TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Graute

Por:   •  9/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Tiradentes

Curso de Bacharelado em Engenharia Civil

CONCRETO TIPO GRAUTE

ALUNOS:

Adryelle de Freitas Paes

Amanda Fernandes Lima

Ingrid Alexandra Melo

Izadora Andrade Sucupira Santos

Myllena Santos Melo

Paulvsky Leite Rolemberg        

Tátila Matos

Fernando Ávila

Aracaju - Sergipe

Abril de 2016

Thiago Augustus Remacre Munareto Lima

RELATÓRIO TÉCNICO DE PESQUISA

CONCRETO TIPO GRAUTE

Relatório de Projeto de Pesquisa apresentado ao Professor Dr. Thiago Augustus Remacre Munareto Lima da disciplina Práticas de Engenharia Civil II do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Tiradentes – Campus Farolândia como parte do processo avaliativo da referida disciplina.

Aracaju – Sergipe

Abril de 2016

RESUMO

ABSTRACT

SUMÁRIO

1.0  Introdução        7

1.1 - Objetivos Específicos de Pesquisa        7

1.2 - Organização do Relatório Técnico de Pesquisa        7

2.0 Revisões Bibliográfica        8

2.1 – Apanhado Geral sobre a pesquisa        8

2.2 -  Propriedades        10

2.3 -  As propriedades da Fibra ou Aditivos Empregados        11

3.0 – Metodologia de Pesquisa        12

3.1 – Cálculo do traço do concreto..................................................................................12

4.0 - Referências bibliográficas.......................................................................................17

LISTA DE FIGURAS

Figura 1-        

Figura 2-        

Figura 3-        1

Figura 4-        3

 

LISTA DE TABELAS

Tabela 1-        12

Tabela 2-        4

Tabela 3-.....................................................................................................................................15

  1. INTRODUÇÃO

O concreto Graute é um tipo de concreto que tem como características auto adensamento e altas resistência em um curto espaço de tempo. Ele também pode ser usado para recuperação de estruturas, uma vez que, sua fluidez ajuda a penetrar nos vãos.

O concreto possui três principais propriedades mecânicas, que são resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade, todas elas medidas a partir de ensaios feitos em laboratório que atendem critérios estabelecidos pelas normas técnicas e em condições específicas.

A necessidade da realização de ensaios técnicos se deve a manter uma padronização e qualidade do concreto. Verifica a capacidade real de resistência de uma determinada quantidade de concreto e assim, determina-se o melhor material a ser utilizado na obra devido à sua disponibilidade. 

No presente trabalho, será executado dois ensaios de corpo de prova, moldados com concreto graute, que irá determinar a sua resistência à compressão. Este tipo de ensaio técnico é o mais indicado para avaliar características de materiais frágeis, como é o caso do concreto.

  1. Objetivos Específicos da Pesquisa

Nesta pesquisa buscamos encontrar uma forma de utilizar aditivos na fabricação do concreto, verificando a sua capacidade real de resistência à compressão, para com isso poder determinar o melhor material a ser utilizado, levando em consideração as nossas necessidades.

Este relatório tem como principal objetivo mostrar aos estudantes de diversas Engenharias, da Universidade Tiradentes, a metodologia e realização de um ensaio padronizado de compressão, bem como proporcionar uma compreensão do comportamento do concreto e suas propriedades.

  1. Organização do Relatório de Técnico de Pesquisa

  1. REVISÕES BIBLIOGRÁFICA

2.1         Apanhado geral sobre a pesquisa

Nas metrópoles brasileiras convivem dois tipos de cidade. De um lado a cidade formal, regida por leis, atendida por infra-estrutura e serviços urbanos. De outro lado, rodeando a cidade formal, estendem-se largas faixas que, apesar de densamente povoadas, não são regradas nem equipadas para a vida urbana. O conjunto formado por essas cidades, somado às estradas que lhes dão acesso, aos portos e aeroportos, às barragens, linhas de transmissão de energia e telecomunicações, campos cultivados e toda ordem de artefatos humanos, compõem o que chamamos espaço construído (SANTOS, 2010).

O crescimento atual dos grandes centros urbanos tem aumentado o porte das edificações, levando à construção de edifícios de muitos pavimentos, e, consequentemente, buscando o desenvolvimento das técnicas construtivas (LOGULLO, 2006).

Hoje o concreto armado é o segundo recurso mais consumido no mundo perdendo somente para a água. Em qualquer lugar que estivermos, se olharmos para os lados com certeza iremos nos deparar com este material. É um material que tem aceitação mundial, e no Brasil é utilizado em todo território nacional. Devido à abundância dos materiais constituintes do concreto armado na natureza, a facilidade de aplicação do material que se molda a qualquer forma e seu custo-benefício, que o torna praticamente imbatível no mercado da construção civil (ANDRADE, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (639 Kb)   docx (424 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com