TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório MEC 1

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

6° Relatótio Experimental – Mecânica I

 

Prof°: Marcos Antonio Florczak      Equipe: Juliana Ciola Beltrami e Samyla Boazegevski.      

Data do experimento: 21/02/2015.

Experimento: Estudo da lei de conservação da energia mecânica em um sistema de mola.

Objetivo: Verificar a distância horizontal percorrida pela mola após seu lançamento.

1. Fundamentação Teórica

        Segundo alguns livros de Física, o conceito de energia mecânica refere-se a capacidade de um corpo em realizar trabalho, no qual este é considerado como a tranferência de energia por uma força, quando o ponto de aplicação desta força se desloca. A energia mecânica associada ao movimento, denomina-se energia cinética e a energia mecânica associada a possibilidade de movimento, denomina-se energia potencial. Sendo assim, para se obter o valor da energia mecânica de um sistema, soma-se o valor da energia cinética a energia potencia.

EM=EC+EP

        No caso da energia cinética seu valor depende da velocidade e da massa de um objeto, conforme a equação abaixo:

Ec=m.v22

        Quanto a energia potencial o seu valor dependerá da posição do corpo quando este estiver na iminência de movimentar-se, e sua natureza. Sendo a energia potencial gravitacional, a qual depende apenas da altura do corpo, e a energia potencial elástica, relacionada com a elongaçao ou comprenssão de um corpo elástico – mola.

EPg=m.g.heEpe=k.x22

        Em relação ao conceito de energia mecânica , há duas formas de se avaliar o tipo de energia em um sistema, conhecidos como: sistemas dissipativos e sistemas conservativos. O sistema dissipativo é observado quando uma determinada modalidade de energia inicial se transforma em outra forma de energia, através de forças dissipativas, como exemplo a força de atrito.

        Segundo o princípio geral da energia mecânica: “ Nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma”, indiferente do sistemas ser conservativo ou dissipativo, o valor da energia total será constante. Porém, no caso de sistemas conservativos, conhecido por conservaçao da energia mecânica – um caso particular do princÍpio geral de conservação de energia -, a energia inicial de um sistema se conservará quando atuam num corpo apenas forças conservativas, ou seja, a quantidade de energia inicial de um sistema será igual a energia final.

2. Materias e Métodos 

Mola     

                 

Massa (kg)

0,02884.

Comprimento (m)

0,09

Elongação (m)

0,163.

Peso

Massa (kg)

0,04968.

Mesa

Altura (m)

0,882.

Trena

Graduação (cm)

3. Procedimentos

 Mola na vertical:

[pic 1]

        O primeiro procedimento, conforme mostra a imagem, refere-se a posição de uma mola na vertical e um peso conectado a ela, a fim de medir o valor da constante elástica (K).

 Mola na horizontal

        O segundo procedimento, conforme mostra a imagem, refere-se a posição de uma mola na horizontal antes de ser lançada visando um ponto no chão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com