadêmico interdisciplinar elaborado para disciplina Mecânica dos Sólidos, dos cursos de Engenharia da EAETI (Escola de Arquitetura Engenharia e Tecnologia da Informação), é uma atividade prática para a construção de um modelo de ponte treliçada construída com palitos de picolé.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

            A atividade prevê a elaboração de um protótipo de estruturas treliçadas com o propósito de elucidar, na prática, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas: Expressão Gráfica, Física Mecânica, Introdução ao Trabalho Científico e Mecânica dos Sólidos. Realizada em grupo, promove não só a interação entre os alunos, mas também prepara para a convivência necessária no mercado de trabalho. As várias etapas do projeto incluem pesquisa, elaboração do projeto arquitetônico, juntamente com a realização de simulações em software de elementos finitos, apresentação e, posteriormente, construção dos protótipos selecionados por sala. Após a construção, as pontes serão submetidas a cargas crescentes para avaliação do desempenho estrutural. Durante todo o desenvolvimento do projeto, será possível aprender sobre os conceitos de treliças, identificar os diversos tipos de pontes treliçadas, analisar a importância de cada elemento da estrutura e como atua no suporte de carga, analisar técnicas de construção conforme o material utilizado, compreender a importância dos cálculos e da construção para uma total eficiência da estrutura e ter contato com os desafios enfrentados durante as construções de pontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (634 Kb)   docx (368.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com