TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Ciências Exatas e Geociências

Por:   •  19/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Passo Fundo

Instituto de Ciências Exatas e Geociências

Curso de Geografia – Licenciatura

Acadêmica: Darlin Taís Borghardt

Professora: Maria Helena Serena da Luz

Disciplina: Didática Geral

Trabalho para avaliação

Assunto: Professor

Entrevistado no 1

Profissão: Prestadora de serviços

Grau de instrução: Ensino Superior Incompleto

Idade: 40 anos

Sexo: Feminino

  1. O que é ser professor hoje? Ser professor hoje para mim é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa. Precisamos enxergá-los não apenas como alunos, mas como indivíduos com necessidades diferentes e particulares.
  2. É uma profissão que tem futuro?  Sim, pois o papel do professor é primordial na educação e na formação de um indivíduo.
  3. Qual a preparação que uma pessoa precisa para ser professor na atualidade? O professor deve se colocar na posição de eterno aprendiz, que busca uma formação profissional contínua.
  4. Os professores de hoje são competentes e éticos? Na minha opinião sim, pois os professores sempre buscam o compromisso com o aluno e sua aprendizagem.
  5. Relate uma experiência marcante na vida escolar. Uma experiência marcante, que nunca irei esquecer é o carinho e a afetividade que uma professora da 1o no ensino fundamental tinha por mim e tem até os dias de hoje e o mesmo eu por ela. A mesma era dócil, paciente e carinhosa, nos meus momentos de insegurança, quando me sentia desprotegida, pois queria ficar em casa com minha mãe e ela sempre era muito paciente, me dava atenção até que eu consegui superar essa fase.

Entrevistado no 2

Profissão: Auxiliar de serviços gerais

Grau de instrução: Ensino Superior Completo em Ciências Biológicas

Idade: 45 anos

Sexo: Feminino

  1. O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é ser corajosa, pois requer muita garra e determinação, onde jovens trazem consigo muito mais conhecimento e o professor precisa estar sempre se atualizando para poder acompanhar, e também precisamos ter coragem, pois com salários defasados, ser professor tem que sentir na alma, se é isso que nos realizará profissionalmente.
  2. É uma profissão que tem futuro? Sinceramente não, pois somos deixados sempre em segundo plano, não sendo valorizados.
  3. Qual a preparação que uma pessoa precisa para ser professor na atualidade? Uma boa formação na área é estar em constante aprendizado, sempre buscando novos conhecimentos.
  4. Os professores de hoje são competentes e éticos? Alguns sim, mas a grande maioria se esquece desses dois pontos importantes em nossa profissão.
  5. Relate uma experiência marcante na vida escolar. Uma experiência que me marcou muito foi quando fiz meu estagio em Biologia, onde os alunos do ensino médio testavam a todo momento meus conhecimentos na área, fazendo perguntas muitas vezes sem fundamento.

Entrevistado no 3

Profissão: Prestadora de Serviços

Grau de instrução: Ensino Superior Incompleto

Idade:

Sexo: Feminino

  1. O que é ser professor hoje? Ser professor é estar aberto as diferentes vivências de nossos alunos. É saber estimular os alunos acima da média, é conduzir os normais e recuperar os em defasagem, isto ao mesmo tempo.
  2. É uma profissão que tem futuro? Acredito que ainda será das profissões mais valorizadas, mas hoje não propõe boas perspectivas.
  3. Qual a preparação que uma pessoa precisa para ser professor na atualidade? Estar aberto as novidades e ao mundo conectado e moderno que faz parte do universo do aluno, ou seja, estar aberto a aprender.
  4. Os professores de hoje são competentes e éticos? Assim como em todas as profissões, existem professores competentes e éticos, outros nem tanto.
  5. Relate uma experiência marcante na vida escolar. Quando um aluno, ao final de seu ciclo de estudos falou, obrigado professor, vocês são diferentes, vocês nos estimulam a pensar, a ter ideias, não só reproduzir.

Conclusão

As falas dos entrevistados, refletem uma visão bem humana da profissão professor, pois o mesmo, é responsável pela formação dos educando através do desempenho deste papel. Transmitir e construir o conhecimento, juntamente com os alunos é e seria a maneira ideal como prática educacional. Dessa forma, fica inegável, que o professor é um profissional indispensável e que cada vez mais deve ser valorizado para o desenvolvimento da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com