TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório NBR 11579

Por:   •  29/9/2015  •  Ensaio  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

        Esse ensaio foi realizado no dia 14 de Agosto de 2015, com a finalidade de determinar a finura do cimento, seguindo a NBR 11579. Os procedimentos foram realizados em laboratório com o intuito de vermos o quão fino está o cimento, quanto mais fino o mesmo estiver melhor, porque assim será melhor a sua reação e sua resistência mecânica depois de pronto.

Objetivo

O objetivo do procedimento e determinar a finura do cimento, seguindo as orientações da norma técnica ABNT NBR 11579. Para que possamos saber se o cimento utilizado está bom para o uso.

Procedimentos

Foi realizado de acordo com as normas o seguinte experimento:

Pesamos a amostra: 50 g de cimento;

Peneirarmos o cimento com um movimento leve de vaivém de 3 a 5 minutos, até que os grãos mais finos passem quase que totalmente pelas malhas da tela.

Colocar a tampa e retirar o fundo da peneira, desprendendo as partículas aderidas à tela e parede com auxílio de golpes de bastão. Limpar toda a superfície inferior com um pincel.

Encaixar o fundo, retirar a tampa e peneirar com um movimento suave de vaivém por 15 a 20 minutos, girando o conjunto a intervalos regulares, objetivando movimentar o material de forma que fique uniformemente espalhado por toda a superfície da tela.

Colocar a tampa e retirar o fundo da peneira, desprendendo as partículas aderidas à tela e parede com auxílio de golpes de bastão. Limpar toda a superfície inferior com um pincel.

Limpar o fundo com uma flanela.

Colocar a tampa e o fundo na peneira, e, mantendo-a ligeiramente inclinada, imprimindo–lhe um movimento rápido de vaivém, girando o conjunto a 60º a cada 10 segundos. Logo após, pesar todo o material contido no fundo da peneira, com incerteza máxima de ± 0.01 g.

O peneiramento descrito no item anterior deve ser continuado até que a massa de cimento, que passa durante 1 minuto de peneiramento contínuo, seja inferior a 0,05g.

Resultados e Discussões

Depois que realizamos todo o procedimento, tivemos os seguintes resultados:

Peso inicia: 50 gramas

Peso retido na peneira: 9,65 gramas

A norma pede que se faça o ensaio duas vezes, mas só tivermos tempo de realizar apenas uma vez.

Com o resultado que tivemos no processo podemos calcular o índice de finura do cimento (IF), com a seguinte formula:

IF = (R / M) x 100%

Onde:

IF: Índice de finura.

R: massa retida.

M: Massa inicial.

Substituindo os valores:

IF = (9,65 / 50) x 100%

IF = 19,3%

Conclusão

Após a realização deste ensaio e com o valor encontrado para nosso índice de finura, conclui-se que o cimento ensaiado não possui boas condições de uso porque seu índice de finura foi maior que 12%, como e estabelecido pela norma NBR 11579. Logo um índice de finura com 19,3% não atende.

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11579:2012 Cimento Portland – Determinação da finura por meio da peneira 75µm (nº 200).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com