TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Física 2

Por:   •  23/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos a base de carbono(a partir de 2,11%) e silício(entre 1 e 3%), podendo conter outros elementos químicos. Três principais grupos: branco, cinzento e nodular, apresentando um ultimo grupo que combina caracteristicas positivas do aço e do FF cinzento que é o maleável.

Ferro fundido Cinzento: É o mais comum dentre os FF, devido as suas características como baixo custo, elevada usinabilidade(devido a grafita livre em sua microestrutura), alta fluidez na fundição permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas(alta maleabilidade), e facilidade de fabricação(não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação).Utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, ind automob, ferroviária, naval, agropecuaria, etc.

Ferro fundido Branco: (<1% p Si) Menos comum que o cinzento, é utilizado em peças que necessitam de alta resistência a abrasão(desgaste). Não possui grafita livre em sua microestrutura. O carbono se encontra combinado com o ferro, resultando em elevada dureza e elevada resistência a abrasão(desgaste). Praticamente não pode ser usinado. A peça deve ser fundida diretamente em suas formas finais ou muito próximo delas, a fim que possa ser usinada por processos de abrasão com pouca remoção de material. Utilizado na fabricação de equipamentos para a moagem de minérios, pás de escavadeiras e outros componentes similares.

Ferro fundido Maleável: alta fluidez estado liquido, alta resistência mecânica. Bom aproveitamento na produção de peças complexas e finas, produzido a partir do ff branco, que foi submetido a varias horas de tratamento térmico, assim o tornando mais resistente ao choque e as deformações. Pode ter o núcleo branco(Fabricação de barras de torção, capas de mancais e flanges para tubos de escapamento) ou núcleo preto(fab de suporte de molas, caixas de direção, cubos de rodas, bielas e conexões para tubulações).

Ferro fundido Nodular(ductil): tem partículas arredondadas de grafita na sua estrutura, devido a adição de magnésio na massa metálica enquanto está liquida( o magnésio evapora e sai  restando os nódulos e o ff nodular). Quando tem o tratamento térmico adequado apresenta boa ductilidade boa tenacidade, usinabilidade e resist a corrosão(melhor que alguns aços). Bastante usado em mancais, virabrequins, cubos de roda e peças de transmissão de veiculos.

Ferro fundido de grafita compactada(vermicular): A grafita se apresenta em escamas, ou seja, com a forma de plaquetas ou estrias. Chamada também de Vermicular ou  semi-ondular. É como o nodular que exige adição de elementos especiais como terras raras, como elemento adicional, como o titanio, que reduz a formação de grafita esferoidal. Intermediario entre o cinzento e o nodular.

Ferro fundido Mesclado: cuja fratura mostra uma coloração mista entre branca e cinzenta (donde a sua denominação), caracterizado igualmente por uma mescla de proporções variáveis de ferro fundido branco e ferro fundido cinzento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com