TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas

Por:   •  28/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas

  Leonam Rossini Bueno 
Lucas Araújo Augustavo 
Pedro Henrique Boleli Medeiros 

 

Experimento no: 02

Separação dos componentes de uma mistura

Prof. Benecildo Amauri Riguetto

Disciplina: Laboratório de Química

Uberaba – MG

MAIO/2021

1. Introdução:

 

No nosso cotidiano a maior parte das substâncias encontradas não são substâncias puras e sim misturas. Qualquer material contendo duas ou mais substâncias que não estejam combinadas quimicamente é considerada uma mistura. E através de alguns estudos, hoje já é possível fazer essa separação através de algumas propriedades físicas dos componentes.

2. Objetivo:

Separar os componentes de uma mistura utilizando o método de separação.

3 Parte experimental:

3.1 Materiais

- Mistura contendo areia, NaCl e naftaleno. - Gelo. - 2 Béqueres de 100 mL. - 1 Vidro de relógio f = 10 cm. - 1 Vidro de relógio f = 12 cm. - 1 Bastão de vidro. - 1 Placa de Petri (ou cadinho grande). - 1 Proveta de 25 mL - 1 Funil - 1 Pisseta com água destilada - 1 Pipeta conta-gotas - 1 Espátula - 1 Suporte universal - 1 Argola com mufa - 1 Tripé - 1 Tela de amianto - 1 Bico de bunsen - Papel de filtro qualitativo - Balança analítica (0,001 g) - Estufa.

3.2 Procedimentos experimental:

Pegamos um Béquer e pesamos e anotamos a massa, em seguida colocamos 1,5g da amostra fornecida que é uma mistura de (naftaleno/areia/nacl) dentro do Béquer.

O béquer contendo a amostra será colocada em uma tela de amianto com suporte metálico e ligaremos o bico de bunsen em abaixo dessa tela, colocamos um vidro de relógio com pedras de gelo sobre o béquer e iniciamos o aquecimento da mistura até obter se vapores no interior do Béquer (manter o aquecimento por mais ou menos 10 minutos).

Após os 10 minutos desligamos o bico de bunsen e tiramos com muito cuidado o vidro de relógio e raspamos o produto formado nele e em outro vidro de relógio pesado adicionamos esse produto.

Em seguida com um bastão de vidro agite vigorosamente a mistura dentro do Béquer, assim colocamos de novo o vidro de relógio encima do Béquer com novas pedras de gelo, novamente ligue o bico de bunsen e mantém até formar vapores internos no Béque, quando os vapores cessarem, desligaremos o bico de bunsen novamente e retiramos o vidro de relógio com cuidado e descartamos a água em excesso formado pelo derretimento do gelo e rasparemos novamente a parte externa do vidro de relógio e colocamos em outro vidro já pesado, pesamos o vidro cm o sólido e teremos a massa do primeiro componente da mistura que é o naftaleno.

Com o béquer contendo a amostra adicionamos 10 ml de água e agitamos por 5 minutos, logo após pesaremos e anotamos a massa de um outro Béquer, pegamos uma folha de papel de filtro e anotamos sua massa.

Filtrar a mistura por gravidade do Béquer 1 pro Béquer 2.

[pic 1]

Figura 1 – A) Ilustração de um sistema de filtração por gravidade. B) Etapas para a dobra do papel de filtro.

Após toda a amostra ser filtrada tiramos o papel de filtro do funil com cuidado e colocamos o filtro sobre um vidro de relógio limpo e levamos para secar em uma estufa.

Depois do tempo de secagem na estufa, retiramos a amostra e esperamos ficar com a temperatura ambiente e pesamos o papel de filtro cm a amostra e assim determinamos a massa do segundo componente que é a areia.

Em uma terceira etapa desse experimento nós teremos a solução que se formou da filtração da amostra que tinha os dois componentes e levaremos essa solução a um Béquer e vamos aquecer no bico de Bunsen com a haste e vamos aquecer até evaporar a água, em seguida esperamos o béquer voltar a temperatura ambiente e pesaremos novamente o béquer, assim contendo a massa do Béquer com a amostra menos a massa do Béquer vazio chegaremos à massa do terceiro componente que é o NACL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (172.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com