TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Osciloscópio

Por:   •  8/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  1.309 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Acre - Ufac

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET

Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

Medidas Elétricas

3º Período

Docente: Andrei Porfiro

Discente: Jheyme Lima de Oliveira

 

Relatório de Medidas Elétricas

Gerador de Funções e Osciloscópio

Rio Branco - Acre

Maio de 2016

Gerador de Funções e Osciloscópio

Resumo: Através de aula prática realizada no laboratório de medidas elétricas, pudemos conhecer esses dois instrumentos de medidas bastante úteis que são o osciloscópio, seus elementos, funcionamento e o gerador de funções, tal como seu funcionamento, aplicação e características.

Palavras chave: Osciloscópio, gerador, funções, medidas.

Introdução:

 No laboratório de medidas, foi apresentado o instrumento chamado Osciloscópio, que é um objeto de medição que representa sinais elétricos em certa variação de tempo. O osciloscópio é normalmente utilizado para fins comerciais (demonstrações) e/ou para fins de aprendizagem, sendo portando, bastante últil. Associado a ele, temos o gerador de sinais que é o responsável por gerar as ondas que vemos no display do osciloscópio.

Descrições:

Gerador de funções:

Uma das partes fundamentais do osciloscópio é o gerador de funções, um aparelho eletrônico com frequencímetro acoplado, que serve como fonte sinais, com formas já definidas, são elas, triangulares, quadradas e senoidais.  E através dessas ondas, nós podemos variar a amplitude, frequência, comprimento e etc., e é através do osciloscópio que podemos visualizar esses sinais de ondas.

[pic 2]    [pic 3]         [pic 4]

(Alguns geradores de funções eletrônicos).

Aplicações: os geradores de sinais são extremamente úteis para verificar o funcionamento de amplificadores, filtros, e também é claro, em osciladores. Além disso, também é bastante utilizado para análise de respostas de frequências de diversos circuitos.

Características: Possuem um display com dígitos, geram até três tipos de ondas, simultaneamente ou não, alguns botões de ajustes como, por exemplo, de escalas de frequência, ajuste de frequência e controles de entrada e presença de módulo frequencímetro.

Princípios de funcionamento e como utilizar: Ao escolhermos o tipo de onda que queremos (senóide, triangular, quadrada), escolhemos a frequência dessa onda direta no gerador de funções e fazermos os ajustes de escalas e controles de frequência  e amplitude (que podem ser alteradas a qualquer momento). Depois de feitos os ajustes, a onda que foi gerada pelo gerador de funções será apresentada no display do osciloscópio.

Osciloscópio:

O osciloscópio é um instrumento de medidas utilizado em meio eletrônico que por meio do gerador de sinais (por exemplo), representa ondas em um gráfico em função do tempo.

[pic 5] [pic 6] [pic 7]

(Diferentes osciloscópios representando respectivamente: ondas senoidais, ondas triangulares e ondas quadradas).

Descrição de elementos: O display do osciloscópio representa dois eixos (x e y), que mostra a variação da tensão de sinal elétrico em volts (eixo y) em função do tempo em segundos (eixo x) e a linha que passa pelo display mostra justamente essa variação. Na parte inferior da tela, nós podemos conhecer o valor de cada quadrante (a tela é dividida e quadrados) no eixo vertical e horizontal. Para regular esses eixos, temos a deflexão horizontal e a deflexão vertical, que são botões e chaves de comandos que possibilitam a regulagem das ondas no visor. O osciloscópio possui pontos de prova e permite fazer a calibragem no próprio equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (194.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com