TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Laboratório de Química Tecnológica

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS – CABE

NÚCLEO BÁSICO DE ENGENHARIAS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

1. DISCIPLINA: Laboratório de Química Tecnológica (noturno)

2. TÍTULO: Corrosão

3. PERÍODO DO RELATÓRIO: Aula 03 - 09/05/2022

4. DOCENTE: Dra. Anna Carolinna Albino Santos

5. DISCENTES:

Aline Loana Alonso Silva

Doglas Queluz Romão da Silva

Kevin William da Silva B Benevides

Marcos Aurélio Barbosa de Souza

Tiago Silva Limeira

6. RESUMO

        Explicou-se que a corrosão metálica é a transformação de um material pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na liberação de energia. Separou-se o material para o experimento, como pregos, tubos de ensaios com as devidas anotações de 01 a 07 e com os reagentes dentro. Todos os pregos utilizados no experimento foram limpos com uma palha de aço para não conter nenhum vestígio de ferrugem. Colocou-se um prego em cada tubo de ensaio contendo separadamente ácido sulfúrico, hidróxido de sódio, óleo, água da torneira, cobre + H2SO4, alumínio + H2SO4 e por fim sílica. Todos os experimentos ficarão guardados para observação do resultado, para ver se teve corrosão. Cada amostra com o nome do grupo que fez para não haver misturas. Mas, o que foi observado de imediato após o prego ser colocado dentro do tubo, foi o desprendimento de gases nos experimentos 01 (contendo ácido sulfúrico), 05 (contendo cobre + H2SO4e 06 (contendo alumínio + H2SO4).

7. OBJETIVO

Verificar o efeito de oxidação em condições brandas e drásticas, resistência a corrosão de metais na presença de ácido e efeito de passivação em metais.

8. INTRODUÇÃO

        O conceito de corrosão é a deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Existem alguns tipos de corrosão são elas corrosão química, eletroquímica e eletrolítica, cada material apresenta características diferentes, alguns mais resistentes e outros mais frágeis dependendo de sua composição química, então para cada tipo de material é necessário se utilizar métodos de corrosão para se ter o resultado esperado, ou até mesmo utilizar os princípios de corrosão para deixar o material mais resistente para a tarefa empregada por ele, exemplo: metais que ficaram sob o efeito do tempo precisam ter uma característica melhorada, pois durante um período de tempo a chuva e o sol podem deteriorá-lo podendo causar incidentes por falha da sua estrutura comprometida.

        A corrosão química que também é conhecida como corrosão seca, é aquela que tem o contato direto entre o material e o agente corrosivo, sem a necessidade de solução aquosa. É bastante comum esse tipo de corrosão ocorra em equipamentos ou máquinas que trabalham aquecidos como fornos, caldeiras, equipamentos de siderurgia, tubulações de exaustão, entre outros, pois em temperaturas muito altas há mais energia para reação. Um exemplo disso é a oxidação do ferro que reage com a água e oxigênio do ar e libera hidróxido de ferro. A corrosão eletroquímica são processos que ocorrem mais frequentemente na natureza, é necessária a presença de água no estado líquido, temperatura abaixo do ponto do orvalho da água, Formação de uma pilha ou célula de corrosão, com a circulação de elétrons na superfície metálica. Em face da necessidade de o eletrólito conter água líquida, a corrosão eletroquímica é também denominada corrosão em meio aquoso.

        A corrosão eletrolítica diferentemente dos outros tipos de corrosão não é espontânea, ela necessita de uma aplicação externa de corrente elétrica em metais condutores, isso pode ocorrer por falta de isolamento adequado de algum aparelho que utilize energia elétrica, ou até mesmo a falta de aterramento correto para a instalação. Quando há alguma dessas ocasiões citadas, ocorre a deterioração do metal fazendo com que o mesmo tenha pequenos furos em seu material, causando vários danos aos locais afetados. Os lugares mais comuns de se achar esse tipo de corrosão são em tubulações de petróleo, água potável, e, cabos telefônicos enterrados, em tanques de postos de gasolina, etc. Caso não ocorra a devida manutenção o problema persistirá a dar prejuízo aos materiais submetidos aos mesmo.

        Para se provar e estudar tais procedimentos corrosivos, realizou-se experimentos na terceira aula de química tecnológica tendo um prego feito de aço, alumínio metálico, fita de magnésio, cobre metálico, para ser testado em diferentes tipos de agentes corrosivos, alguns deles são: ácido sulfúrico, água destilada, solução de NaCl 10% p/v, óleo vegetal e detergente. Todos foram colocados em tubos de ensaio separadamente para que possa ser estudado o que ocorre com os materiais submetidos a agentes corrosivos. Para a corrosão eletrolítica não se realizou nenhum tipo de experimento durante o período da aula. O objetivo da aula pratica número três é verificar o efeito de oxidação em condições brandas e drásticas, resistência a corrosão de metais na presença de ácido e efeito de passivação em metais.

 9. MATERIAL E MÉTODOS

10. RESULTADOS E DISCUSSÃO

10.01 Procedimento A

Para este procedimento foram enumerados 03 tubos de ensaios de 1 a 3. Ao tubo de Nº 1, adicionou-se a solução de ácido sulfúrico H2SO4 em torno de 50% da capacidade do tubo, seguido da adição de um prego. Ao tubo Nº 2, adicionou se água destilada NaOH em torno de 50% da capacidade do tubo, seguido da adição de um prego, e no tubo de Nº 3 adicionou-se a solução óleo em 50% da capacidade do tubo, seguido de um prego.

 Resultados do procedimento A: Para o tubo de Nº 1, de imediato foi se observado uma pequena reação do objeto prego na solução de ácido sulfúrico, desprenderam bolhas de hidrogênio gasoso, no tudo Nº 2 não foi possível a observação de nenhuma reação, no tudo Nº3 não foi possível observar nenhuma reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com