TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimento: Calibração de Termômetros

Por:   •  21/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

Escola Superior de Engenharia e Gestão

Engenharia de Produção

[pic 1]

Laboratório de Física 3

Nota

   Experimento:   Calibração de Termômetros

Registro Acadêmico

Nome completo

4

4

6

6

5

5

3

3

4

5

8

6

Caroline Alves Peixoto

Catarina de Freitas

4

4

6

6

6

5

1

6

6

8

6

2

Jullia de Andrade

Lucas Henrique Cruz de Araújo

4

4

6

6

5

6

9

4

0

9

9

2

Ramon Lopes Ferreira da Silva

Vinicius Soares Cabral

   Período:  Noturno

   Turma:

1

-

2

0

1

5

-

Bancada:  

   Professor:     Renato Semler

   Data da realização do Experimento

   05  / 09 / 2016

   Data da entrega do Relatório

  19 / 09 / 2016

OBJETIVOS DO EXPERIMENTO

Este experimento tem como objetivo estudar na prática os principais conceitos de medição, construir uma escala termométrica baseada em um termômetro de vidro com mercúrio e outro com álcool tendo como base dois pontos fixos (0 °C e 100 °C), determinar a escala de temperatura após a comparação de dois termômetros com seus devidos erros e incertezas, utilizar a escala construída para encontrar a temperatura ambiente, o ponto de fusão e o ponto de ebulição da água e encontrar uma equação para a correção dos valores do termômetro.

RESUMO DO EXPERIMENTO

Foi realizado em laboratório um experimento prático referente a Calibração de Termômetros, calibrando um termômetro de mercúrio sem escala, comparando e demarcando a temperatura inicial em equilíbrio (Lei Zero da Termodinâmica) e em seguida a temperatura final (água em ebulição), juntamente com outro termômetro com escala (em °C), a fim de, determinar a expressão da temperatura corrigida, obter a calibração do termômetro sem graduação, determinar a temperatura ambiente corrigida em cada um dos termômetros, obter o gráfico da temperatura corrigida em função da temperatura lida no termômetro para cada um dos termômetros, analisar e comparar dados.

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

Por muitos anos, o significado da palavra temperatura era diferenciado por quente ou frio. Para decidir se um corpo X era mais quente que um ou mais corpos era utilizado o tato, porém, tal resultado não seria preciso.

A temperatura é medida como o grau de agitação das moléculas de um corpo, ou sistema físico. Pelo fato da temperatura estar ligada com pesquisas, análises e controles de processos químicos e físicos essa variável acaba sendo muito importante e fundamental.

O termômetro é utilizado para determinar a temperatura de um corpo, medindo a variação de temperatura do corpo em relação ao instrumento e sua escala. As constantes termométricas são definidas por dois pontos fixos de temperaturas, associados a dois estados térmicos (ponto de fusão e ponto de ebulição).

  • Ponto de fusão é a temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido. O ponto de fusão da água pura é 0 °C;
  • Ponto de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso. O ponto de ebulição da água pura é 100 °C;
  • Temperatura de equilíbrio térmico é quando os corpos trocam calor até atingir um equilíbrio, ou seja, quando a energia térmica passa de um corpo para o outro, variando com uma pressão de 680 a 780mmHg e com a seguinte fórmula para cálculo:

onde,.[pic 2][pic 3]

Para que um experimento tenha um grau de maior certeza nos resultados obtidos em laboratório, é necessário garantir a confiabilidade dos resultados, realizando uma calibração do equipamento.

DESCRIÇÃO DO APARATO EXPERIMENTAL UTILIZADO

Neste experimento utilizaram-se os seguintes instrumentos:

Barômetro de Torricelli – É um instrumento constituído por um tubo e uma cuba de vidro, que se compõe de mercúrio em seu interior. Este aparelho é utilizado para que se possa medir a pressão atmosférica.

Divisão

1mmHg

Limite Erro

± 3mmHg

Altura Máxima

1 metro

[pic 4]

Suporte universal - É um suporte de ferro que permite dar suporte a vidrarias e sistemas do laboratório

[pic 5]

Suporte para tela de amianto - Usado como apoio para tela de amianto e outros objetos a serem aquecidos.

[pic 6]

Pinça universal pequena - Espécie de braçadeira que prende o condensador ou outras peças, como balões, erlenmeyers e outros à haste do suporte universal.

[pic 7]

Tela de Amianto – Utilizada para que haja distribuição uniforme durante o aquecimento do bico de Bunsen, ou aquecedores elétricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (413 Kb)   docx (561 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com