TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Geomatica I

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

TURMA 23

MOSAR HENRIQUE ÁVILA RIBEIRO 5127711

RELATÓRIOS 1 E 2

GEOMÁTICA I

UBERABA - MG

2016

[pic 3][pic 4] -

UNIVERSIDADE DE UBERABA

TURMA 23

MOSAR HENRIQUE ÁVILA RIBEIRO 5127711

RELATÓRIOS 1 E 2

GEOMÁTICA I

Relatório referente à aula prática, apresentado à disciplina Geomática I, do quarto Período do Curso Superior em Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.

Professor: Ronaldo Alves de Faria

UBERABA – MG

2016

Em nossa primeira aula em campo com o professor Ronaldo ele nos apresentou instrumentos a serem utilizados e também conceitos, métodos e processo de topometria, geomática e geostatística, em função para que pudéssemos aplicar tais métodos e processos em levantamentos topográficos com aplicação na engenharia civil, envolvendo projetos, planejamentos, construções e análise espacial, além de falar um pouco sobre as altas tecnologias como estações totais, teodolitos, GPs, satélites, drone e etc. além disso foi apresentado a nós como se instalava os equipamentos e a obtenção do norte magnético com a bussola (Ponto de referencia) , após a apresentação, nós alunos praticamos algumas vezes a instalação dos mesmos equipamentos que auxiliam no ramo da topografia. Orientou-nos a respeitos dos elementos geográficos, que são os elementos naturais ou não que compões a superfície terrestre, como por exemplo: relevo, rios, cavernas e outros. Explicou também sobre os elementos artificiais nos quais tenham sofrido alterações ou foram modificados por ação do homem, que a partir daí  

Alguns dos equipamentos apresentados em aula:

[pic 5]

Com as aulas seguintes, foi apresentados as unidades de medidas que iríamos utilizar, como hectare, área, entre outros. O sistema de coordenadas que foi falado em aula está relacionado com as superfícies que representa com o modulo matemático, através do auxílio da latitude, longitude e altimetria.

Ao passar para parte do calculo, começamos a estudar ângulos internos e externos, nos quais são formados nos vértices de um levantamento topográfico, onde o caminhamento para a esquerda (sentido anti-horário) gera ângulo interno e o caminhamento para a direita gera ângulo externo. Foi-nos ensinado sobre o azimute, que é a direção que uma linha faz com a direção Norte/Sul, medidos a partir do Norte ou do Sul, e seus tipos como o azimute magnético que é quando esta referido ao Norte e o azimute verdadeiro que é quando esta referido aos meridianos. Com o Azimute e seu conceito, conseguimos calcular o rumo, no qual, o rumo de uma linha é o ângulo horizontal entre a direção Norte/Sul e a linha mediada a partir do Norte ou do Sul, na direção da própria linha, não podendo ultrapassar 90°.

Calculo dos Azimutes:

Az= Azant – ânguloint + 180º (para ângulos internos)

Az= Azant + ânguloext - 180º (para ângulos externos)

Calculo do rumo em relação a coordenada:

NE  Azimute = Rumo

SE 180° - Azimute = Rumo

SW Azimute -180° = Rumo

NW 360° - Azimute = Rumo

Na terceira aula, estudamos sobre fechamentos angulares nos quais são eles, o fechamento angular para ângulos internos e o fechamento angular para ângulos externos.

fa = (N-2).180°  aonde o (N) é o número de vértices

Σ Ângulosint = 360º

EA= 0º00’00’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (209.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com