TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET

Por:   •  26/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.125 Palavras (17 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Capítulo I – Das Disposições Gerais

Art. 1o O Projeto Integrado Multidisciplinar se constitui num recurso metodológico idealizado pela UNIP, com fundamento nos incisos I e II, do Artigo 2o , da Resolução CNE/CES n. 3 de 2 de julho de 2007 com vistas a promover o envolvimento de professores e alunos na busca da interdisciplinaridade. Nesse sentido, não são os conteúdos que devem gerar os projetos de estudo, mas são os projetos que darão significado e importância à eleição dos conteúdos curriculares.

Art. 2o O padrão de desenvolvimento dos Projetos Integrados Multidisciplinares deverá ser sugerido pelo Colegiado de Curso e aprovado pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da UNIP.

Art. 3o Os Projetos Integrados Multidisciplinares, doravante designado de PIM, devem ser pensados e elaborados conjuntamente entre alunos e professores de cada período, considerando os princípios que norteiam o perfil profissional específico do Curso Superior de Tecnologia.

Capítulo II – Do Projeto Integrado Multidisciplinar

Art. 4º. O Projeto Integrado Multidisciplinar é componente curricular obrigatório nos cursos superiores de tecnologia e visa proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver formação teórico-prática necessária à atuação profissional.

Art. 5º. É concebido para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar um exercício pedagógico, por meio do qual o mesmo é instado a demonstrar competências e habilidades adquiridas ao longo de sua formação.

Parágrafo Único. O Projeto Integrado Multidisciplinar deve evidenciar a capacidade de reflexão autônoma e crítica e, na perspectiva de uma educação continuada, delinear caminhos possíveis para futuros trabalhos de investigação.

Art. 6º. Entende-se como Projeto Integrado Multidisciplinar, uma modalidade de atividade prática supervisionada desenvolvida individualmente ou em grupo pelos alunos, sob orientação docente.

Art. 7º. A realização do Projeto Integrado Multidisciplinar envolve as seguintes fases: concepção, planejamento execução e acompanhamento e avaliação.

Art. 8o. O estudante deverá estruturar o seu projeto de acordo com as especificações contidas no Manual de Elaboração do PIM da UNIP  (ANEXO 1).

Art.9o. O Projeto Integrado Multidisciplinar constitui um componente curricular que deverá ser iniciado e concluído em cada unidade curricular em que estiver presente, cabendo ao Colegiado de Curso a definição do número de componentes curriculares envolvidos em cada um, sendo 03 (três) a quantidade mínima.

Capítulo III – Dos Objetivos

Art.10 O PIM tem por objetivo:

  1. Promover a articulação entre os componentes curriculares que integram cada um dos períodos letivos;
  2. Contribuir para uma aprendizagem significativa;
  3.  Estimular  a construção da autonomia intelectual dos estudantes mediante da conjugação do ensino com a pesquisa, assim como da unidade teoria-prática.
  4. Aprofundar o sentido da responsabilidade social e profissional, uma vez que os projetos estarão vinculados à busca de soluções para as questões locais, regionais, nacionais e mundiais, potencializando o uso social das tecnologias;
  5. Construir uma postura condizente com a realidade contemporânea que tende a ver nos conteúdos os instrumentos necessários para responder a questões formuladas pelos alunos e professores, diante de situações problemas surgidas no decorrer dos processos de ensinar e de aprender.
  6. Tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais dinâmicos, interessantes, significativos, reais e atrativos aos alunos e professores, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social em geral e, em particular, do mundo do trabalho, assim como suas inter-relações;
  7. Contribuir para que o futuro Tecnólogo exerça sua profissão de forma competente e inovadora, pois os conhecimentos deixarão de ser vistos de maneira segmentada e isolada, passando a serem trabalhados numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

Capítulo IV – Das Fases do Projeto Integrado

Art. 11. O desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar está estruturado em fases distintas, a seguir especificadas:

§1o Da Concepção: Nesta fase os professores de cada período, juntamente com o Coordenador do Curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) devem, com base na reflexão sobre os objetivos e finalidades das disciplinas e nas necessidades de aprendizagem de cada turma, definir quais os componentes curriculares que deverão subsidiar o Projeto Integrado Multidisciplinar. Com isso, os professores instrumentalizar-se-ão para problematizar o conteúdo e direcionar a curiosidade e os interesses dos alunos para a concepção do(s) projeto(s) e, conjuntamente, como primeiro passo, selecionar os temas mais significativos a serem objeto de problematização.

§2o Do Planejamento: Após a definição do(s) tema(s), deve ser elaborado conjuntamente por alunos e docentes um planejamento, identificando as estratégias possíveis para atingir os objetivos pretendidos e estabelecendo as diversas etapas que envolvem a execução da proposta, consistindo de:

  1. Coleta de materiais bibliográficos necessários ao desenvolvimento da temática escolhida;
  2. Organização dos grupos e/ou duplas de trabalho por suas indagações afins e suas respectivas competências, podendo ser organizados grupos com tarefas específicas;
  3. Busca de informações em múltiplas fonte ( livros e Internet dentre outras);
  4. Programação das pesquisas laboratoriais;
  5. Organização dos instrumentos de investigação;
  6. Definição da duração das pesquisas;
  7. Programação da coleta de dados;
  8. Analise dos resultados obtidos;
  9. Busca de outros meios necessários para a solução das questões e/ou confirmação das hipóteses levantadas na fase anterior;
  10. Aprofundamento e/ou sistematização dos conteúdos necessários ao bom desempenho do projeto;
  11. Elaboração dos relatórios;
  12. Planejamento da divulgação do projeto, e
  13. Apresentação dos resultados finais obtidos.

§3o Da Execução e Acompanhamento: Nessa fase, devem ser desenvolvidas as atividades planejadas na fase anterior assegurando que todos os alunos de uma mesma turma acompanhem as atividades de todos os grupos nela constituídos, por meio de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com